Confira o resultado da pesquisa sobre os sistemas municipais de cultura

06 de Julho de 2020

A Superintendência-Geral da Cultura realizou uma pesquisa sobre os sistemas municipais de cultura com o objetivo de identificar quais os municípios do Estado aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), mapear o processo de institucionalização dos componentes do Sistema Municipal de Cultura em cada município e compilar informações para traçar estratégias de apoio e assessoramento na construção de um sistema público de cultura.

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário com perguntas fechadas feita por telefone. 80% dos municípios do Paraná responderam à pesquisa. Deste total, apenas 4,5% possuem todos os componentes ativos do Sistema Municipal de Cultura (SMC) e 67% não possuem SMC.

Para consolidar o Sistema Municipal de Cultura é necessário compor um Conselho Municipal de Cultura, um Plano Municipal de Cultura e um Fundo Municipal de Cultura. Depois de estabelecidos, se consolida o SMC e/ou a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

A pesquisa identificou que há municípios com alguns componentes do SMC, faltando estruturar os demais para consolidar um sistema completo. Existem 54 municípios com conselho e fundo; 67 apenas com conselho e 60 apenas com fundo.

Há 37 municípios que já possuem estruturados o conselho, plano e fundo municipais de cultura, chamado de CPF. Destes, 5 possuem o CPF; 3 o CPF e adesão ao SNC; 11 CPF e adesão ao SMC; e 18 com CPF e adesão ao SMC e SNC.

ATENÇÃO DIRIGENTE! Confira o Resumo da Pesquisa SMC AQUI . Caso verifique alguma inconsistência nos dados do seu município contidos nesta tabela, será necessário responder novamente a pesquisa disponível NESTE LINK.

Para comprovar a implementação de um ou mais componentes do SNC em seu município e atualizarmos o cadastro no nosso banco de dados, envie os seguintes documentos para contatosic@secc.pr.gov.br.

Lei ou publicação da lei do:

  • Sistema Municipal de Cultura;
  • Órgão gestor de cultura;
  • Fundo Municipal de Cultura;
  • Conselho Municipal de Cultura;
  • Termo de adesão ao SNC (acordo de cooperação federativa com a União).

LEI ALDIR BLANC – Com a sanção da Lei Aldir Blanc e o repasse de recursos na casa dos R$ 70 milhões para a área cultural dos municípios do Paraná, a estruturação do SNC facilita o repasse de recursos federais e estaduais, chamado fundo a fundo. Os componentes de cultura não são pré-requisitos para o recebimento dos recursos da Lei, porém é recomendável que o município aproveite este momento e organize o sistema municipal, para facilitar a gestão das políticas públicas de cultura.

Agência de Notícias do Paraná
586 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição 'Face Superfície' abre dia 19 com retratos bordados de artistas locais
Fica em cartaz entre os dias 19 de setembro e 18 de outubro a exposição “Face Superfície”, uma colaboração entre o fotógrafo de cena Renato Domingos, o artista multimídia Thiago Caleffi e a produtora cultural Rachel Coelho, da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A most...
Ruma Lab abre inscrições para 11 oficinas gratuitas
Estão abertas as inscrições para as 11 oficinas do Ruma Lab – Laboratório de Sobreposições das Artes Visuais, Design, Artes Gráficas e Audiovisual, projeto formativo inovador de Maringá. As oficinas acontecerão entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro, sempre de fo...
Peça de teatro sobre cooperativismo circula por seis cidades do Paraná
Depois de circular por dez cidades paranaenses em 2022, o espetáculo “Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas, realiza uma nova circulação por mais seis cidades do Estado, começando por Astorga nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Casa da Cultura Centro Cultural E...