6ª Ecos do Ingá, mostra de música instrumental, presta homenagem à bateria no dia 11 de agosto

23 de Julho de 2024

A Ecos do Ingá, mostra de música instrumental realizada pelo Cottonet-Clube sob coordenação de Paulinho Schoffen, terá sua sexta edição no dia 11 de agosto. Considerada a maior mostra de música instrumental do Paraná, este ano ela acontece no Eurogarden e homenageia a bateria e seus ícones. As apresentações começam a partir das 15h e grandes nomes do instrumento estarão em Maringá para shows gratuitos. São eles: às 15h Belmiro Patto convida Glauco Sölter e Murilo Veronezzi, às 16h30 Bruno Cotrim & Brasil Jazz Combo, às 18h Edu Ribeiro Trio, às 19h30 Vera Figueiredo Trio e às 21h Cuca Teixeira Groove Reunion. 


No sábado, dia 10 de agosto, o Teatro Barracão será palco para um bate-papo com Edu Ribeiro, Vera Figueiredo e Cuca Teixeira, a partir das 16h30, com entrada gratuita. Para participar, as inscrições podem ser feitas pelo formulário que estará disponível no link da bio do @cottonetclube

“O Ecos, além de democratizar o acesso à música instrumental, que não é tão comum no dia a dia das pessoas, esse ano consegui escolher três nomes de nível nacional. Normalmente, a gente trazia um ou, no máximo, dois, e esse ano serão três ícones do instrumento. Cuca Teixeira, Edu Ribeiro e Vera Figueiredo representam três estilos de bateristas diferentes. Esse é o grande diferencial desta edição”, explica o produtor cultural Paulinho Schoffen, responsável pelo projeto. 

Cuca Teixeira é um artista conceituado da cena instrumental e jazz no Brasil. Se apresenta em shows, gravações, workshops e projetos de vários artistas, como, por exemplo, Hermeto Pascoal, Fábio Jr. e Maria Rita, entre outros. Seu novo trabalho, Groove Reunion, é um projeto instrumental composto de músicas autorais que apresentam arranjos coletivos. Muito bem acompanhado nesse novo projeto, Cuca Teixeira assume a bateria, reunindo-se com Nino Nascimento no baixo e Gabriel Gaiardo nos teclados.

Edu Ribeiro é ganhador de cinco Grammys e um dos melhores bateristas brasileiros da atualidade. Em seus 25 anos de carreira, gravou/lançou diversos álbuns como líder, com seus grupos Trio Corrente e Vento em Madeira. Gravou com um número enorme de músicos e cantores, tais como Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Milton Nascimento, João Bosco, Toquinho, entre outros. O Edu Ribeiro Trio é formado por guitarra, contrabaixo e bateria, com Bruno Migotto no contrabaixo e Vinícius Gomes na guitarra. 

Entre 2000 e 2016, Vera Figueiredo trabalhou na TV Globo, no programa Altas Horas. Apesar de não fazer mais parte do programa, a banda continua a se apresentar como Altos Hits, principalmente em eventos corporativos. A baterista vem se apresentando nas mais badaladas casas de show de São Paulo, com o Vera Figueiredo Trio, tendo passado, entre outros, pelo palco do JazzB, importante reduto da música instrumental.

Já Bruno Cotrim leva aos palcos seu sexteto instrumental, o Brasil Jazz Combo, com o qual apresenta sua pesquisa e fascínio pela música instrumental brasileira. Dentro do universo das manifestações culturais do Brasil, explora ritmos de norte a sul do país, como o frevo, a chacarera, a milonga, o samba, o choro,o fandango, o boi e tantos outros ritmos símbolos da diversa cultura regional brasileira. O sexteto interpreta novos arranjos de clássicos da música instrumental e popular brasileira com compositores como Tom Jobim, Sivuca e Hermeto Pascoal, e traz também arranjos e compositores atuais. 

O baterista Belmiro Patto é residente em Maringá há 29 anos. Ele leva ao palco do Ecos do Ingá o show “Curingá”, fruto do reencontro com o amigo de longa data, o baixista Glauco Sölter, de Curitiba, juntamente com a união do jovem guitarrista Murilo Veronezzi, também de Maringá. Nesta conexão entre três diferentes gerações musicais, Belmiro Patto presta homenagem a quatro grandes bateristas que influenciaram sua trajetória musical: Guarani Nogueira, Al Foster, Billy Cobham e Steve Gadd.

Em anos anteriores, a Ecos do Ingá homenageou o chorinho, a guitarra brasileira, os instrumentos de sopro, o violão e o contrabaixo, trazendo nomes de referência como Hamilton de Holanda, Nelson Farias, Roberto Menescal, Carlos Malta, Marcos Suzano, Raul de Souza, Yamandu Costa, Guinga e Mônica Salmaso, Arismar do Espírito Santo, entre outros. O objetivo é dar destaque para a música instrumental, seus estilos, instrumentos e técnicas, com o intuito de formar músicos e plateia. Como sempre, um evento aberto para todos os públicos, reunindo famílias inteiras para curtir um domingo diferente. 


Serviço: 

Ecos do Ingá - Mostra de Música Instrumental - 6ª Edição - A BATERIA

Dias 10 e 11 de agosto de 2024 

Entrada gratuita. 


Programação: 

Dia 10 de agosto 

Bate-Papo com  Edu Ribeiro, Vera Figueiredo e Cuca Teixeira no Teatro Barracão, às 16h30.


Dia 11 de agosto no Eurogarden:

15h - Belmiro Patto convida Glauco Sölter e Murilo Veronezzi

16h30 - Bruno Cotrim & Brasil Jazz Combo

18h - Edu Ribeiro Trio

19h30 - Vera Figueiredo Trio

21h - Cuca Teixeira Groove Reunion


Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Fortgreen, Fertipar, Planti Center e Sancor Seguros

Apoio: Eurogarden e  MR Tendas

Incentivo à Cultura: Instituto Cultural Ingá e ACIM

Realização: Cottonet-Clube, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil, União e Reconstrução



397 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Projeto Conversa entre tambores é finalizado com vídeo documental
O projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi finalizado com a publicação de um vídeo documental sobre as ações promovidas desde fevereiro em Maringá. Com coordenação de Rosangela Kimura, gestora do Mem...
Espetáculo de teatro para as infâncias estreia em Maringá
No dia 13 de junho, às 15h no Teatro Reviver Magó,  estreia em Maringá o espetáculo para as infâncias “Onde encontro um lugar”, dirigido por Fernando Ponce, com Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano em cena. Livremente inspirado no livro “O Menino, a Toupe...
Documentário sobre o hip-hop em Sarandi está disponível no YouTube
O documentário “No ritmo das ruas - O Hip-Hop em Sarandi” já está disponível no YouTube, com legendas e audiodescrição. Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e dirigido por Ana Rodes (Brisadiana), o filme teve dois lançamentos presenciais, nos dias 27 de abril...