Episódios do projeto Memórias da Cena serão lançados nesta quarta-feira

28 de Novembro de 2023

A pesquisa histórica “Memórias da Cena”, desenvolvida pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura por meio do Prêmio Aniceto Matti, terá episódios lançados nessa quarta-feira, dia 29 de novembro, às 19h, na A Toca Espaço Cultural, que fica na Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 3625, Zona 10. Na sequência das exibições, haverá confraternização com a presença do DJ O Ark.

O objetivo do projeto é contribuir com o levantamento da história do teatro local, tendo como resultado cinco curtas-metragens documentais que prestam homenagem a personagens importantes da nossa história, como Calil Haddad, Oscar Leandro e Márcia Costa, além de abordar os temas do circo e do teatro caipira. Posteriormente, todos os episódios serão disponibilizados gratuitamente no YouTube da produtora com versões legendadas (as versões exibidas também terão legenda).

Quem for conferir essa primeira exibição pública, também poderá visitar uma pequena exposição contendo 47 fotografias e 18 cartazes. As fotos foram levantadas durante os oito meses de pesquisa, quando foram realizadas 25 entrevistas com ex-atores e atrizes, familiares de artistas e pesquisadores do tema. Já os cartazes integram o acervo da jornalista, historiadora e produtora cultural Rachel Coelho, colecionadora e também a proponente responsável pelo projeto, assinando pesquisa, entrevistas, roteiro e direção (esta última, compartilhada com Felipe Halison, da IDX Pro).

“Após longos meses de pesquisa, é satisfatório disponibilizar o resultado para a população. Esse tema sempre me intrigou e me cativou, pois a história do teatro maringaense caminha junto com a história da própria cidade, já que as primeiras manifestações são do tempo da colonização”, diz Rachel, que além das entrevistas também pesquisou fotos e arquivos de jornais na Gerência de Patrimônio Histórico. O resultado promete informar e emocionar.

 

Serviço:

Exibição dos curtas do projeto Memórias da Cena

Dia 29 de novembro de 2023 às 19h

Local: A Toca Espaço Cultural (Av. Adv. Horácio Raccanello Filho, 3625, Zona 10)

Entrada gratuita

Classificação Livre

 

Ficha Técnica

Pesquisa e Entrevistas: Rachel Coelho

Assistente de Pesquisa: Leonardo Oliveira

Roteiro: Mariana Kateivas e Rachel Coelho

Direção de Fotografia e Câmera: Felipe Halison

Som direto e Assistência de Câmera: Gabriel Gregório

Edição, vinheta e tema original: Felipe Halison / IDX Pro

Making of e Assistência de Fotografia: Lucas Nunes / Delfos Audiovisual

Identidade visual: Naju Campos

Transcrição de entrevistas: Heloísa Helena e Leonardo Oliveira

Apoio em fotografia still e filmagens: Renato Domingos

Direção: Rachel Coelho e Felipe Halison

 

Agradecimentos:

João Laércio Lopes Leal, Gerência de Patrimônio Histórico, Miguel Fernando/Maringá Histórica, Cirqueridum Escola de Circo e Artes, Iasmin Calixto e a todos os entrevistados.

 

Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti

Você também pode gostar

A Paixão de Cristo muda para o Eurogarden devido às reformas na Praça da Catedral
A tradicional encenação da Paixão de Cristo, produzida pela Associação Lírius com recursos captados pela Lei de Incentivo a Cultura, que anualmente ocorre na Praça da Catedral, terá uma mudança de local em sua próxima edição. Em virtude das reformas em andamento na P...
Centro Cultural Sucena é contemplado em programa da Funarte e abre inscrições para oficinas de capoeira e dança
O Centro Cultural Sucena está entre os quatro contemplados da região sul do Brasil no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Espaços Artísticos. O resultado saiu em dezembro do ano passado e foi motivo de comemoração da Associação que administra o esp...
Documentário maringaense “ O Silêncio das Rosas” entra em plataforma de streaming
O documentário maringaense "O Silêncio das Rosas" irá para as principais plataformas de streaming a partir de 22 de fevereiro. O projeto, que foi apoiado pelo ICI, foi produzido com recursos captados pela Lei de Incentivo à Cultura. Aborda de maneira sensível a violência d...