A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 689

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 689

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: views/view_topo.php

Line Number: 3

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: views/view_topo.php

Line Number: 5

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: views/view_topo.php

Line Number: 7

Instituto Cultural Ingá

Rumos Itaú Cultural abre inscrições para edital

01 de Agosto de 2023

O Itaú Cultural (IC) anuncia a abertura das inscrições para o Rumos 2023-2024, cujo edital público é um dos pioneiros no Brasil e neste ano completa 26 anos. Tem início um novo processo de busca pelos rumos da arte e da cultura brasileiras. Nesta edição há uma novidade: o foco está na seleção de projetos de criação artística que tenham como finalidade uma obra ou produção intelectual/artística, nas mais diversas linguagens, suportes, formatos e mídias. Neste conceito, estão abrangidas quaisquer ações ou etapas criativas para o desenvolvimento do projeto que pode ser concebido em qualquer tipo de suporte, formato ou mídia, nas seguintes linguagens: arte e tecnologia, artes visuais, design, arquitetura, moda, gastronomia, audiovisual, circo, dança, literatura, performance, música, teatro, games e HQ. Não são considerados projetos de criação artística propostas de encontros, cursos, oficinas, seminários, mostras, festivais, feiras, circulação, preservação, restauração, higienização, catalogação, organização e recuperação de acervos e programas de formação.

As inscrições podem ser realizadas das 00h01 desta terça-feira, 1 de agosto, até as 23h59 de 22 de setembro (horário de Brasília). Os projetos devem ser inscritos gratuitamente no site da instituição, que indica os procedimentos e a estrutura do programa. Eles passarão por um processo de seleção e os contemplados serão comunicados até o dia 6 de maio de 2024 por telefone e/ou e-mail, além de serem listados no site do programa. Entre os critérios para a seleção, destacam-se a singularidade, a relevância e a consistência.

“O Rumos é a principal ação de fomento do Itaú Cultural para artistas. A mudança de escopo para esta edição se dá em um momento no qual valorizamos ainda mais o processo criativo, uma etapa que ainda não é tão respaldada em outros editais de fomento”, diz Valéria Toloi, gerente do núcleo de Formação do Itaú Cultural. “Buscamos projetos em que a criação artística está em evidência, tendo como critérios a singularidade, a consistência e a relevância. Esta é a característica primordial do programa, que sempre buscou estar próximo do que é mais inventivo no fazer das artes”, completa.

O novo formato do Rumos decorre de um período de recolhimento e observação imposto pelo isolamento da pandemia de covid-19 – durante o qual foi repensada a forma de análise e escolha dos projetos inscritos no Rumos anterior, do biênio 2019-2020. Na ocasião, foi lançado o Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, dedicado a apoiar os artistas durante o isolamento. O edital contemplou todas as áreas de expressão. A resposta ao chamamento tornou ainda mais clara a existência de uma ampla quantidade de projetos artísticos construídos no país, abrindo caminho para o atual foco do Rumos.

A forma de seleção dos projetos desta edição está mantida em três etapas. A primeira é a de avaliação. Neste momento, todas as inscrições válidas são analisadas pelos integrantes da comissão de avaliação do Rumos Itaú Cultural. Aqui, são avaliados os projetos que atendem, em parte ou integralmente, os critérios norteadores do programa.

Na segunda etapa, a de seleção, todos os trabalhos aprovados anteriormente são analisados pela comissão de seleção, considerando a singularidade (criatividade, inovação, experimentação e contemporaneidade), relevância, (abrangência, potencialidade, referência e representatividade) e consistência (conceituação e viabilidade). Por fim, os projetos selecionados até este momento, passam pela etapa de viabilidade técnica, jurídica e orçamentária.

