Coletivo Pé Vermelho abre inscrições para oficina de Vídeo Poesia

14 de Janeiro de 2025

Estão abertas até o dia 20 de janeiro as inscrições para o novo projeto do Coletivo Pé Vermelho, intitulado “Vídeo Verso - Poesia Além da Palavra”. O objetivo é selecionar cinco poetas de Maringá e região para participar de uma formação e da criação de um vídeo poema autoral, proporcionando uma experiência poética e audiovisual com suporte durante todo o processo. A participação é totalmente gratuita.

Nesta primeira etapa, os selecionados terão a oportunidade de participar da oficina de Vídeo Poema, ministrada por Andresa Viotti com o Coletivo Pé Vermelho, e receberão orientações essenciais para a criação de seus próprios roteiros. Em seguida, o Coletivo fará a gravação e a edição dos vídeos. 

Na segunda etapa, de março a abril, os vídeo poemas serão postados no YouTube e no Instagram do Slam Pé Vermelho, com impulsionamentos nas redes sociais do slam para alcançar pessoas de todo o país. O objetivo é promover o encontro entre a poesia e a tecnologia, ampliando os horizontes de produção e circulação poéticas, unindo palavra, imagem e som para construir o sentido da poesia. 

“No Coletivo Pé Vermelho, sempre trabalhamos com a poesia em campo expandido e o Vídeo Verso proporciona mais uma experiência de contato e de trabalho com uma materialidade não tradicional na divulgação poética: o vídeo poema. Esperamos que ês poetas possam alargar seus campos de trabalho para além do papel e da impressão, bem como que o público possa experimentar a poesia de uma forma diferente através dos vídeo poemas que vamos produzir”, explica a coordenadora do projeto, Érica Paiva Rosa.


O material passará pela curadoria do Coletivo Pé Vermelho, considerando critérios como originalidade, criatividade, variação temática e performance. Os selecionados que concluírem o projeto também receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 1.000,00. 


A oficina de Vídeo Poesia será nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, das 19h às 22h, na Coletiva Mostra Multicultural, e abordará temas como: Performance, Vídeo performance, Vídeo poema, O corpo e o audiovisual, Plano de filmagem, Luz, Sonorização, Edição audiovisual, Jogos teatrais e Elaboração de roteiro para gravação. Inscritos que não estiverem na seleção final podem acompanhar a transmissão ao vivo da oficina.


Andresa Viotti é palhaça, diretora e professora de teatro e arte, mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Integra o grupo Meu Clown desde 2013. Em 2019, recebeu o prêmio de melhor atriz no V Festival Nacional de Teatro “Carpe Diem” pela peça “Rapsódia Circense”. Dirige o espetáculo bilíngue “Ernesto e Eu – Uma história que não se conta”, contemplado pelo prêmio Aniceto Matti em 2021, e que esteve em circulação em 2024 pela Lei de Incentivo à Cultura. Em parceria com Marcelo Colavitto, escreveu o livro “Palhaços e Máscaras – A poiesis na trajetória dramatúrgica do Grupo Meu Clown”, lançado em 2021 pela editora CRV.

Os vídeos serão gravados entre os dias 7 e 17 de fevereiro (em dias e horários a serem combinados). Cada vídeo poema terá, no máximo, 1 minuto e 15 segundos de duração. 


Serviço: 

Oficina de Vídeo Poesia com Andresa Viotti + Coletivo Pé Vermelho

Data: 28, 29 e 30 de janeiro 

Horário: 19h às 22h 

Local: Coletiva Mostra Multicultural - Rua Padre Vieira, 443, Zona 7 - Maringá (PR)

Classificação indicativa: 14+

Link do formulário de inscrições: https://forms.gle/9RAEtjMydmUw3KPh7

Inscrições abertas até 20 de janeiro 

Os lançamentos serão no canal do YouTube do Slam: https://www.youtube.com/c/SlamP%C3%A9Vermelho


Gratuito


Mais informações: @slampevermelho


Ficha Técnica


Realização: PR Educação e Cultura

Érica Paiva Rosa: Coordenação Geral

Pedro Marques: Produção Executiva e Coordenação Financeira

Ana Favorin: Social media e Assistente de produção

Gabriel Brunini: Produção Audiovisual 

Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura: Assessoria de Imprensa



Produzido com verba de incentivo à cultura

Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti.

213 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Projeto Conversa entre tambores é finalizado com vídeo documental
O projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi finalizado com a publicação de um vídeo documental sobre as ações promovidas desde fevereiro em Maringá. Com coordenação de Rosangela Kimura, gestora do Mem...
Espetáculo de teatro para as infâncias estreia em Maringá
No dia 13 de junho, às 15h no Teatro Reviver Magó,  estreia em Maringá o espetáculo para as infâncias “Onde encontro um lugar”, dirigido por Fernando Ponce, com Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano em cena. Livremente inspirado no livro “O Menino, a Toupe...
Documentário sobre o hip-hop em Sarandi está disponível no YouTube
O documentário “No ritmo das ruas - O Hip-Hop em Sarandi” já está disponível no YouTube, com legendas e audiodescrição. Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e dirigido por Ana Rodes (Brisadiana), o filme teve dois lançamentos presenciais, nos dias 27 de abril...