Curso de operação de câmera está com inscrições abertas

09 de Julho de 2025

A cidade de Maringá recebe o curso livre e gratuito "Olhar Atento para Contar uma História", formação voltada para operação de câmera no audiovisual. O projeto, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná com produção da plataforma educativa Narrativas de Impacto, é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal. São 50 horas de capacitação, com aulas on-line, encontros presenciais e master-classes exclusivas com profissionais do setor. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.  As aulas presenciais acontecem nos dias 18, 19 e 20 de julho, no CAC Márcia Costa. As inscrições serão encerradas assim que as vagas forem preenchidas. 

Destinado a iniciantes, atuantes na área e demais interessados, o curso busca descentralizar o acesso à formação técnica e criativa, promovendo a diversidade e fortalecendo redes audiovisuais fora dos grandes centros urbanos. A formação também será realizada nas cidades de Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Paranaguá e Curitiba.

O objetivo geral do curso é apresentar os fundamentos básicos da linguagem visual cinematográfica e as técnicas de captação de imagens para diferentes produções audiovisuais, capacitando participantes com conhecimentos essenciais para atuar na equipe de câmera de projetos audiovisuais.  

Formação acessível, descentralizada e diversa

“O curso é uma porta para conhecer e aprender mais sobre como a câmera olha para situações no cinema; uma introdução básica aos conceitos técnicos e reflexões críticas dos modos do olhar. Desejo que quem participe possa sair com vontade de colocar seus olhares em novas narrativas!”,  explica Isabella Lanave, fotógrafa e diretora de fotografia, e uma das ministrantes do curso.

“‘Olhar Atento para Contar uma História’" vem para despertar a escuta, o olhar sensível e a precisão técnica de quem deseja traduzir o mundo em imagens. É um convite para formar operadores de câmera que compreendam os enquadramentos, os contextos, as potências e as narrativas que emergem de cada território", comenta Di Florentino, produtor do projeto e um dos fundadores da plataforma Narrativas de Impacto.

Estrutura do curso

A formação combina aulas on-line assíncronas, plantões tira-dúvidas e encontros presenciais com atividades práticas (como montagem, desmontagem, operação de equipamentos e gravação de cenas), além de master-classes exclusivas com especialistas em operação de câmera.

O curso tem foco no desenvolvimento de competências técnicas e criativas, permitindo que as pessoas participantes atuem em diferentes produções audiovisuais, ampliem seu repertório visual e criem suas próprias narrativas.

Ao final, cada participante deverá desenvolver um projeto prático: a gravação de uma cena de até um minuto, aplicando os conhecimentos adquiridos durante a formação. Os vídeos serão apresentados na última aula presencial. A certificação será concedida para quem atingir 70% de presença e participação nas atividades. 

Serviço:

Curso gratuito de operação de câmera – Olhar Atento para Contar uma História
Inscrições abertas até preenchimento das vagas

Módulos presenciais serão realizados entre os dias 18 e 20/07, das 9h às 17h

Local: CAC - Centro de Ação Cultural Márcia Costa (Sala 6)

Avenida XV de Novembro, 514 - Zona 01.

Carga horária: 50 horas | Aulas on-line e presenciais
Inscrições e mais informações: Instagram: @narrativasdeimpacto

Este é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.

170 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

2ª edição da Residência Casa Amarela está com inscrições abertas
Após o sucesso da primeira edição, a Produtora Casa Amarela anuncia a abertura das inscrições para a 2ª edição da Residência Casa Amarela, um projeto que propõe uma imersão criativa voltada para a produção colaborativa de um EP com seis faixas inéditas. A novidade ...
Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...