Encerramento do Ficcab acontece dia 15 com oficinas e apresentações de cultura popular gratuitas

05 de Junho de 2024

A segunda edição do Ficcab - Festival Infantil de Capoeira e Cultura Afro-Brasileira, viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti, terá seu encerramento no dia 15 de junho, com atrações no Centro Cultural Sucena e no Teatro Reviver Magó.

O projeto teve início em fevereiro, oferecendo gratuitamente diversas oficinas para a comunidade, como capoeira, danças afro-brasileiras e confecção de berimbau. Agora, promove a Mostra Cultural Infantil, para que as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto ao longo dos meses mostrem um pouco do que aprenderam, participando de apresentações de capoeira, samba de roda, maculelê e puxada de rede. Cerca de 70 crianças e adolescentes participarão dessas atividades, sob a coordenação artística da contramestra Lissandra Sucena.

O evento também contará com novas oficinas de capoeira e cultura afro-brasileira para crianças e adolescentes, ministradas por convidados como Mestra Valdira (MA), Mestre Bamba (MA), Professor Amendoim (PR) e Mestranda Iúna (PR). Além disso, haverá oficinas direcionadas aos profissionais que trabalham diretamente com o público infantil. “A cada dia cresce a procura pela capoeira por esta faixa etária. Contudo, sabemos da importância de se capacitar para ministrar aulas para crianças. Os profissionais escolhidos para compartilhar seus conhecimentos e experiênciais, Mestre Bamba e Mestra Valdira, têm trabalhos de destaque em suas cidades e estados”, comentam os coordenadores.

Mestra Valdira é  bacharel em Direito, Doutora em Políticas Públicas, professora universitária, mestra de Capoeira Angola, fotógrafa e militante pelos Direitos Humanos. Já Mestre Bamba é mestre de capoeira com ensino e prática da Capoeira Angola, articulando-a com o tambor de crioula, tambor de mina, bumba meu boi e dança do côco.

Com coordenação do Mestre Chuppim, o projeto surgiu para promover a cultura afro-brasileira, transmitindo valores e conhecimentos ancestrais, promovendo a inclusão social através da arte e da cultura e proporcionando às novas gerações uma arte genuinamente brasileira.


Programação:

Sexta feira 14/06

19h - Atividades com crianças e Roda de Capoeira

 

Sábado 15/06

- das 9h às 12h - Oficinas Infantis Com Mestres convidados no Centro Cultural Sucena

- 14h - Oficinas com adultos e profissionais que trabalham com crianças no Centro Cultural Sucena (Av. São Judas Tadeu, 1887, Conj. Hermann Moraes Barros)

- 19h - Mostra Cultural no Teatro Reviver Magó - Haverá intérprete de Libras.

Entrada sempre gratuita

Link para inscrição das oficinas aqui.


Foto: Felipe Halison / IDX Pro

 
Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti

Você também pode gostar

Espetáculo de dança-teatro que investiga o universo poético da água estreia em Maringá
“Mizu”, espetáculo de dança-teatro, estreia dia 23 de junho no Teatro Barracão, onde também se apresenta nos dias 24 e 25. Depois, encerra a temporada nos dias 29 e 30 de junho no Arena das Artes, sempre com entrada gratuita. Viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Mat...
Motim - Festival de Literatura Popular agita Maringá com shows, oficinas e muito mais
Maringá vive um bom momento para a literatura, com diversos festivais acontecendo em 2024. Mais um evento terá início com dois dias de programação, em 15 e 16 de junho. O Motim – Festival de Literatura Popular foi criado para celebrar a literatura em suas mais diversas ...
Curta-metragem “Livre”, que aborda a dificuldade de realizar sonhos, será lançado na Toca
O jovem roteirista e diretor Lucas Nunes, 20 anos, fará sua estreia no circuito profissional do audiovisual com o curta-metragem “Livre”, viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti e protagonizado por Kênia Bergo. A primeira exibição será na A Toca Espaço Cultural, mesmo...