Secretário nacional Henilton Menezes dialoga on-line com a secretária de cultura do Estado e agentes culturais sobre a retomada da Lei Rouanet

26 de Outubro de 2023

O Instituto Cultural Ingá (ICI) vai promover uma conversa on-line entre o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Henilton Menezes, a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande e o secretário de cultura de Maringá, Victor Simião. O encontro será no dia 30 de outubro, às 19h, transmitido ao vivo pelo canal do ICI no YouTube, sem necessidade de inscrição.

O objetivo é falar sobre a retomada e a importância da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a chamada Lei Rouanet, responsável pelo financiamento de projetos culturais no Brasil, atualizada por uma nova legislação estabelecida pelo Decreto nº 11.453/2023 e pela Instrução Normativa MinC nº 1/2023.

O consultor sênior do ICI, Alan Gaitarosso, acredita que esses encontros são importantes pra estreitar as relações institucionais entre a cidade e os órgãos. O encontro com Henilton Menezes, por exemplo, foi planejado em julho por meio de uma reunião online, mas a agenda do secretário, que tem rodado o país para ouvir a população, ainda não havia permitido tal atividade.    

Importante ressaltar que o mecanismo de renúncia fiscal tem feito a diferença na vida dos maringaenses. Nos últimos 11 anos foram captados cerca de R$ 13 milhões de reais em Maringá e região, beneficiando mais de 140 projetos e resultando em 300 ações culturais gratuitas para a comunidade. Maringá é a segunda cidade do Estado em arrecadação de recursos, ficando atrás apenas da capital, Curitiba.

Os projetos culturais que podem ser contemplados pela Lei Rouanet abrangem diversas áreas, como música, teatro, dança, cinema, literatura, artes plásticas, patrimônio cultural, entre outras. Os proponentes, que podem ser artistas, produtores culturais, empresas ou instituições culturais, submetem seus projetos para análise e, se aprovados, podem buscar patrocínio de empresas que desejam investir em cultura. Em troca, as empresas tributadas pelo lucro real têm a possibilidade de deduzir o valor patrocinado do Imposto de Renda devido. 

A expectativa da ação é democratizar ainda mais o acesso à plataforma de renúncia fiscal. Para acompanhar, basta acessar aqui.

756 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Residência Poética Pé Vermelho abre inscrições para formação gratuita em Maringá
Entre março e abril, Maringá recebe a Residência Poética Pé Vermelho, iniciativa do Coletivo Pé Vermelho que vai selecionar 10 poetas para quatro formações presenciais voltadas ao aprimoramento da escrita e à criação de produtos poéticos. As inscrições estão abert...
Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...