Indexsonnora homenageia aos artistas e lança música de protesto ao descaso com a cultura

22 de Junho de 2020

O grupo maringaense de rap Indexsonnora lançou hoje, segunda 22, a música “Voz e vez”, quarto lançamento que fazem durante o período da quarentena, mas o primeiro que vem acompanhado de um clipe produzido em casa.

A música foi composta em janeiro, quando foi publicado um vídeo de Roberto Alvim - então Secretário Especial da Cultura do governo federal -  que fez referência ao discurso nazista para anunciar o lançamento de um edital chamado Prêmio Nacional das Artes. Além da abordagem estética do vídeo, seu conteúdo falava sobre um controle estatal no fazer cultural, o que denota censura e um ataque direto aos artistas e produtores culturais do Brasil. Isso despertou revolta em toda a classe artística engajada, inclusive em Felipe Index, um dos vocalistas e compositores do grupo que, então, compôs a música em forma de protesto a toda a política cultural praticada desde o início da gestão Bolsonaro.

Naquele momento, a música acabou ficando na gaveta. Alvim foi exonerado e substituído por Regina Duarte, que recentemente foi substituída pelo ator Mário Frias, trazendo à tona novamente o debate sobre o descaso com a pasta da cultura. Para o grupo, as afrontas e o descaso com a classe artística, principalmente durante a maior crise sanitária do século no país, permanecem. Além disso, toda a classe artística aguarda que o presidente sancione a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e, segundo Felipe Index, esse Rap vem também como uma forma de pressionar a opinião pública quanto à urgência da decisão.

"A música é um grito de desabafo quanto à necessidade de um olhar solidário para com o artista brasileiro, responsável pela divulgação de identidades regionais, manifestações culturais do interior e de uma imagem do Brasil no exterior. Existem artistas que são mais valorizados lá fora do que aqui dentro, pra se ter uma ideia. A arte brasileira é rica, criativa, movimenta a economia e nos dá personalidade. Ela é plural e o trabalhador da classe merece reconhecimento e ajuda nesse momento", diz Felipe.

O clipe tem mais de cem referências artísticas brasileiras, locais e nacionais, entre trechos de clipes, shows, obras de arte, fotografias e discos e já pode ser visto nas redes sociais do grupo.

Serviço:

Música: Voz e Vez

Letra, música e direção do clipe: Felipe Index

Onde ver e ouvir: http://bit.do/vozevez

youtube.com/indexsonnora

Instagram: @indexsonnora.oficial

2 Coelho Comunicação e Cultura
550 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Maringá recebe performance ao ar livre da Focus Cia de Dança
Como parte da Circulação Petrobras Focus 25 anos, a Focus Cia de Dança, dirigida pelo renomado coreógrafo Alex Neoral, apresenta o espetáculo "Trupe" no próximo dia 29 de agosto, às 17h, na Praça Napoleão Moreira da Silva, em Maringá. Grátis! Realizada dentro e fora d...
Exposição Ao Toque Delas
“Ao Toque Delas” inaugura a primeira exposição com guias táteis em Maringá Maringá recebe, pela primeira vez, uma exposição de artes visuais totalmente pensada para a fruição do público cego e com baixa visão. A mostra “Ao Toque Delas” será aberta no dia 21 ...
Espetáculo de dança com músicas de Roberto Carlos abre venda de ingressos
A Focus Cia de Dança, sob a direção artística do renomado coreógrafo Alex Neoral, desembarca em Maringá com “As Canções Que Você Dançou Pra Mim” para comemorar os 25 anos de trajetória da companhia. Dias 30 e 31 de agosto o espetáculo será apresentado no Teatro ...