Projeto FOCA abre inscrição para oficina de produção cultural e trará demonstração de trabalho

05 de Março de 2025

O projeto FOCA - Formação e Capacitação de Artistas, realizado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura por meio do Prêmio Aniceto Matti, continua no mês de abril. Após ter realizado três oficinas durante o mês de março, agora está com inscrições abertas para a quarta atividade, uma oficina de iniciação à produção cultural com foco na elaboração de projetos para o Aniceto Matti, que será ministrada pela produtora cultural Rachel Coelho nos dias 10, 11 e 12 de março, das 19h às 22h, no CAC Márcia Costa. O Aniceto Matti é um edital da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, que se tornou o mais importante mecanismo de fomento à arte e cultura na cidade, viabilizando dezenas de projetos por ano.


O objetivo da oficina é auxiliar os participantes a escreverem seus próprios projetos culturais para o próximo edital, em vias de ser publicado. Alguns conceitos básicos serão apresentados, bem como as regras do edital, o procedimento para emissão de documentos, os itens obrigatórios e opcionais, entre outros pontos. “Iremos discutir ideias, desejos, motivações, questões sociais e conversar para amadurecer os conceitos. Nesse processo, vamos falando sobre o que é a produção cultural, a figura do produtor, a importância e a responsabilidade que ele carrega em sua função, entre outros pontos importantes”, explica Coelho. A oficina se completa com um acompanhamento individual de cada proponente até o momento da inscrição. “Muitas pessoas têm dificuldades com o mecanismo do edital, então nossa proposta é mostrar o caminho das pedras. Obviamente, não garantimos a aprovação dos projetos, mas o mais importante é sempre dar o primeiro passo”, diz. 


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário do google, onde é possível solicitar o serviço de intérprete de Libras, caso necessário. Haverá uma seleção para definir os participantes e pessoas negras, indígenas, trans e travestis terão prioridade.


Demonstração 


Além da oficina, o projeto também realizará uma demonstração de trabalho com o ator Carlos Simioni, do renomado grupo Lume Teatro, de Campinas / SP. “Prisão para a liberdade” será apresentada no dia 15 de março, às 20h, no Teatro Barracão, com entrada gratuita e intérprete de Libras. 


Nesta demonstração, o ator aborda a própria trajetória junto ao Lume e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Ele também fala sobre o percurso desde a fundação do Lume, em 1985, seu encontro com os mestres de teatro, as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e elaboração de personagens e construção de cenas.

“Prisão para a Liberdade” já foi apresentada no Brasil, Estados Unidos, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.


Serviço:


Projeto FOCA - Formação e Capacitação de Artistas


Oficina “Iniciação à Produção Cultural com foco na elaboração de projetos para o Aniceto Matti" 

Com Rachel Coelho (2 Coelhos Comunicação e Cultura)

De 10 a 12 de março

Das 19h às 22h

Local: CAC Márcia Costa (Av. XV de Novembro, 514, centro, Maringá / PR)

Classificação indicativa: 16 anos 


Inscrições gratuitas em: 

https://docs.google.com/forms/d/1ay8huJ13cmZvKxG0t714SSfKhdcMdFKEvhHWTuMKflA/preview 


Demonstração de Trabalho “Prisão para a liberdade”*

Com Carlos Simioni - Lume Teatro (Campinas / SP)

Dia 15 de março às 20h no Teatro Barracão


*Haverá intérprete de Libras


Mais informações: @2coelhoscomunicacaoecultura


Produzido com verba de incentivo à cultura

Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti.

438 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

2ª edição da Residência Casa Amarela está com inscrições abertas
Após o sucesso da primeira edição, a Produtora Casa Amarela anuncia a abertura das inscrições para a 2ª edição da Residência Casa Amarela, um projeto que propõe uma imersão criativa voltada para a produção colaborativa de um EP com seis faixas inéditas. A novidade ...
Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...