Indexsonnora homenageia aos artistas e lança música de protesto ao descaso com a cultura

22 de Junho de 2020

O grupo maringaense de rap Indexsonnora lançou hoje, segunda 22, a música “Voz e vez”, quarto lançamento que fazem durante o período da quarentena, mas o primeiro que vem acompanhado de um clipe produzido em casa.

A música foi composta em janeiro, quando foi publicado um vídeo de Roberto Alvim - então Secretário Especial da Cultura do governo federal -  que fez referência ao discurso nazista para anunciar o lançamento de um edital chamado Prêmio Nacional das Artes. Além da abordagem estética do vídeo, seu conteúdo falava sobre um controle estatal no fazer cultural, o que denota censura e um ataque direto aos artistas e produtores culturais do Brasil. Isso despertou revolta em toda a classe artística engajada, inclusive em Felipe Index, um dos vocalistas e compositores do grupo que, então, compôs a música em forma de protesto a toda a política cultural praticada desde o início da gestão Bolsonaro.

Naquele momento, a música acabou ficando na gaveta. Alvim foi exonerado e substituído por Regina Duarte, que recentemente foi substituída pelo ator Mário Frias, trazendo à tona novamente o debate sobre o descaso com a pasta da cultura. Para o grupo, as afrontas e o descaso com a classe artística, principalmente durante a maior crise sanitária do século no país, permanecem. Além disso, toda a classe artística aguarda que o presidente sancione a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e, segundo Felipe Index, esse Rap vem também como uma forma de pressionar a opinião pública quanto à urgência da decisão.

"A música é um grito de desabafo quanto à necessidade de um olhar solidário para com o artista brasileiro, responsável pela divulgação de identidades regionais, manifestações culturais do interior e de uma imagem do Brasil no exterior. Existem artistas que são mais valorizados lá fora do que aqui dentro, pra se ter uma ideia. A arte brasileira é rica, criativa, movimenta a economia e nos dá personalidade. Ela é plural e o trabalhador da classe merece reconhecimento e ajuda nesse momento", diz Felipe.

O clipe tem mais de cem referências artísticas brasileiras, locais e nacionais, entre trechos de clipes, shows, obras de arte, fotografias e discos e já pode ser visto nas redes sociais do grupo.

Serviço:

Música: Voz e Vez

Letra, música e direção do clipe: Felipe Index

Onde ver e ouvir: http://bit.do/vozevez

youtube.com/indexsonnora

Instagram: @indexsonnora.oficial

2 Coelho Comunicação e Cultura
579 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...
Evento de Halloween anima o Parque do Japão no dia 25
No dia 25 de outubro, a partir das 19h, a Cross Guild Produções realiza a Cosparty Halloween Edition, um evento que promete uma noite repleta de experiências imersivas, atividades lúdicas, performances, música e muita diversão no clima sombrio e divertido do Halloween.&nbs...