Biblioteca Pública oferta oficina de leitura e escrita

06 de Julho de 2020

A Biblioteca Pública do Paraná está com inscrições abertas para o seu primeiro curso online: De Próprio Punho — Oficina de Leitura e Escrita, ministrado pelo professor Rafael Ginane Bezerra. As aulas acontecem ao vivo, todas as segundas-feiras, das 17h30 às 19h30, a partir do dia 13, e seguem até 9 de novembro.

Para se inscrever gratuitamente, os interessados devem enviar um parágrafo, até o dia 8, para o e-mail rginane@gmail.com, explicando por que estão procurando a oficina. São 15 vagas disponíveis.

Segundo o professor, o curso é inspirado em uma experiência concebida pelas escritoras argentinas María Teresa Andruetto e Lilia Lardone. “Sugere-se um modelo de oficina ancorado na lógica horizontal da mediação, no qual um coordenador compartilha a leitura de textos breves para, em seguida, através de atividades práticas, fundamentar exercícios de expressão e de exploração do imaginário. Assim, o funcionamento da oficina pressupõe uma concepção particular de aprendizagem que, por ser estruturante, delimita suas principais características”, diz.

Para Ginane, a omissão do adjetivo “literária” no nome da oficina explica a natureza de sua proposta. “Geralmente, nós, pessoas comuns, apesar do anseio por uma relação íntima com a leitura e a escrita, associamos essas práticas aos espaços da alta cultura. Alheios às formalidades desses espaços, terminamos por naturalizar a ideia de que ler e escrever são capacidades, ou dons, que caracterizam alguns poucos”.

Rafael Ginane Bezerra é sociólogo e professor de Didática na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participou de oficinas de escrita em Córdoba, na Argentina, onde fez pós-doutorado em Didática da Leitura e da Escrita. É autor dos livros de contos A Dor de Uma Família, e Rua Professor Cleto, 381.

SERVIÇO: De Próprio Punho — Oficina de Leitura e Escrita.
Todas as segundas-feiras, das 17h30 às 19h30, a partir do dia 13.
Inscrições gratuitas até o dia 8 de julho pelo e-mail rginane@gmail.com

Você também pode gostar

Coletivo Pé Vermelho lança vídeo poemas do projeto Vídeo Verso
Já estão disponíveis no YouTube os dois primeiros vídeo poemas gravados pelo projeto Vídeo Verso, do Coletivo Pé Vermelho, viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti. No próximo dia 10, será lançado o terceiro dos cinco vídeos, todos criados por poetas de Maringá e regiã...
Exposição têxtil “Onde as mãos não tocam” entra na reta final
A exposição têxtil “Onde as mãos não tocam”, que está sendo realizada na Toca Espaço Cultural, está nos últimos dias. A visitação está aberta somente até o dia 28 de março, das 16h às 20h, com entrada gratuita. O projeto é idealizado por  Vitória Campan...
“Conversa entre tambores” fará apresentações com os grupos Abaredaiko, Sucena e Gakuto
Uma mistura inusitada e muito interessante entre os tambores da cultura afro-brasileira e o taiko japonês promete encantar o público em quatro apresentações que acontecerão a partir de 23 de março. Trata-se do projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, v...