Ruma Lab promove formação artística gratuita e acessível em Maringá

30 de Julho de 2025

O Ruma Lab – Laboratório de Sobreposições das Artes Visuais, Design, Artes Gráficas e Audiovisual é um projeto formativo inovador de Maringá que lança sua primeira edição com uma programação intensa e gratuita voltada à formação e capacitação artística e cultural. Com início no dia 16, o projeto oferece mais de 100 horas de atividades ao longo de nove dias, incluindo oficinas, rodas de conversa, bate-papos, exposições e encontros com artistas da região.

A cerimônia de abertura será a partir das 16h, na Vila Olímpica, com show da banda Cambaia, discotecagem com DJ Maria Maria e a atração nacional “A Espetacular Charanga do França”. Na segunda fase, a partir de 29 de setembro, haverá seis dias de oficinas e outras atividades, culminando com a cerimônia de encerramento que inclui uma exposição final e um encontro de artistas gráficos, celebrando os resultados dessa imersão criativa coletiva. Somente para as oficinas e para a feira será necessária inscrição prévia.

Idealizado por Felipe de Moraes (Momo), Lua Specian e Pedro Marques, o Ruma Lab tem como objetivo principal descentralizar e democratizar o acesso à cultura e estimular a criação artística coletiva. Viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, inscrito na categoria “Ações Educativas para a Cultura”, o projeto propõe uma imersão em diferentes linguagens visuais, utilizando metodologias acessíveis, afetivas e colaborativas.

Com uma equipe diversa de artistas e educadores, o projeto oferecerá dez oficinas para jovens e adultos e duas voltadas ao público infantil, além de duas rodas de conversa, dois bate-papos, um encontro de artistas gráficos, exibição de produções audiovisuais locais e uma exposição com os trabalhos realizados durante as oficinas. “Queremos oferecer formação de qualidade, mas sem aquele formato engessado. É mais sobre trocar ideia, meter a mão na massa e descobrir novas formas de se expressar. Abrir espaço para que as pessoas possam experimentar, aprender e criar juntas, de um jeito livre e acessível. A proposta é fortalecer a cena cultural daqui, dar acesso para quem não costuma ter, e valorizar tanto quem já está na caminhada quanto quem está chegando agora”, explica o produtor, Felipe de Moraes. 

Para a curadora Lua Specian, o projeto é também uma oportunidade de dar visibilidade à produção artística independente, fortalecendo a cadeia produtiva criativa local. “Em um cenário onde a visibilidade é um desafio para a produção artística independente, temos a chance de promover e evidenciar novos e velhos talentos, impulsionando a circulação e o reconhecimento dessas criações, com um olhar acentuado para a formação continuada e as produções autorais”, diz.

O evento conta ainda com uma política de inclusão: 20% das vagas são reservadas para pessoas LGBTQIA+, negras e com deficiência, e 10% para beneficiários de programas sociais. Todas as atividades terão tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o espaço será acessível a pessoas com deficiência física.

Além da formação, o Ruma Lab também se posiciona como um espaço qualificado para artistas, designers e profissionais do audiovisual exporem, comercializarem seus trabalhos e se conectarem com o público. Com essa proposta inovadora, o Ruma Lab pretende deixar uma marca na cena cultural de Maringá e região, promovendo inclusão, ampliando as oportunidades de formação artística e fortalecendo a cultura local.


Serviço:

Programação do Ruma Lab

Rodas de Conversa: 


Dia 16/08 - a partir de 16h

1ª roda: Mercado das Artes Gráficas: caminhos para não criar por necessidade

Mediação: Roberta Stubs

Convidados: Grafatório (Londrina) e Elisa Riemer


2ª roda: Carnaval: como nosso maior evento fomenta a Cultura

Mediação : Guilherme Mendonça

Convidados: Thiago França ( Espetacular Charanga do França), Chá de Lírian (KIKA) e Oriana Perin (Bloco Bumbum de Ouro)


Dia 04/10
3ª roda: Pontos de Cultura e Festas Populares

Mediação: Isadora Yalodê
Convidados: Casa Luanda, Alma Brasil (Londrina) e Coletivo Quizomba (Londrina)


4ª roda: Cenografia e Interatividade de Público
Mediação: A DEFINIR

Convidados: Bruno Caldi (Bcaldi - Londrina) e Adelino Santos (Hash Produções)


Oficinas:


- “Identidade Visual para Projetos Culturais” com  Felipe Augusto (Indião)

- “Lambezines Tipoxerográficos – Oficina de Experimentação em Tipografia e Xerografia” com  Grafatório 

- Oficina “Criação e Produção de Fotozines” com Karina Rampazzo

- Workshop de Intervenção Urbana + Oficina de Lambe Lambe para Crianças com Lua Specian

- “CINEOLHO: O Cinema Não Domesticado” com Maikon Nery

- “Produção de Festival de Cinema” com Marina Bigardi

- Oficina de Xilogravura com Nós da Madeira

- “Quintal - Stop Motion para Pequenos” com Rafael Tolújì

- “Ilustração/Colagem” com Gabriel de Menezes

- “História em Quadrinhos” com Allan Sieber

- “Carimbos” com Neto Bueno


Atrações Artísticas:

Dia 16/08
- Dj Maria Maria
- Atração Local: Cambaia

- Atração Nacional: A Espetacular Charanga do França



Mais informações em @rumalab44 e https://www.rumalab.com


PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL.

103 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...