“Um curto espaço no tempo”, filme dirigido por Thayse Fernandes, será lançado dia 5 de junho na Acema e terá mais quatro exibições na cidade ao longo do mês de junho. Produzido pela Cosmos Filmes por meio do Prêmio Aniceto Matti, o curta-metragem tem roteiro de Katia Ludemann, Fernando Shioti e Eduardo Takahashi e é protagonizado por Erik Kato, Mitiko Abe e Cintia Nishimura, com participação especial de Adriano Garib e do Grupo Wakadaiko (responsável pela trilha sonora, executada no taiko, o tambor japonês).
A história aborda temas sensíveis. Erick Takahashi é um adolescente que acabou de perder o pai. Em luto, ele vai morar na casa de sua avó, Satako, que está com princípio de Alzheimer. Lá, ele descobre que ela é alvo de um empreendimento imobiliário. A construtora faz pressão para comprar a casa para construir mais um arranha-céu. Erick terá que encontrar forças para lidar com o novo momento da vida e, ao mesmo tempo, barrar os abusos dos especuladores. Ambientado na cidade de Maringá, o filme busca provocar reflexões sobre a importância da memória e da família.
“A escolha desse projeto se deu em 2022, durante uma outra produção que estávamos desenvolvendo com a produtora e roteirista Katia Ludemann, do interior de São Paulo. Em uma das reuniões, a Kátia falou desse roteiro e a gente viu um grande potencial de trazer essa história pra Maringá, formatar esse projeto e fazer ele acontecer aqui, por conta da aproximação que nossa cidade tem com o Japão e pelo tamanho da nossa colônia japonesa”, conta o produtor executivo, Felipe Cosmos, que adquiriu os direitos do roteiro.
Toda a produção aconteceu em duas semanas, durante a segunda quinzena de abril. Uma casa foi alugada para servir de cenário, representando a residência de uma senhora japonesa. Foi realizado um intenso trabalho de direção de arte, comandado por Laura Carvalho, de São Paulo. Carvalho já fez residência em artes no Japão, sendo bastante familiarizada com essa temática. Segundo Cosmos, toda a vizinhança colaborou com o empréstimo de objetos e plantas. O filme contou com uma consultoria sobre a cultura japonesa, feita por Joyce Midori.
“O maior desafio desse projeto foi representar a cultura nipônica com muito respeito e autenticidade”, revela a diretora Thayse Fernandes, que comemora o resultado. “Para mim, é um filme que fala sobre relações, conexões e reconexões familiares, então é um filme emocionante, tanto em história quanto em imagens”, diz. A estreia na Acema é aberta ao público, com entrada gratuita. Será exibida a versão acessível, com legenda e libras. O filme tem classificação indicativa livre e após as exibições haverá roda de conversa com uma parte da equipe realizadora.
Serviço:
“Um curto espaço no tempo” (Brasil / 2024, 23 min)
Estreia dia 5 de junho de 2024, às 19h30, na Acema (Av. Kakogawa, 50, Parque das Grevileas)
Próximas exibições:
Dia 8 de junho, às 19h30, na Toca Espaço Cultural (Av. Adv. Horácio Raccanello Filho, 3625, zona 10)
Dia 18 de junho, às 20h, no Teatro Barracão
Dia 26 de junho, às 19h30, no Cine UEM, no auditório da Biblioteca Central da UEM
Dia 27 de junho, às 20h, no Teatro Reviver Magó
Entrada gratuita
Nos dias 8, 18 e 27 de junho será exibido também o curta-metragem "Livre", de Lucas Nunes, com assistência de direção de Thayse Fernandes e também viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti.