A Secretária de Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande, estará em Maringá na próxima quinta-feira, dia 31/8, para conversar com artistas, produtores culturais e demais interessados. A iniciativa é promovida pelo Instituto Cultural Ingá (ICI) e acontece a partir das 19h no Auditório Miguel Kfouri, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), com entrada gratuita.
A Lei Paulo Gustavo destinou R$ 98 milhões para o estado do Paraná. Também há R$ 105 milhões repassados diretamente aos 396 municípios paranaenses, após uma força-tarefa para que todos se cadastrassem e aderissem à Lei. “Esses recursos somados serão muito expressivos para a cultura nos próximos meses”, comemora a secretária. Na ocasião, ela irá expor de forma mais detalhada a estratégia de atuação do governo junto à lei, adiantando que editais já devem ser lançados nos próximos dias.
“Dividimos a nossa atuação com a lei em quatro eixos: Audiovisual; Profice (modalidade incentivo direto); Qualificação e Paraná Festivais. Todos os editais que serão produtos desses eixos serão colocados em consulta pública antes da abertura para a inscrição. Essa semana há três editais em consulta. Com esses, já serão seis que passaram por esse processo. Após essa fase, os editais passam por trâmites administrativos, que envolvem a Procuradoria Geral do Estado e depois são lançados”, explica.
Ela acredita que a conversa com a sociedade e as instituições é saudável e de fundamental importância para as políticas públicas de cultura. “A expectativa é que possamos passar as informações para que cada um da plateia se torne multiplicador das ações culturais e de fomento do Estado”, diz.
Luciana é arquiteta e urbanista com pós-graduação pela Université de Techonologie de Compiègne, na França. Foi presidente do Instituto Paranaense de Arte e da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, conselheira da Sociedade de Amigos de Arte Contemporânea e idealizadora do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. Implantou a programação de Literatura da Bienal de Curitiba e foi conselheira e vice-presidente da Associação de Amigos do Museus de Arte Contemporânea do Paraná.
Ainda é possível se inscrever para participar do encontro. Basta preencher o formulário disponível no aqui.
Foto: Gilson Abreu/AEN