Curta-metragem “Livre”, que aborda a dificuldade de realizar sonhos, será lançado na Toca

29 de Maio de 2024

O jovem roteirista e diretor Lucas Nunes, 20 anos, fará sua estreia no circuito profissional do audiovisual com o curta-metragem “Livre”, viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti e protagonizado por Kênia Bergo. A primeira exibição será na A Toca Espaço Cultural, mesmo local que serviu de locação para as filmagens, realizadas no carnaval deste ano. Ao todo, serão cinco exibições gratuitas e com classificação indicativa livre.

Malu, uma jovem que acaba de se mudar, planeja uma viagem para reencontrar um amor distante. Durante o processo, ela enfrenta as dificuldades de perseguir seus sonhos perante a falta de dinheiro. As coisas ficam literalmente mais “apertadas” conforme Malu vai alterando os custos do orçamento, na tentativa de encaixar todas as despesas. Apesar de um cartaz na parede ostentar a frase: “Você é livre para ir e vir, onde quer que você esteja, as suas escolhas nunca deixarão de existir”. Na vida real, não é bem assim que funciona.

Para Nunes, o curta tem um caráter filosófico e existencial e foi um jeito de expressar um sentimento comum: a dificuldade financeira de realizar sonhos, como viagens, reformas, compras, etc. “Parece que, quanto mais a gente tenta investir nessas coisas, outras coisas faltam, o cobertor é curto. A ideia do roteiro surgiu da necessidade de falar sobre como a falta de dinheiro pode ser limitante, principalmente entre os jovens”, diz. Dessa ideia simples, surgiu um roteiro ousado.

Para conseguir executar o projeto, Nunes se cercou de uma equipe experiente, como Thayse Fernandes, que fez a assistência de direção; Felipe Halison, que assina a direção de fotografia e Rachel Coelho, responsável pela direção de produção. Somado a isso, buscou possibilitar experiência a outros jovens iniciantes na área, que tiveram a oportunidade de executar pela primeira vez funções do audiovisual, ao lado de pessoas que já tem trabalhado na área.

O resultado pode ser conferido em cinco exibições. Em alguns dias, o filme será exibido com outros curtas, entre eles o “Um curto espaço no tempo”, da Cosmos Filmes, contemplado no mesmo edital. Depois, “Livre” será disponibilizado no YouTube, no canal da Delfos Audiovisual, empresa mantida por Nunes desde 2018.

 

Serviço:

“Livre” (Brasil / 2024, 12’28” min)

Estreia dia 8 de junho* de 2024, às 19h30, na A Toca Espaço Cultural (Av. Adv. Horácio Raccanello Filho, 3625)

 

Próximas exibições, sempre gratuitas:

Dia 10 de junho, às 19h, no Auditório Dona Etelvina, na Unicesumar;

Dia 12 de junho, às 19h30, no Cine UEM, no auditório da Biblioteca Central da UEM;

Dia 18 de junho*, às 20h, no Teatro Barracão;

Dia 27 de junho*, às 20h, no Teatro Reviver Magó.

*Nesses dias estão programados para serem exibidos outros curtas, entre eles “Um curto espaço no tempo”, da Cosmos Filmes, com direção de Thayse Fernandes e também viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti.

 

Ficha Técnica:

Roteiro, Montagem e Direção: Lucas Nunes

Assistência de Direção: Thayse Fernandes

2ª Assistente de Direção: Karla Oliveira

Direção de Fotografia e Câmera: Felipe Halison

Direção de Arte: Milton Junior

Direção de Produção e Produção Executiva: Rachel Coelho

1ª Assistente de Arte: Naju Campos

2ª Assistente de Arte e Gaffer: Lucas Roman Bulgarão (Bulga)

1º Assistente de Câmera: Leonardo Oliveira

Figurino e Maquiagem: Nicolle Nickel

Som direto: Gabriel Gregório

Trilha Sonora Original e Mixagem de Áudio: Otto Scheller

Identidade visual: Delfos Audiovisual

Assessoria de Imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Fotografia de Making of: Juliana Linhares 

Estrelando: Kênia Bergo

Agradecimentos: IDX Pro, Bruno Gomez, A Toca Espaço Cultural.

 

Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n° 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti

Você também pode gostar

Espetáculo de dança-teatro que investiga o universo poético da água estreia em Maringá
“Mizu”, espetáculo de dança-teatro, estreia dia 23 de junho no Teatro Barracão, onde também se apresenta nos dias 24 e 25. Depois, encerra a temporada nos dias 29 e 30 de junho no Arena das Artes, sempre com entrada gratuita. Viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Mat...
Motim - Festival de Literatura Popular agita Maringá com shows, oficinas e muito mais
Maringá vive um bom momento para a literatura, com diversos festivais acontecendo em 2024. Mais um evento terá início com dois dias de programação, em 15 e 16 de junho. O Motim – Festival de Literatura Popular foi criado para celebrar a literatura em suas mais diversas ...
Encerramento do Ficcab acontece dia 15 com oficinas e apresentações de cultura popular gratuitas
A segunda edição do Ficcab - Festival Infantil de Capoeira e Cultura Afro-Brasileira, viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti, terá seu encerramento no dia 15 de junho, com atrações no Centro Cultural Sucena e no Teatro Reviver Magó. O projeto teve início em f...