Miguel Fernando recebe Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do PR durante lançamento de documentário

05 de Dezembro de 2023

Foi lançado no último sábado, 2, no teatro do Sesc Maringá, o documentário "Se meu carro falasse: a história de colecionadores de veículos clássicos", com roteiro, apresentação e direção de Miguel Fernando. O filme já está disponível para ser assistido gratuitamente no canal do Maringá Histórica no YouTube.

 

Durante a cerimônia de lançamento do filme, o documentarista Miguel Fernando recebeu Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná como reconhecimento pelo trabalho de preservação da história local e agora estadual, por meio do Paraná Histórica. A entrega foi feita pelo deputado estadual Evandro Araujo (PSD), autor do projeto juntamente com a deputada estadual Maria Victória (PP).

 

“Temos que dar as mãos e fazer esse projeto ser cada vez mais poderoso e maior, para fazer com que essa história seja lembrada com amor, com respeito. Que as próximas gerações possam conhecer essa história e se encontrar, não perder sua identidade”, destaca o deputado. “Que bom que você se dedica a contar histórias. Sem história, sem a gente olhar praquilo que os nossos antepassados construíram, que os pioneiros construíram, a gente não consegue fazer nada pra frente valer a pena”, diz.

 

O objetivo do filme é mostrar a importância de seis diferentes modelos de carros para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade. São eles: Jipe, Fusca, Kombi, Corcel, Belcar e Dodge Magnum. A seleção priorizou modelos que acabaram tendo maior destaque pelo seu impacto na sociedade, quantidade comercializada e a resposta que trouxeram às necessidades e às dificuldades de nossa região.

 

Ao longo de 67 minutos, o roteiro aborda temas como o interesse e a paixão por carros antigos e clássicos, a chegada dos primeiros automóveis em Maringá, substituindo os veículos movidos a tração animal, a transformação que essa transição promoveu na sociedade local, curiosidades sobre a história e o design dos veículos, entre outros. Trata-se de uma perspectiva que envolve carros, seus donos e antigos moradores que mantém grande relação de afeto com estes meios de transporte.

 

“Quando a gente pensou em falar sobre carros antigos era porque nosso objetivo com o MH é posicionar a cidade de Maringá em reconhecimento estadual, nacional e internacional, então a gente precisa estabelecer histórias que se conectam nesses âmbitos. Falar de carro é inevitável, é falar de memórias, de pessoas”, explica Miguel Fernando.

 

Assista o documentário aqui.


Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Cocamar, Dicomp, FA Maringá, Planti Center e Lowçucar

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Apoio: Fecomércio PR/Sesc Maringá

Coprodução: Cosmos Filmes

Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil: união e reconstrução.

 

 

470 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

UST Cultural 2025 define projetos vencedores
Em parceria com o Instituto Cultural Ingá, a Usina Santa Terezinha realizou o 2º Chamamento UST Cultural. Lançado em maio deste ano, o instrumento teve como objetivo ampliar o alcance das ações culturais nos territórios atendidos pela Empresa, por meio da renúncia fiscal ...
Roda de Choro Itinerante traz oficinas e shows gratuitos entre 11 e 14 de dezembro
A cidade será tomada pelo som do choro entre os dias 11 e 14 de dezembro, com a realização do projeto Roda de Choro Itinerante, que oferece oficinas formativas, rodas abertas e shows gratuitos com alguns dos maiores nomes do gênero no Brasil e no exterior. Com o objetivo de ...
2ª edição da Residência Casa Amarela está com inscrições abertas
Após o sucesso da primeira edição, a Produtora Casa Amarela anuncia a abertura das inscrições para a 2ª edição da Residência Casa Amarela, um projeto que propõe uma imersão criativa voltada para a produção colaborativa de um EP com seis faixas inéditas. A novidade ...