Filme maringaense ‘A Cápsula’ é selecionado para o festival internacional Olhar de Cinema, em Curitiba

08 de Maio de 2024

O telefilme “A Cápsula”, com roteiro e direção de Ribamar Nascimento, foi selecionado para participar do Olhar de Cinema, festival internacional que acontece entre os dias 12 e 20 de junho em Curitiba. O anúncio dos selecionados foi feito na manhã desta terça-feira, dia 7 de maio, e este foi o único longa-metragem paranaense selecionado para a mostra “Mirada Paranaense” no festival, tendo sido destacado também pelo fato de ser do gênero ficção científica. A programação completa e as respectivas datas de exibição serão divulgadas posteriormente.

Com a participação dos atores Danielli Pasquini (Maringá), Bernardo Hohmann (Curitiba) e Luiz Carlos Persy (Rio de Janeiro), o filme é uma coprodução entre a Cosmos Filmes, de Maringá, e a produtora Kinopus Audiovisual, de Londrina, e foi viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti - Audiovisual 2019, em parceria com a Ancine (Agência Nacional do Cinema). Somente após essa participação que o filme vai estrear em Maringá, onde foi rodado entre janeiro e fevereiro do ano passado, com locações também na cidade de Bandeirantes. Na sequência, o filme entra na grade de programação da TV Cultura. “Esta conquista não apenas marca um momento significativo para nossa equipe, mas também faz história para Maringá, sendo o primeiro filme da cidade a alcançar essa visibilidade. Estamos empolgados em compartilhar nossa história com o mundo e ansiosos para ver a recepção do público", comemora o produtor executivo, Felipe Cosmos.

"A Cápsula” conta a história de Mariana (Danielli Pasquini), uma moça sonhadora, e seu irmão mais novo, Dinho (vivido pelo ator mirim Bernardo Hohmann, de 10 anos), que sobrevivem em um futuro pós-apocalíptico e encontram uma cápsula do tempo que os guia em uma missão para salvar seu povoado. Juntos, eles enfrentam misteriosas memórias do passado. Quando um povoado próximo é atacado pela temida gangue chamada “Breu”, os dois irmãos se unem a um amigo e a um casal de idosos peregrinos em uma viagem até a grande cidade, na arriscada missão de encontrar uma forma de resolver o problema da falta d’água. As memórias contidas na cápsula tornam-se as grandes chaves dessa jornada.

“O que guardamos dentro de nós que poderíamos abrir no futuro pra nos lembrar? Coisas boas? Ruins? Alegrias? Dores? O filme traz um mundo ficcional onde a sobrevivência a uma tragédia pós-apocalíptica é a lei, e ecoa diariamente nossas tragédias internas. O quão destruído o mundo precisa estar para pararmos e notarmos o quanto podemos estar sendo destrutivos pra nós e para os outros? Acho que nossa omissão, falta de empatia, falta de alteridade mesmo, criou um mundo anestesiado e cego emocionalmente”, comenta o diretor e roteirista Ribamar Nascimento. Para ele, o filme é sobre “conhecer a fragilidade”.

O filme marca o primeiro trabalho em cinema da dupla de atores que interpretam os irmãos protagonistas, Danielli e Bernardo, embora os dois já atuem no teatro. “Foi um processo muito diferente do que eu estou acostumada, por que venho do teatro, mas foi muito importante pra minha trajetória. Ir para um festival com esse filme é mostrar um pouco da potência do audiovisual maringaense”, afirma a atriz. “Que a gente não só produza, mas também consuma aquilo que é feito em Maringá e veja quanta qualidade tem o que a gente faz aqui”, completa.

Com o crescimento do cenário audiovisual local devido a projetos independentes, somado aos recentes investimentos nas capacitações profissionais de audiovisual na cidade, Maringá se encontra em um momento de demanda de produções com potencial de alavancar o setor. O projeto do filme “A Cápsula” vem no momento certo. Pretendendo ser um marco nas produções na região, é a primeira coprodução de longa-metragem entre Maringá e Londrina, já tendo um contrato de exibição na TV Cultura nacional.

 

Serviço:

Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

De 12 a 20 de junho de 2024

Mais informações: https://www.olhardecinema.com.br

 

Filme “A Cápsula”, de Ribamar Nascimento (Brasil / 2024 – 92min)

Na mostra Mirada Paranaense

Siga @ filme_a_capsula no instagram

Você também pode gostar

1ª Zine Ingá terá exposição, debates e oficinas gratuitas nos dias 8 e 9 de junho
O zine é uma forma de publicação artesanal que, desde os anos 1970, tem sido escolhida por muitos artistas brasileiros, em especial os iniciantes e à margem do mercado editorial, para expressar suas ideias, poemas, letras de música, fotografia, colagem, desenho, entre out...
Documentário sobre a comunidade surda de Maringá está disponível no YouTube
Após sua estreia presencial no CineSesc no dia 3 de maio, o documentário “Uma história em muitas mãos” agora está disponível no YouTube, no canal do Maringá Histórica. Com roteiro de Miguel Fernando e direção de Thayse Fernandes e Daniele Miki, a obra aborda even...
Grupo Batucar promove espetáculo musical utilizando instrumentos não convencionais
No próximo dia 24, o grupo Batucar estreia seu segundo espetáculo musical em Maringá, intitulado “Arritmia”, promovendo seis apresentações gratuitas nos dias 24, 25, 26 e 31 de maio e 01º e 02 de junho, sempre às 20h, na A Toca Espaço Cultural. A proposta é ressig...