Projeto FOCA abre inscrição para oficina de produção cultural e trará demonstração de trabalho

05 de Março de 2025

O projeto FOCA - Formação e Capacitação de Artistas, realizado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura por meio do Prêmio Aniceto Matti, continua no mês de abril. Após ter realizado três oficinas durante o mês de março, agora está com inscrições abertas para a quarta atividade, uma oficina de iniciação à produção cultural com foco na elaboração de projetos para o Aniceto Matti, que será ministrada pela produtora cultural Rachel Coelho nos dias 10, 11 e 12 de março, das 19h às 22h, no CAC Márcia Costa. O Aniceto Matti é um edital da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, que se tornou o mais importante mecanismo de fomento à arte e cultura na cidade, viabilizando dezenas de projetos por ano.


O objetivo da oficina é auxiliar os participantes a escreverem seus próprios projetos culturais para o próximo edital, em vias de ser publicado. Alguns conceitos básicos serão apresentados, bem como as regras do edital, o procedimento para emissão de documentos, os itens obrigatórios e opcionais, entre outros pontos. “Iremos discutir ideias, desejos, motivações, questões sociais e conversar para amadurecer os conceitos. Nesse processo, vamos falando sobre o que é a produção cultural, a figura do produtor, a importância e a responsabilidade que ele carrega em sua função, entre outros pontos importantes”, explica Coelho. A oficina se completa com um acompanhamento individual de cada proponente até o momento da inscrição. “Muitas pessoas têm dificuldades com o mecanismo do edital, então nossa proposta é mostrar o caminho das pedras. Obviamente, não garantimos a aprovação dos projetos, mas o mais importante é sempre dar o primeiro passo”, diz. 


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário do google, onde é possível solicitar o serviço de intérprete de Libras, caso necessário. Haverá uma seleção para definir os participantes e pessoas negras, indígenas, trans e travestis terão prioridade.


Demonstração 


Além da oficina, o projeto também realizará uma demonstração de trabalho com o ator Carlos Simioni, do renomado grupo Lume Teatro, de Campinas / SP. “Prisão para a liberdade” será apresentada no dia 15 de março, às 20h, no Teatro Barracão, com entrada gratuita e intérprete de Libras. 


Nesta demonstração, o ator aborda a própria trajetória junto ao Lume e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Ele também fala sobre o percurso desde a fundação do Lume, em 1985, seu encontro com os mestres de teatro, as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e elaboração de personagens e construção de cenas.

“Prisão para a Liberdade” já foi apresentada no Brasil, Estados Unidos, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.


Serviço:


Projeto FOCA - Formação e Capacitação de Artistas


Oficina “Iniciação à Produção Cultural com foco na elaboração de projetos para o Aniceto Matti" 

Com Rachel Coelho (2 Coelhos Comunicação e Cultura)

De 10 a 12 de março

Das 19h às 22h

Local: CAC Márcia Costa (Av. XV de Novembro, 514, centro, Maringá / PR)

Classificação indicativa: 16 anos 


Inscrições gratuitas em: 

https://docs.google.com/forms/d/1ay8huJ13cmZvKxG0t714SSfKhdcMdFKEvhHWTuMKflA/preview 


Demonstração de Trabalho “Prisão para a liberdade”*

Com Carlos Simioni - Lume Teatro (Campinas / SP)

Dia 15 de março às 20h no Teatro Barracão


*Haverá intérprete de Libras


Mais informações: @2coelhoscomunicacaoecultura


Produzido com verba de incentivo à cultura

Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti.

Você também pode gostar

Coletivo Pé Vermelho lança vídeo poemas do projeto Vídeo Verso
Já estão disponíveis no YouTube os dois primeiros vídeo poemas gravados pelo projeto Vídeo Verso, do Coletivo Pé Vermelho, viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti. No próximo dia 10, será lançado o terceiro dos cinco vídeos, todos criados por poetas de Maringá e regiã...
Exposição têxtil “Onde as mãos não tocam” entra na reta final
A exposição têxtil “Onde as mãos não tocam”, que está sendo realizada na Toca Espaço Cultural, está nos últimos dias. A visitação está aberta somente até o dia 28 de março, das 16h às 20h, com entrada gratuita. O projeto é idealizado por  Vitória Campan...
“Conversa entre tambores” fará apresentações com os grupos Abaredaiko, Sucena e Gakuto
Uma mistura inusitada e muito interessante entre os tambores da cultura afro-brasileira e o taiko japonês promete encantar o público em quatro apresentações que acontecerão a partir de 23 de março. Trata-se do projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, v...