Oficina de videomapping está com inscrições abertas

17 de Julho de 2024

O projeto AnatoMinha, da artista Elisa Riemer, irá promover uma oficina de Vídeo Mapping (projeção mapeada) ministrada pela multiartista e performer Luciana Ramin, de São Paulo / SP. A oficina será nos dias 26 e 27 de julho e é necessário participar dos dois dias. As inscrições já estão abertas e são gratuitas, pois o projeto é viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti. 


Vídeo Mapping, ou mapeamento de vídeo, é uma projeção de vídeo sobre superfícies irregulares (prédios, objetos, painéis, pisos e etc). Com a ajuda de softwares, os objetos são recriados em uma versão digital e o programa pode trabalhar junto com um projetor para criar a projeção, se adaptando à superfície. A exposição AnatoMinha, que acontecerá entre agosto e setembro, fará uso dessa técnica e como forma de divulgar e promover o acesso ao estudo dela, propõe esta ação formativa como uma das atividades do projeto. “A oficina disponibiliza uma grande oportunidade de aliar arte a tecnologia. No mundo de hoje nos vemos ameaçados pela inteligência artificial que faz tudo por nós e as pessoas utilizam isso cada vez mais. Eu vejo a oficina como uma oportunidade de mostrar para essas máquinas que o nosso trabalho é muito grandioso e a gente consegue aliar as duas coisas”, comenta Elisa Riemer, responsável pelo projeto. 


A oficina terá uma carga horária de 6h30 e abordará aspectos teóricos e práticos da projeção, como descrição de computadores, projetores, softwares de projeção mapeada, criação de projetos e a experimentação prática com a técnica. Para participar é necessário ter mais de 16 anos e comparecer nos dois dias de oficina. Haverá emissão de certificado.


“O uso da projeção não é novo, nem a apreciação da imagem como uma linguagem a ser apreciada. Resumidamente, desde a caverna pré-histórica até a projeção arquitetônica, existiram e existirão testes, processos, invenções e descartes. Mesmo havendo testes muito antigos, é a partir dos anos 2000 que começamos a ter uma visão sobre o videomapping mais aceita e difundida nos eventos artísticos e comerciais”, explica a ministrante, Luciana Ramin.


Essas projeções ficaram amplamente famosas por sua aplicação em campanhas e em apresentações de música eletrônica, e agora também estrelam em performances de shows diversos, programas de TV e em fachadas de casas de show.


Sobre a ministrante: 


Luciana Ramin é artista cênica e visual, socióloga e gestora cultural. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto com a dissertação "Fluxo-Frame: Interfaces entre o vídeo e a cena'' (2018). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Tem especialização em Direção pela SP Escola de Teatro. É diretora do Agrupamento Andar7, espaço de criação em teatro, cinema e novas tecnologias. Também é diretora, curadora e produtora no Plataforma Perfídia - Festival Perfídia de Performance e Novas Mídias.Tem experiência na área de Artes, Produção e Gestão com ênfase em Artes do Vídeo e teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Visuais, Documentário, vídeo arte, cinema, video mapping, performance, arte e tecnologia, roteiro, fotografia e educação. Pesquisa processos criativos híbridos em arte e tecnologia e gestão de projetos. Em 2021, inaugurou o Nano Teatro, espaço localizado no bairro do Bixiga, voltado a laboratórios criativos nas áreas de performance, novas tecnologias e educação. Atualmente, é gestora do Centro Cultural Olido, onde desenvolve o projeto OLIDO HUB.


Serviço: 


Oficina de Vídeo Mapping com Luciana Ramin

Quando? Dias 26/07/24 (sexta-feira) das 19h às 22h e 27/07 (sábado) das 14h às 17h30

Onde? CAC Márcia Costa (Av. XV de Novembro, 514, centro) 

Vagas: 25

Classificação: acima de 16 anos

Período de inscrição: 17 a 23/07/24

Divulgação das pessoas selecionadas: até 25/07/24

Link da inscrição: https://forms.gle/3d4WUgEsGkAa3ZJ28

Inscrições gratuitas 


Ficha técnica do projeto:

Criação, curadoria e identidade visual: Elisa Riemer

Produção e projeção: Vanderlei B. Junior

Montagem de estrutura: Bruno Gomes

Monitoria e mediação: Enne Flicts e Nathália Montalvão

Acessibilidade: Cris Kenne

Registro fotográfico: Renato Domingos

Gestão de redes e registro em vídeo: Maringaense Cultural / Fernando Souza

Assessoria de imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura / Rachel Coelho


Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti


332 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Projeto Conversa entre tambores é finalizado com vídeo documental
O projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi finalizado com a publicação de um vídeo documental sobre as ações promovidas desde fevereiro em Maringá. Com coordenação de Rosangela Kimura, gestora do Mem...
Espetáculo de teatro para as infâncias estreia em Maringá
No dia 13 de junho, às 15h no Teatro Reviver Magó,  estreia em Maringá o espetáculo para as infâncias “Onde encontro um lugar”, dirigido por Fernando Ponce, com Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano em cena. Livremente inspirado no livro “O Menino, a Toupe...
Documentário sobre o hip-hop em Sarandi está disponível no YouTube
O documentário “No ritmo das ruas - O Hip-Hop em Sarandi” já está disponível no YouTube, com legendas e audiodescrição. Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e dirigido por Ana Rodes (Brisadiana), o filme teve dois lançamentos presenciais, nos dias 27 de abril...