Miguel Fernando recebe Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do PR durante lançamento de documentário

05 de Dezembro de 2023

Foi lançado no último sábado, 2, no teatro do Sesc Maringá, o documentário "Se meu carro falasse: a história de colecionadores de veículos clássicos", com roteiro, apresentação e direção de Miguel Fernando. O filme já está disponível para ser assistido gratuitamente no canal do Maringá Histórica no YouTube.

 

Durante a cerimônia de lançamento do filme, o documentarista Miguel Fernando recebeu Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná como reconhecimento pelo trabalho de preservação da história local e agora estadual, por meio do Paraná Histórica. A entrega foi feita pelo deputado estadual Evandro Araujo (PSD), autor do projeto juntamente com a deputada estadual Maria Victória (PP).

 

“Temos que dar as mãos e fazer esse projeto ser cada vez mais poderoso e maior, para fazer com que essa história seja lembrada com amor, com respeito. Que as próximas gerações possam conhecer essa história e se encontrar, não perder sua identidade”, destaca o deputado. “Que bom que você se dedica a contar histórias. Sem história, sem a gente olhar praquilo que os nossos antepassados construíram, que os pioneiros construíram, a gente não consegue fazer nada pra frente valer a pena”, diz.

 

O objetivo do filme é mostrar a importância de seis diferentes modelos de carros para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade. São eles: Jipe, Fusca, Kombi, Corcel, Belcar e Dodge Magnum. A seleção priorizou modelos que acabaram tendo maior destaque pelo seu impacto na sociedade, quantidade comercializada e a resposta que trouxeram às necessidades e às dificuldades de nossa região.

 

Ao longo de 67 minutos, o roteiro aborda temas como o interesse e a paixão por carros antigos e clássicos, a chegada dos primeiros automóveis em Maringá, substituindo os veículos movidos a tração animal, a transformação que essa transição promoveu na sociedade local, curiosidades sobre a história e o design dos veículos, entre outros. Trata-se de uma perspectiva que envolve carros, seus donos e antigos moradores que mantém grande relação de afeto com estes meios de transporte.

 

“Quando a gente pensou em falar sobre carros antigos era porque nosso objetivo com o MH é posicionar a cidade de Maringá em reconhecimento estadual, nacional e internacional, então a gente precisa estabelecer histórias que se conectam nesses âmbitos. Falar de carro é inevitável, é falar de memórias, de pessoas”, explica Miguel Fernando.

 

Assista o documentário aqui.


Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Cocamar, Dicomp, FA Maringá, Planti Center e Lowçucar

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Apoio: Fecomércio PR/Sesc Maringá

Coprodução: Cosmos Filmes

Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil: união e reconstrução.

 

 

Você também pode gostar

A Paixão de Cristo muda para o Eurogarden devido às reformas na Praça da Catedral
A tradicional encenação da Paixão de Cristo, produzida pela Associação Lírius com recursos captados pela Lei de Incentivo a Cultura, que anualmente ocorre na Praça da Catedral, terá uma mudança de local em sua próxima edição. Em virtude das reformas em andamento na P...
Centro Cultural Sucena é contemplado em programa da Funarte e abre inscrições para oficinas de capoeira e dança
O Centro Cultural Sucena está entre os quatro contemplados da região sul do Brasil no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Espaços Artísticos. O resultado saiu em dezembro do ano passado e foi motivo de comemoração da Associação que administra o esp...
Documentário maringaense “ O Silêncio das Rosas” entra em plataforma de streaming
O documentário maringaense "O Silêncio das Rosas" irá para as principais plataformas de streaming a partir de 22 de fevereiro. O projeto, que foi apoiado pelo ICI, foi produzido com recursos captados pela Lei de Incentivo à Cultura. Aborda de maneira sensível a violência d...