Slam PR define representante para a etapa nacional

26 de Agosto de 2024

No dia 8 de setembro, o Slam Paraná realiza o encontro que definirá quem vai representar o estado no campeonato brasileiro de poesia falada, o Slam Brasil, que vai acontecer em dezembro em Camaçari, na Bahia. A etapa estadual do campeonato de poesia falada será realizada pela primeira vez presencialmente em Maringá, na Coletiva Mostra Multicultural, com transmissão ao vivo pelo YouTube e acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais). 

Participarão 12 poetas, sendo dois de cada comunidade de slams. Vindos de Curitiba, estão Griot e Vize, do Slam Contrataque; Beduino e Trava da Fronteira, do Slam Cultura do Campão; Acai e Ziza, do Slam das Gurias CWB; Lublack e Nick, do Slam do Muma e FP e Heresia, do Slam Zumbi e Dandara. De Maringá, Devequi e Digalvi representam o Slam Pé Vermelho. Essa é a sexta edição do campeonato, que existe desde 2019. 

O Slam Paraná tem três rodadas eliminatórias. Na primeira, os 12 poetas apresentam poemas autorais de até três minutos de duração, sem acompanhamento musical e sem uso de adereços, figurinos ou objetos cênicos. As avaliações são feitas por um júri popular, composto por cinco pessoas escolhidas entre o público presente no evento. O júri atribui notas de 0.0 a 10.0 pontos. Das cinco notas, a maior e a menor são descartadas e as outras três somadas para cada apresentação. Classificam-se para a segunda rodada os seis poetas mais bem avaliados, que apresentam um novo poema autoral que será novamente avaliado pelo júri popular. Então, classificam-se para a terceira rodada os poetas que receberem as três melhores notas. Na rodada final, um terceiro poema autoral é apresentado e avaliado e quem obtiver a maior nota ganha o Slam Paraná 2024 e a vaga para representar o estado no Slam Brasil.

Um dia antes do slam, acontece a oficina “Performance Poética”, ministrada por Tawane Theodoro (SP) e destinada a poetas acima de 12 anos que queiram competir em campeonatos de poesia falada. Entre os conteúdos a serem abordados, estão tópicos como exercícios de integração, a importância dos Estaduais, as regras do slam, a importância da individualidade poética, exercícios performáticos e dicas para o dia da competição. As inscrições já estão abertas, mas são apenas 15 vagas. 

Tawane Theodoro é cria do Capão Redondo, Zona Sul da cidade de São Paulo. É poeta marginal, uma das organizadoras do Sarau do Capão e Poeta Formadora do Slam Interescolar (SP). Participou do estadual Slam SP de 2017 a 2022, sendo campeã em 2018. Já participou quatro vezes do Slam BR, sendo finalista da competição em 2022. Atualmente, possui poemas publicados em mais de 15 antologias poéticas. É autora dos livros "Afrofênix: A fúria negra ressurge", "A pluralidade da poeta" (Editora Quirino, 2019 e 2022) e "O que vem antes das 5 notas?" (Selo Aula Viva/2023). Desde 2023, integra o time de produção do Slam SP.

O Slam PR é organizado por Emerson Nogueira (Curitiba) e pelos maringaenses Érica Paiva Rosa e Pedro Marques. 

“O Slam Paraná é, sobretudo, um momento de celebração da poesia falada. Um evento em que conseguimos reunir poetas de diferentes cidades do Estado para colocarem suas ideias e seus corpos para jogo na competição. A gente espera realizar uma edição muito bonita em Maringá neste ano”, comenta a coordenadora geral, Érica Paiva Rosa.  


Serviço:

Slam PR

Dia 08 de setembro, domingo, das 15h às 18h


Oficina “Performance Poética” com Tawane Theodoro 

Dia 07/09, sábado, das 15h às 18h  

15 vagas - Inscrições pelo link https://forms.gle/V9d8Ep9WvjUoDh7u6 

Classificação indicativa: 12 anos

Todas as atividades são gratuitas e acontecem na Coletiva Mostra Multicultural (Rua Padre Viêira, 443, Zona 7). Acessível em Libras 

Transmissão ao vivo pelo link https://www.youtube.com/@slamparana 


Ficha Técnica:

Realização: Vamos Lá! Produções

Equipe de Produção:

Ana Favorin – Social Media e Assistente de Produção

Emerson Nogueira – Produtor slams e poetas

Érica Paiva Rosa - Coordenação Geral

Gabriel Brunini – Videomaker

Pedro Marques - Produção Executiva e Coordenação Financeira

2 Coelhos Comunicação e Cultura – Assessoria de Imprensa


Produzido com verba de incentivo à cultura

Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti / PMM

309 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Projeto Conversa entre tambores é finalizado com vídeo documental
O projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi finalizado com a publicação de um vídeo documental sobre as ações promovidas desde fevereiro em Maringá. Com coordenação de Rosangela Kimura, gestora do Mem...
Espetáculo de teatro para as infâncias estreia em Maringá
No dia 13 de junho, às 15h no Teatro Reviver Magó,  estreia em Maringá o espetáculo para as infâncias “Onde encontro um lugar”, dirigido por Fernando Ponce, com Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano em cena. Livremente inspirado no livro “O Menino, a Toupe...
Documentário sobre o hip-hop em Sarandi está disponível no YouTube
O documentário “No ritmo das ruas - O Hip-Hop em Sarandi” já está disponível no YouTube, com legendas e audiodescrição. Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e dirigido por Ana Rodes (Brisadiana), o filme teve dois lançamentos presenciais, nos dias 27 de abril...