Projeto de teatro lambe-lambe “Sinestesia” fará 10 apresentações gratuitas em espaços de Maringá

04 de Dezembro de 2024

A partir de 7 de dezembro, os moradores de Maringá e região poderão prestigiar o projeto “Sinestesia”, que levará espetáculos de teatro lambe-lambe a diferentes pontos da cidade. Essa forma de teatro em miniatura é realizada dentro de caixas ou pequenas estruturas, destinadas a um único espectador por vez, proporcionando uma experiência única e intimista.

No total, foram criadas cinco caixas de apresentação, cada uma inspirada em um dos cinco sentidos: olfato, paladar, audição, tato e visão. As apresentações gratuitas acontecerão em locais como Eurogarden, Atari Bar, Parque do Ingá, Parque Alfredo Nyffeler (Buracão), Praça do Antigo Aeroporto, Céu das Artes (Iguatemi) e Biblioteca Mandacaru.

Viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti e produzido pelo grupo teatral maringaense Pandoron, o projeto explora um formato que nasceu no Brasil na década de 1980, criado por Denise di Santos e Ismine Lima, inspirado nos antigos fotógrafos de lambe-lambe.

Utilizando bonecos, objetos e formas animadas, cada apresentação conta histórias curtas e poéticas. O espectador observa a narrativa através de uma pequena abertura, enquanto o manipulador dá vida aos bonecos dentro da caixa, criando um espetáculo que combina simplicidade, inventividade e uma profunda conexão com o público.

“Queremos levar este estilo de teatro onde o povo está, tornar essa linguagem teatral comum e acessível em nossa cidade. Sabemos que o teatro de lambe-lambe desperta a curiosidade tanto das crianças quanto dos adultos. O projeto Sinestesia vem para proporcionar ao público uma imersão ainda mais íntima e sensorial, característica da linguagem, permitindo que todos se envolvam no universo do teatro de animação”, comenta Lucas Zago, produtor e diretor do projeto.

Essa é uma oportunidade imperdível para conhecer e se encantar com uma linguagem teatral que aproxima arte e espectador de forma singular e inovadora.

Para prestigiar, basta comparecer aos locais no horário previsto; não é necessário retirar ingressos antecipadamente. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil do Instagram @grupopandoron.


SERVIÇO

07/12 (sábado)

Estreia: Eurogarden (Tarde: 15h às 17h)

Atari Bar (Noite: 19h30 às 21h30)

08/12 (domingo)

Parque do Ingá (Manhã: 10h às 12h)

Eurogarden (Tarde: 15h às 17h)

14/12 (sábado)

CEU das Artes - Distrito de Iguatemi (Manhã: 10h às 12h)

Biblioteca Mandacaru - Próximo ao Shopping Mandacaru Boulevard (Tarde: 13h30 às

15h30)

21/12 (sábado)

Eurogarden (Tarde: 15h às 17h)

Praça do Antigo Aeroporto (Noite: 18h às 20h)

22/12 (domingo)

Parque do Ingá (Manhã: 10h às 12h)

Parque Alfredo Nyffeler - Buracão (Tarde: 15h às 17h)

Ficha técnica:

Produção: Grupo Pandoron de Teatro

Direção e produção: Lucas Zago

Caixeiros: Cristiane Viana, Guilherme Bahls, Kênia Bergo, Lucas Zago e Vinicius de Brito

Ilustração: Bruno Naipez

Identidade Visual: Fernando Souza | Maringaense Cultural

Assessoria de Imprensa: Fernando Souza | Maringaense Cultural

Agradecimentos: Enderson Cristian e Kênia Bergo

Produzido com verba de Incentivo à Cultura Lei Municipal de Maringá n.º11200/2020 Prêmio

Aniceto Matti.

Beatriz
310 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Curso de operação de câmera está com inscrições abertas
A cidade de Maringá recebe o curso livre e gratuito "Olhar Atento para Contar uma História", formação voltada para operação de câmera no audiovisual. O projeto, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná com produção da plataforma educativa Narrativas de ...
Grupo Sucena promove oficina de Tambor de Crioula e Arraiá
No dia 12 de julho, a partir das 18h, o Ponto de cultura Centro Cultural Sucena vai sediar o Arraiá Afro Julino. O arraiá é uma festa popular que  promove e  valoriza a cultura afro-brasileira, preservando e difundindo suas tradições e fortalecendo a identidade cu...
Projeto Vivas - Culturas Populares abre inscrições para oficinas em Maringá, Sarandi e Paiçandu
O projeto “Vivas - Culturas Populares” pretende realizar sete meses de oficinas continuadas de Capoeira Angola, Jongo, Samba de Roda e Canto Popular nas cidades de Maringá, Sarandi e Paiçandu. Além da formação continuada com mestres/as e grupos locais, serão realizadas...