Na última quarta-feira, dia 30 de agosto, cerca de 500 pessoas compareceram ao Teatro Marista para o lançamento do documentário “Paixão esquecida: a história do futebol profissional de Maringá”, média-metragem com roteiro e direção de Miguel Fernando, com pesquisa assinada pelo jornalista Antonio Roberto De Paula, do Museu Esportivo de Maringá, e Ortílio Carlos Vieira, o Tilinho. Entre elas, estava o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, ex-jogadores e ex-dirigentes dos times retratados na produção, alguns secretários municipais e membros da imprensa. Quem esteve presente também pode prestigiar uma exposição com parte do acervo do Museu Esportivo, como camisetas, faixas, reportagens e mais de 300 fotografias.
O prefeito Ulisses Maia considerou o evento “histórico” e destacou a importância desse registro, parabenizando a todos. “O trabalho de perpetuar a história que hoje ainda é oral, que nós contamos um ao outro, é muito importante”, diz, relembrando a sua infância como morador da região próxima ao Brinco da Vila, onde criou lembranças afetivas em relação ao futebol.
Miguel Fernando destacou o trabalho em equipe, afirmando que, para alcançar o resultado visto em tela, foi necessário o empenho de muitos profissionais. “Fiz questão de chamar uma parte da equipe aqui no palco para mostrar que a gente não faz nada sozinho. Por trás das câmeras e nas ilhas de edição tem uma equipe extremamente capacitada no ramo do audiovisual, que tem feito a diferença na nossa cidade. Anteontem uma pessoa em Curitiba me disse que Maringá está se tornando uma referência na produção de cinema e isso só é possível por causa de pessoas como essas”, disse. “Este documentário tem a proposta de mostrar que o maringaense sempre foi aficionado pelo futebol”, diz.
O pesquisador Antonio Roberto de Paula contou que a ideia de realizar este projeto surgiu há quatro anos. “A gente fica muito emocionado quando vê o lançamento de um documentário que conta essa história que teve início nos anos 50 e chega agora em 2023 ganhando de um Flamengo no Willie Davids”, diz. Ele comentou sobre a dificuldade que imaginou ter existido no trabalho de edição e seleção de conteúdo. “Tanta coisa legal que ficou de fora, mas eu tenho comigo que o rigor histórico foi obedecido, e junto com ele a emoção”, acredita. Para ele, este documentário entra na história de Maringá como o audiovisual mais completo sobre o futebol profissional da nossa cidade.
Rodado em 2023 em coprodução com a Cosmos Filmes, o documentário traz imagens raras do acervo do Maringá Histórica, em especial do campeonato de 1977, quando o Grêmio foi campeão estadual, além do depoimento de mais de 30 pessoas, que traçaram uma linha do tempo desde a década de 1940 até os dias atuais. O resultado emocionou o público e agora pode ser conferido por todos no canal do YouTube do Maringá Histórica.
Serviço:
Documentário ‘Paixão Esquecida: a história do futebol profissional de Maringá"
Assista aqui.
Ficha técnica
Produção: Maringá Histórica
Coprodução: Cosmos Filmes
Direção Geral, Roteiro e Apresentação: Miguel Fernando
Coordenador de Produção: Felipe Cosmos
Pesquisa: Miguel Fernando, Antonio Roberto de Paulo e Ortílio Carlos Vieira (Tilinho)
Assistência de Direção: Thayse Fernandes
Direção de Fotografia: Marcel Lomuto
Operação de Câmera: Roman Bulgarão
Imagens aéreas: Thiago Louzada
Trilha Sonora Original e Operador de Som Direto: Stone Ferrari / Pé de Música Produções
Produtor Executivo: Eliton Oliveira
Still: Lírica Aragão
Making Of: Felipe Halison / IDX Pro
Montagem: Juliano Severino
Finalização: Cosmos Filmes
Assessoria de imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Identidade visual: Naju Campos
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Pesquisa: Museu Esportivo de Maringá
Apoio: Boteco do Neco
Patrocínio: Fortgreen, Totalmix, FA Maringá, Dicomp e Masterprint.
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá
Co-produção: Cosmos Filmes
Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil: união e reconstrução.
Foto: Marquinhos Oliveira