Projeto “Conversa entre tambores” promove oficinas gratuitas

11 de Fevereiro de 2025

Nesta semana tem início o projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti. A primeira atividade será uma oficina gratuita, ministrada pelos grupos Sucena e Abaredaiko, na sexta-feira, dia 14, a partir das 19h, no Centro Cultural Sucena. A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia. No dia 21, haverá uma segunda oficina, desta vez na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema). As duas atividades serão conduzidas pela Mestra Lissandra e Mestre Chupim, do Grupo Sucena, e pelo Instrutor Azuma, do Grupo Abaredaiko, que é um dos grupos ligados à Acema. 


O projeto tem como objetivo promover um encontro entre manifestações da cultura afro-brasileira, como o coco, o jongo e o samba de roda, com manifestações da cultura nipônica, como o taiko (tambor japonês), o bon odori (que é uma forma de oração, através da dança, às pessoas que se foram) e músicas tradicionais. Para isso, vai reunir instrumentos de matrizes africana, como atabaques, congas e berimbau, com instrumentos japoneses, como o taiko (tambor), shakuhachi (flauta tradicional japonesa) e shamisen (instrumento de corda). 


Essa reunião entre culturas aparentemente tão distintas, mas que têm em comum o respeito e a reverência à ancestralidade, acontecerá por meio das duas oficinas e de quatro apresentações musicais que reunirão os dois grupos nos próximos meses. “A intenção é proporcionar um mergulho nas memórias e fazeres ancestrais e oportunizar às novas gerações o contato direto com culturas milenares”, explica a coordenadora geral do projeto, Rosangela Kimura. 


As oficinas 


As oficinas visam oferecer aos participantes noções básicas de teoria, prática e fundamentos. Serão divididas em dois momentos: o primeiro, com uma apresentação sobre os tambores e outros instrumentos, história e repertório de cada grupo. O segundo, com um módulo prático, onde os participantes terão oportunidade de tocar os instrumentos e participar de uma roda de conversa e das danças de cada cultura. 

O Grupo Sucena existe há 40 anos, tendo título de utilidade pública e constituindo-se em um ponto de cultura importante em nossa cidade. É uma instituição cultural, social e desportiva sem fins lucrativos, que promove inúmeras ações ao longo do ano, visando promover a inclusão social e a valorização da cultura popular. Já o Grupo Abaredaiko foi criado em 2009 e é comprometido com a comunidade japonesa, com foco na preservação da cultura, desenvolvendo projetos sociais com crianças em idade escolar, apresentando o taiko, a disciplina da cultura japonesa e incentivando a prática do instrumento. 


Serviço:

Projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”

Oficina  1

Dia 14 de fevereiro (sexta-feira) 

Das 19h às 23h

Local: Centro Cultural Sucena (Av. São Judas Tadeu, 1887)


Oficina 2

Dia 21 de fevereiro (sexta-feira) 

Das 19h às 23h 

Local: salão azul da Acema (Av. Kakogawa, 50 - Parque das Grevileas)


Participação gratuita.

Mais informações: @memorialkimura



Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti

403 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...