Gabriela Tornai abre sua primeira exposição individual

02 de Junho de 2025

No dia 10 de junho, a artista visual Gabriela Tornai inaugura sua primeira exposição individual. “Devaneios” ocupa o Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) até o dia 1º de julho. O público que está acostumado a acompanhar seu trabalho com  artes digitais nas redes sociais será apresentado a uma nova fase, com obras inéditas, produzidas com técnicas e materiais diversos e utilizando suportes inusitados.


Durante a pandemia, Gabriela viu sua arte ganhar projeção no universo digital, ultrapassando fronteiras e alcançando projetos internacionais, como a parceria com a Shein. Mas, à medida que o digital se tornava cada vez mais líquido e veloz, crescia também seu desejo de reconexão com o físico, com o tempo da matéria. "Devaneios" marca esse novo momento em sua trajetória. 


Contemplada pelo Prêmio Aniceto Matti, a exposição propõe um retorno ao toque, à presença e ao silêncio dos processos manuais. Por meio de materiais diversos, texturas táteis e composições que misturam o onírico ao orgânico, Gabriela convida o público a experimentar a imagem não apenas com os olhos, mas com o corpo inteiro, fazendo uma viagem por suas ideias e loucuras. “Fazer uma exposição é deixar uma pessoa te acessar, é uma exposição no sentido de se expor mesmo”, diz. 


Ela resgata desde seu processo na infância — a mãe conta que ela começou a desenhar aos 4 anos de idade, utilizando giz de cera e colando as obras na parede — até a juventude, com o impacto que o álbum “In the Zone”, de Britney Spears, teve em sua vida. “Esse álbum surgiu em um momento de grande vulnerabilidade e descoberta, e foi ali que eu tive certeza da minha identidade lésbica. ‘In the Zone’ foi combustível, espelho e abrigo”, conta.


Toda a comunicação visual do projeto, incluindo as fotos de divulgação, é atravessada por referências pop, como as divas Britney Spears e Madonna, cuja influência os seguidores de Gabriela nas redes sociais já conhecem. Essas referências, inclusive, são mostradas junto a rascunhos que escancaram o processo da artista, algo que ela sente falta nas exposições que acontecem na cidade. “As pessoas veem a obra de arte como algo muito imaculado. As exposições são muito certinhas e eu não sou assim”, diz.


Desapegada das regras e padrões das artes visuais, ela busca provocar (inclusive a si mesma), incomodar e promover reflexões. Mais do que uma nova fase, para ela "Devaneios" é também um ato de ousadia, um gesto de liberdade e de coragem em ser quem se é, sem medo. Por isso, rompe com a necessidade de controle, quebra regras, abandona o plano e mergulha no instinto. "Devaneios" é um convite a existir fora das molduras.

Gabriela Tornai é formada em Design de Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e encontrou no ambiente acadêmico um território fértil para a experimentação criativa. Durante sua formação, participou de grandes eventos e colaborou com empresas do setor, amadurecendo seu olhar estético e sua autonomia artística. Admira artistas de estilos bem distintos, que vão de Tarsila do Amaral a Os Gêmeos, o que diz muito sobre sua personalidade inquieta. 

O projeto também prevê uma oficina de colagem com a artista carioca Elisa Pessôa, que já atuou como diretora de arte na TV Globo. A oficina será no CAC, no dia 14 de junho, com acessibilidade em Libras. Serão 20 vagas, cinco delas destinadas exclusivamente para pessoas com deficiência auditiva. Haverá interpretação em Libras. As inscrições já estão abertas. A exposição contará com audiodescrição.


Serviço:

Exposição “Devaneios”, de Gabriela Tornai

De 10 de junho a 01º de julho das 9h às 17h

Local: CAC Márcia Costa (Av. XV de Novembro, 514, centro) 

Entrada gratuita

Classificação Livre


Mais informações no instagram @gabrielatornai_ 



Oficina Auto Recorte - oficina criativa de colagem

Com Elisa Pessôa

Dia 14 de junho, das 8h às 13h, no CAC Márcia Costa

Ao todo, são 20 vagas, sendo 5 delas destinadas exclusivamente para pessoas com deficiência auditiva. Haverá interpretação em Libras.


Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCvpS3fIgPetr_BAQ9g6nWApCt2NpuHfu56ZWaS-ZltCVL8Q/viewform 


Ficha Técnica:

Criação e direção artística: Gabriela Tornai

Produção: Vanderlei B. Junior

Acessibilidade: Cris Kenne

Registro fotográfico: Fernanda Belther e Luiza Faquinello

Registro em vídeo: Matheus Juvencio

Oficina: Elisa Pessôa

Assessoria de imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura / Rachel Coelho

Agradecimento especial: Gabriela Martins de Camargo Gaion e Rafael Gomes


Foto de divulgação: Luiza Faquinello


Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti




88 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Curso de operação de câmera está com inscrições abertas
A cidade de Maringá recebe o curso livre e gratuito "Olhar Atento para Contar uma História", formação voltada para operação de câmera no audiovisual. O projeto, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná com produção da plataforma educativa Narrativas de ...
Grupo Sucena promove oficina de Tambor de Crioula e Arraiá
No dia 12 de julho, a partir das 18h, o Ponto de cultura Centro Cultural Sucena vai sediar o Arraiá Afro Julino. O arraiá é uma festa popular que  promove e  valoriza a cultura afro-brasileira, preservando e difundindo suas tradições e fortalecendo a identidade cu...
Projeto Vivas - Culturas Populares abre inscrições para oficinas em Maringá, Sarandi e Paiçandu
O projeto “Vivas - Culturas Populares” pretende realizar sete meses de oficinas continuadas de Capoeira Angola, Jongo, Samba de Roda e Canto Popular nas cidades de Maringá, Sarandi e Paiçandu. Além da formação continuada com mestres/as e grupos locais, serão realizadas...