Projeto FOCA abre inscrições para três oficinas artísticas

27 de Janeiro de 2025

O projeto FOCA - Formação e Capacitação de Artistas, realizado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura por meio do Prêmio Aniceto Matti, está com inscrições abertas para algumas oficinas de sua programação. São elas: “Jogos de Improviso”, com Roberto Oliveira, “Apagar e Acender - Introdução à Iluminação Cênica”, com Vanderlei Junior, e “O corpo coletivo”, com o Núcleo Ás de Paus (Londrina). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário do google, onde é possível solicitar o serviço de intérprete de Libras, inclusive. Haverá uma seleção para definir os participantes e pessoas negras, indígenas, trans e travestis terão prioridade.


A oficina “Jogos de Improviso” acontecerá entre os dias 10 e 15 de fevereiro e a de Iluminação entre os dias 18 e 21 de fevereiro, sempre na Toca Espaço Cultural, das 19h às 22h. Para participar, é necessário ter disponibilidade para ir todos os dias. Já a oficina “O corpo coletivo” acontece apenas no dia 23 de fevereiro, das 14h às 20h, também na Toca. Nos três casos, a participação é direcionada para pessoas acima de 16 anos e haverá certificado de participação. As demais atividades do projeto acontecerão nos meses de março e abril.


Sobre as oficinas 


Para Roberto Oliveira, a improvisação é a base da criação artística. A oficina “Jogos de Improviso” aborda várias técnicas e recursos para despertar e aprofundar a capacidade que qualquer pessoa tem de improvisar e de atuar no palco. O curso é essencialmente prático, tem como referencial teórico a obra da professora e diretora norte-americana Viola Spolin e trabalha com o conjunto de técnicas do Match-Improvisation, modalidade teatral que privilegia a utilização de jogos dramáticos e exercícios variados de improvisação. Roberto Oliveira é ator, diretor, dramaturgo, produtor e professor de teatro, formado com láurea acadêmica em Direção Teatral e Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Tem 70 anos de idade e 50 de profissão. No último dia de oficina haverá uma apresentação aberta ao público, às 20h, na Toca. 


A oficina de iniciação ao universo da iluminação cênica propõe, por meio de exercícios de sensibilização do olhar e pela explanação dos principais conceitos de iluminação cênica, uma abordagem para pensar como a iluminação pode ser apropriada como matéria de criação cênica. Fazendo uso de jogos e exercícios, são abordados os seguintes aspectos: conceito de luz, luz cênica e iluminação cênica; história da Iluminação Cênica; aspectos técnicos, como energia elétrica, ferramentas, aparelhos e recursos; iniciação ao universo da iluminação de LED; função estética e cênica da luz e processos de criação e dramaturgia da luz. 


Vanderlei Junior é graduado em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Teatro e doutorando em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua como iluminador desde 2016 e também é ator e produtor cultural. 


Já a oficina “O corpo coletivo”, ministrada pelo Núcleo Ás de Paus (Londrina), tem o objetivo de estimular a capacidade criativa dos participantes em um ambiente colaborativo e trabalhar as potencialidades das construções coletivas no âmbito artístico. Este espaço de criação colaborativa se dá através das práticas presentes nos processos criativos do Núcleo Ás de Paus ao longo de 16 anos de sua trajetória artística ininterrupta. Algumas dessas práticas atravessaram diferentes momentos do trabalho do grupo e se solidificaram como dinâmicas fundamentais de sua pesquisa teatral, como a relação com os cantos populares, danças circulares e dinâmicas relacionadas ao exercício do coro grego.


Serviço:


Projeto FOCA - Formação e Capacitação de Artistas


Oficina “Jogos de Improviso” 

Com Roberto Oliveira 

De 10 a 15 de fevereiro

Das 19h às 22h*

Local: A Toca Espaço Cultural

Carga horária: 20h

Vagas: 24

Classificação indicativa: 16 anos 


*No dia 15 o horário será combinado posteriormente, pois haverá uma apresentação aberta ao público, às 20h, na Toca.


Inscrições aqui.  



Oficina “Apagar e Acender - Introdução à Iluminação Cênica”

Com Vanderlei Junior 

De 18 a 21 de fevereiro

Das 19h às 22h

Local: A Toca Espaço Cultural

Carga horária: 12h

Vagas: 20

Classificação indicativa: 16 anos 


Inscrições aqui.  



Oficina “O corpo coletivo”

Com Núcleo Ás de Paus (Londrina / PR)

Dia 23 de fevereiro

Horário: das 14h às 20h

Local: A Toca Espaço Cultural

Carga horária: 6h

Vagas: 20

Classificação indicativa: 16 anos

Inscrições aqui.  


Mais informações: @2coelhoscomunicacaoecultura

Foto: Valéria Felix

Produzido com verba de incentivo à cultura

Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti.

217 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Curso de operação de câmera está com inscrições abertas
A cidade de Maringá recebe o curso livre e gratuito "Olhar Atento para Contar uma História", formação voltada para operação de câmera no audiovisual. O projeto, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná com produção da plataforma educativa Narrativas de ...
Grupo Sucena promove oficina de Tambor de Crioula e Arraiá
No dia 12 de julho, a partir das 18h, o Ponto de cultura Centro Cultural Sucena vai sediar o Arraiá Afro Julino. O arraiá é uma festa popular que  promove e  valoriza a cultura afro-brasileira, preservando e difundindo suas tradições e fortalecendo a identidade cu...
Projeto Vivas - Culturas Populares abre inscrições para oficinas em Maringá, Sarandi e Paiçandu
O projeto “Vivas - Culturas Populares” pretende realizar sete meses de oficinas continuadas de Capoeira Angola, Jongo, Samba de Roda e Canto Popular nas cidades de Maringá, Sarandi e Paiçandu. Além da formação continuada com mestres/as e grupos locais, serão realizadas...