Empresas que investem na cultura são reconhecidas pelo ICI

09 de Maio de 2025
Empresas que investem na cultura são reconhecidas pelo ICI

Mais uma vez o Instituto Cultural Ingá (ICI) reconheceu as empresas que investem na cultura local É o sexto ano que a entidade presta homenagem a empresas que fizeram renúncia fiscal no ano anterior em prol da área. Desta vez foram reconhecidas 19 empresas com o selo “Amiga da Cultura”: Alltech, Chanson Veículos, Construtora Sanches Tripoloni, Copel, Descarbonize, Eletroluz, FA Colchões, Fertipar, Master Print, Lowçucar, Mc Donalds, Plantcenter, Ricci Veículos, Sancor Seguros, Sicoob, Total Mix, Unimed, Usina Santa Terezinha e Virginia Distribuidora.

A cerimônia aconteceu na última terça-feira (dia 13) na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), onde também fica a sede do ICI.  O presidente do instituto, Cezar Couto, reforça a importância da cultura para o desenvolvimento da sociedade. “Com a renúncia fiscal, parte dos impostos fica na cidade e retorna para a própria comunidade, por meio de projetos como o Som da Banda, que oferece formação musical para crianças e adolescentes, e espetáculos como Paixão de Cristo”.

Apenas em 2024 as empresas maringaenses destinaram R$ 1,7 milhão para projetos apoiados pelo ICI e realizados por produtores e artistas locais. No total, as iniciativas impactaram mais de 70 mil pessoas. Mas o potencial de renúncia é muito maior, conforme reforçou o delegado da Receita Federal em Maringá, Marcos de Souza. “A Receita tem se empenhado para que empresários e cidadãos cumpram sua responsabilidade fiscal e social. A renúncia fiscal pode chegar a 12% do Imposto de Renda devido pelas empresas, sendo 4% pode ser destinado à cultura. Maringá ainda tem muito potencial de destinação”.

Já o prefeito Silvio Barros lembrou da importância do ICI “para potencializar ações culturais e artísticas da cidade. Sou um grande defensor da renúncia fiscal”. O presidente da Acim, José Carlos Barbieri, destacou a importância do reconhecimento às empresas que acreditam nas iniciativas fomentadas pelo ICI e pela Associação Comercial. “Abraçamos a causa desde o início em prol da economia criativa da cidade”.

Podem fazer a destinação as empresas que optam pelo lucro real, como a Usina Santa Terezinha. “A ideia sempre foi proporcionar à sociedade o acesso à arte e à cultura, utilizando uma parcela dos impostos que, em condições normais, se perderia na máquina do governo e não retornaria de forma integral ao município. Além disso, buscamos fomentar uma classe que tradicionalmente encontra dificuldades para acessar financiamento. Esse tipo de iniciativa nos insere na sociedade e não apenas somos um mero agente econômico. Nossos colaboradores, inclusive, se sentem parte, já que é por meio do trabalho deles que conseguimos realizar esse tipo de investimento”, destaca o gerente administrativo e fiscal, Roberto Cidade;

Durante o evento de homenagem foi assinada uma carta de intenções pelo ICI, Acim, prefeitura e Receita Federal para fomentar estratégias para potencializar as artes e a cultura locais.

Galeria de fotos

Alan Gaitarosso
162 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Projeto Conversa entre tambores é finalizado com vídeo documental
O projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi finalizado com a publicação de um vídeo documental sobre as ações promovidas desde fevereiro em Maringá. Com coordenação de Rosangela Kimura, gestora do Mem...
Espetáculo de teatro para as infâncias estreia em Maringá
No dia 13 de junho, às 15h no Teatro Reviver Magó,  estreia em Maringá o espetáculo para as infâncias “Onde encontro um lugar”, dirigido por Fernando Ponce, com Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano em cena. Livremente inspirado no livro “O Menino, a Toupe...
Documentário sobre o hip-hop em Sarandi está disponível no YouTube
O documentário “No ritmo das ruas - O Hip-Hop em Sarandi” já está disponível no YouTube, com legendas e audiodescrição. Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e dirigido por Ana Rodes (Brisadiana), o filme teve dois lançamentos presenciais, nos dias 27 de abril...