Solo bilíngue para crianças estreia sexta no Arena das Artes com entrada gratuita

05 de Dezembro de 2023

Nesta sexta, dia 8, o ator Renan Parma volta a apresentar seu solo teatral bilíngue em Maringá. “Uma história que não se conta: Ernesto e eu” terá sessão única às 20h no Arena das Artes, com entrada gratuita. No espetáculo, o ator interpreta em português e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sob direção de Andresa Viotti. A peça tem classificação livre e duração de 40 minutos.

Direcionada especialmente para as crianças, a montagem abre diálogo com o público sobre o direito de existir da forma como somos sem qualquer tipo de preconceito. Sensível a questões interpessoais, busca abordar temas como tristeza, bullying, sentimento de perda, solidão e amizade. A dramaturgia surgiu inspirada no livro “Ernesto”, de Blandina Franco, e tem a produção da Cia Forféu. 

Montado originalmente pelo Prêmio Aniceto Matti, o espetáculo fez apresentações online em 2021 e agora ganha uma remontagem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que irá viabilizar uma circulação por diversas cidades da região no início de 2024.

"A nova roupagem do espetáculo caminha ao encontro de um ambiente lúdico, aconchegante e acolhedor. Por meio de brincadeiras e memórias compartilhadas, a peça busca interagir com o público infantil de igual pra igual, olhando nos olhos e respeitando as vivências particulares de cada criança. Embora seja um espetáculo que fala sobre "dores", procuramos fazer isso de forma poética e sensível", comenta a diretora, Andresa Viotti.

“A versão online foi construída a partir da metáfora da janela, seja a janela da casa ou do computador. Agora na versão presencial, o espetáculo retoma a ideia original do encontro e da superação das diferenças por meio do estado de brincadeira”, explica o ator Renan Parma, idealizador do projeto. Em novembro, algumas apresentações fechadas já foram realizadas no Núcleo Social Papa João XXIII e no Colégio Bilíngue para surdos de Maringá – Anpacin, mas pode-se dizer que sábado será a primeira apresentação aberta ao público em geral da versão presencial da obra.

 

Serviço

Uma história que não se conta – Ernesto e eu

Dia 8 de dezembro de 2023 às 20h.

Local: Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367 - Jardim Brasil)

 

Ficha Técnica:

Direção: Andresa Viotti

Ator: Renan Parma

Consultoria em Libras: Danieli Miki

Produção: Forféu Atividades Artísticas                                                                                                                                   

Produção executiva: Alan Gaitarosso

Cenografia: Carla Guizelini e Rafaely Parma

Figurino: Carla Guizelini e Rafaely Parma

Identidade Visual: Art Of Primavera

Comunicação: Madá Criativa

Fotos Still: Lírica Aragão                                                                                                                                         

Assessoria de Imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Teaser e entrevistas: IDX Produções Artísticas                                                                                                                                          

Intérprete de Libras: Francielle Lopes

Apoio: Arena das Artes

Você também pode gostar

A Paixão de Cristo muda para o Eurogarden devido às reformas na Praça da Catedral
A tradicional encenação da Paixão de Cristo, produzida pela Associação Lírius com recursos captados pela Lei de Incentivo a Cultura, que anualmente ocorre na Praça da Catedral, terá uma mudança de local em sua próxima edição. Em virtude das reformas em andamento na P...
Centro Cultural Sucena é contemplado em programa da Funarte e abre inscrições para oficinas de capoeira e dança
O Centro Cultural Sucena está entre os quatro contemplados da região sul do Brasil no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Espaços Artísticos. O resultado saiu em dezembro do ano passado e foi motivo de comemoração da Associação que administra o esp...
Documentário maringaense “ O Silêncio das Rosas” entra em plataforma de streaming
O documentário maringaense "O Silêncio das Rosas" irá para as principais plataformas de streaming a partir de 22 de fevereiro. O projeto, que foi apoiado pelo ICI, foi produzido com recursos captados pela Lei de Incentivo à Cultura. Aborda de maneira sensível a violência d...