Miguel Fernando recebe Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do PR durante lançamento de documentário

05 de Dezembro de 2023

Foi lançado no último sábado, 2, no teatro do Sesc Maringá, o documentário "Se meu carro falasse: a história de colecionadores de veículos clássicos", com roteiro, apresentação e direção de Miguel Fernando. O filme já está disponível para ser assistido gratuitamente no canal do Maringá Histórica no YouTube.

 

Durante a cerimônia de lançamento do filme, o documentarista Miguel Fernando recebeu Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná como reconhecimento pelo trabalho de preservação da história local e agora estadual, por meio do Paraná Histórica. A entrega foi feita pelo deputado estadual Evandro Araujo (PSD), autor do projeto juntamente com a deputada estadual Maria Victória (PP).

 

“Temos que dar as mãos e fazer esse projeto ser cada vez mais poderoso e maior, para fazer com que essa história seja lembrada com amor, com respeito. Que as próximas gerações possam conhecer essa história e se encontrar, não perder sua identidade”, destaca o deputado. “Que bom que você se dedica a contar histórias. Sem história, sem a gente olhar praquilo que os nossos antepassados construíram, que os pioneiros construíram, a gente não consegue fazer nada pra frente valer a pena”, diz.

 

O objetivo do filme é mostrar a importância de seis diferentes modelos de carros para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade. São eles: Jipe, Fusca, Kombi, Corcel, Belcar e Dodge Magnum. A seleção priorizou modelos que acabaram tendo maior destaque pelo seu impacto na sociedade, quantidade comercializada e a resposta que trouxeram às necessidades e às dificuldades de nossa região.

 

Ao longo de 67 minutos, o roteiro aborda temas como o interesse e a paixão por carros antigos e clássicos, a chegada dos primeiros automóveis em Maringá, substituindo os veículos movidos a tração animal, a transformação que essa transição promoveu na sociedade local, curiosidades sobre a história e o design dos veículos, entre outros. Trata-se de uma perspectiva que envolve carros, seus donos e antigos moradores que mantém grande relação de afeto com estes meios de transporte.

 

“Quando a gente pensou em falar sobre carros antigos era porque nosso objetivo com o MH é posicionar a cidade de Maringá em reconhecimento estadual, nacional e internacional, então a gente precisa estabelecer histórias que se conectam nesses âmbitos. Falar de carro é inevitável, é falar de memórias, de pessoas”, explica Miguel Fernando.

 

Assista o documentário aqui.


Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Cocamar, Dicomp, FA Maringá, Planti Center e Lowçucar

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Apoio: Fecomércio PR/Sesc Maringá

Coprodução: Cosmos Filmes

Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil: união e reconstrução.

 

 

443 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...
Evento de Halloween anima o Parque do Japão no dia 25
No dia 25 de outubro, a partir das 19h, a Cross Guild Produções realiza a Cosparty Halloween Edition, um evento que promete uma noite repleta de experiências imersivas, atividades lúdicas, performances, música e muita diversão no clima sombrio e divertido do Halloween.&nbs...