A comissão de seleção é formada por Adriana Ferreira, jornalista, escritora e curadora literária; Ave Terrena, dramaturga, diretora teatral, poeta e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André; Cristina Castro, gestora cultural, curadora e artista das artes cênicas; Dani Nega, atriz, compositora e ativista do movimento negro e LGBTQIAPN+; Divino Sobral, artista visual e curador independente; Jé Oliveira, ator, dramaturgo e diretor de teatro; Joana Mendes, autora do Manual de penteados para crianças negras, presidente do Clube de Criação, palestrante e jurada do D&AD e do Festival de Cannes; Joel Zito Araújo, doutor em Comunicações e Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), diretor, roteirista, produtor e escritor; Juliana Jardim, pesquisadora, diretora, professora, atriz, performer e preparadora de atrizes no Brasil e exterior; Juliano Holanda, compositor; e Paulo Miyada, curador-chefe do Instituto Tomie Ohtake e curador adjunto de arte latino-americana do Centre Pompidou, na França.

Somam-se a eles, os gestores de núcleos do IC: Anna Paula Montini, do jurídico; Andre Furtado, de audiovisual e produtos culturais; Galiana Brasil, de artes cênicas, literatura e música; Gilberto Labor, de infraestrutura e produção; Jader Rosa, do Observatório Itaú Cultural; Sofia Fan, de artes visuais e acervos; Tânia Rodrigues, da Enciclopédia Itaú Cultural; Tatiana Prado, de memória e pesquisa; e Valéria Toloi, de formação.

Caminhada Rumos

Como já é tradição, a equipe Itaú Cultural percorrerá presencialmente todos os estados do país, visitando as capitais e o Distrito Federal. O intuito é dar a conhecer o edital, tirar as dúvidas e trocar informações sobre a premência cultural e artística de cada localidade.

A primeira Caminhada Rumos será realizada na terça-feira, 1 de agosto (data de abertura das inscrições), das 20h às 21h30. Valéria Toloi, gerente do Núcleo de Formação do Itaú Cultural e responsável por esta edição do programa, e Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música, esclarecerão dúvidas dos processos de inscrição e avaliação.

O evento acontecerá na Sala Itaú Cultural (sem reserva de ingressos, sujeito à lotação), com interpretação em Libras e transmissão ao vivo pela página do YouTube do Itaú Cultural. A gravação ficará disponível no site do Rumos.

Na sequência, em 2 de agosto, a Caminhada Rumos seguirá para Cuiabá (MT) e para Porto Velho (RO), no dia seguinte. Segue a lista de viagens da equipe IC para a Caminhada, em construção – alguns locais indicados ainda podem sofrer alteração. O roteiro completo e a programação em todas as capitais ficarão disponíveis no site do Rumos à medida que for sendo atualizado.

 

Fonte: sites do Rumos Itaú e DasArtes

Foto: Deriva Cartográfica de Yuji Kodato, contemplado no edital Rumos 2019/2020

Você também pode gostar

1º Falares - Festival de Literatura Oral leva poesia, batalha de rima e show de rap pra rua
A segunda etapa do Falares - Festival de Literatura Oral, projeto que tem o Selo Paraná Festivais, acontece dia 4 de maio na Vila Olímpica de Maringá, no vão do restaurante popular, das 13h30 às 22h. Seis espetáculos diferentes de literatura oral com artistas maringaense...
Espetáculo ‘Fragilidade’ estreia dia 2 e cumpre cinco apresentações gratuitas em Maringá
O espetáculo "Fragilidade", do Nó Coletivo de Artes, estreia em Maringá no dia 2 de maio e faz cinco apresentações gratuitas até o dia 6, sempre às 20h, na Toca Espaço Cultural.   Sob a direção artística e coreográfica de Vitória Campanari, "Fragilidade" p...
ICI celebra mais uma edição do prêmio Empresa Amiga da Cultura em jantar realizado no Eurogarden
Na última quinta-feira, dia 11 de março, o Instituto Cultural Ingá (ICI) recebeu empresários de Maringá e região para a cerimônia de entrega do prêmio Empresa Amiga da Cultura. No evento, patrocinadores que realizaram renúncia fiscal em prol de projetos artísticos e cu...