Documentário sobre colecionadores de carros clássicos será lançado dia 2 no Sesc Maringá

21 de Novembro de 2023

O documentário "Se meu carro falasse: a história de colecionadores de veículos clássicos", que tem roteiro, apresentação e direção de Miguel Fernando (Maringá Histórica), será lançado em 2 de dezembro (sábado), às 19h, no auditório do Sesc Maringá. Com entrada gratuita, já é possível se inscrever para reservar ingressos. No dia, também haverá uma exposição de automóveis clássicos.

 

O objetivo da obra é mostrar a importância de diferentes modelos de carros para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade. Seis deles foram escolhidos, por representarem transformações que vivenciamos ao longo das décadas. São eles: Jipe, Fusca, Kombi, Corcel, Belcar e Dodge Magnum. A seleção priorizou modelos que acabaram tendo maior destaque pelo seu impacto na sociedade, quantidade comercializada e a resposta que trouxeram às necessidades e às dificuldades de nossa região.

 

"Foi muito prazeroso dirigir este filme porque pude atestar o significado destes objetos de coleção. Não só para os antigomobilistas, mas para toda a cidade de Maringá que, sobretudo, se desenvolveu por meio de alguns destes modelos de veículos", afirma o documentarista Miguel Fernando, que contou com a assistência de direção de João Gabriel Kowalski.

 

Entre os temas abordados no roteiro estão o interesse e a paixão por carros antigos e clássicos, a chegada dos primeiros automóveis em Maringá, substituindo os veículos movidos a tração animal, a transformação que essa transição promoveu na sociedade local, curiosidades no que diz respeito à história e ao design, a manutenção dos carros clássicos, a receptividade do público nos eventos do gênero, entre outros. Trata-se de uma perspectiva que envolve carros, seus donos e, claro, antigos moradores que mantém grande relação de afeto com estes meios de transporte motorizados. Para muitos, são objetos de desejo e, obviamente, itens de coleção que representam uma época de suas vidas.

 

"Falar sobre carros antigos é se conectar, de imediato, com a vida de muitas pessoas. Logo, estes veículos de época são, nada mais nada menos, que verdadeiras máquinas do tempo. Não é raro esses antigos moradores se emocionarem ao lembrar de um determinado período de suas vidas, geralmente, conectado aos pais, a uma fase desafiadora e recheada de realizações", comenta Fernando.

 

O lançamento é gratuito, mas é preciso confirmar presença até o dia 1º de dezembro, às 12h. São até dois convites por reserva. E quem for ao Sesc no dia, a partir das 9h, também poderá visitar uma exposição de carros, organizada por dois colecionadores que também participaram do filme como entrevistados, Braz Claudio (presidente do Clube Amigos do Fusca de Maringá) e Jabiraka (produtor de eventos).

 

“Serão aproximadamente 30 exemplares dos modelos Fusca, Kombi, Brasília e Variant, para exposição e apreciação dos participantes”, explica Claudio, dono de um Fusca desde 1979 e que é apaixonado por carros desde criança. “Chamo todos os amigos para conhecer esse documentário, junto vai ter nosso encontro de carros antigos com um grande acervo trazido por colegas de Maringá e região”, convida Jabiraka. 

 

Serviço:

Data: 2/12 (sábado)

Horário: às 19h

Local: Auditório do Sesc Maringá (Av. Duque de Caxias, nº 1.517 / Zona 7)

Duração: 69 minutos

Classificação Livre

Entrada gratuita

 

Link para inscrições aqui.

 

No mesmo dia, a partir das 9h, haverá exposição de carros clássicos no local. Também com entrada gratuita. Se puder, doe um brinquedo para fazer a alegria de uma criança. 


Ficha Técnica

Produção: Maringá Histórica

Co-produção: Cosmos Filmes

Roteiro, Apresentação, Pesquisa e Direção: Miguel Fernando

Assistência de Direção: João Gabriel Kowalski

Direção de Produção: Gabriel Campos

Produção executiva: Felipe Cosmos e Eliton Oliveira

Direção de Fotografia: João Vitor Pagnoncelli

Operadores de câmera: Felipe Santos e João Vitor Pagnoncelli

Imagens aéreas: Felipe Santos

Direção de Arte: Naju Campos

Trilha Sonora Original e Operador de Som Direto: Stone Ferrari / Pé de Música Produções

Fotografia de Making of e Still: Lírica Aragão

Making of: Felipe Halison / IDX Produções Artísticas

Revisão de roteiro: Fábio Viana Ribeiro

Assessoria de Imprensa: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Identidade visual: Naju Campos

 

 

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Cocamar, Dicomp, FA Maringá, Planti Center e Lowçucar

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Apoio: Fecomércio PR/Sesc Maringá

Co-produção: Cosmos Filmes

Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil: união e reconstrução.

Você também pode gostar

A Paixão de Cristo muda para o Eurogarden devido às reformas na Praça da Catedral
A tradicional encenação da Paixão de Cristo, produzida pela Associação Lírius com recursos captados pela Lei de Incentivo a Cultura, que anualmente ocorre na Praça da Catedral, terá uma mudança de local em sua próxima edição. Em virtude das reformas em andamento na P...
Centro Cultural Sucena é contemplado em programa da Funarte e abre inscrições para oficinas de capoeira e dança
O Centro Cultural Sucena está entre os quatro contemplados da região sul do Brasil no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Espaços Artísticos. O resultado saiu em dezembro do ano passado e foi motivo de comemoração da Associação que administra o esp...
Documentário maringaense “ O Silêncio das Rosas” entra em plataforma de streaming
O documentário maringaense "O Silêncio das Rosas" irá para as principais plataformas de streaming a partir de 22 de fevereiro. O projeto, que foi apoiado pelo ICI, foi produzido com recursos captados pela Lei de Incentivo à Cultura. Aborda de maneira sensível a violência d...