Exposição Ao Toque Delas

26 de Agosto de 2025

“Ao Toque Delas” inaugura a primeira exposição com guias táteis em Maringá

Maringá recebe, pela primeira vez, uma exposição de artes visuais totalmente pensada para a fruição do público cego e com baixa visão. A mostra “Ao Toque Delas” será aberta no dia 21 de agosto, às 19h30, no Centro de Ação Cultural (CAC) Márcia Costa, e ficará em cartaz até 09 de setembro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.

A exposição apresenta obras das artistas Elisa Riemer, Izabela Bombo, Jaqueline Nascimento e Kênia Bergo, todas de Maringá, em diálogo com o tema “Vivências do Feminino”. Para tornar a experiência acessível e sensorial, cada obra é acompanhada por guias táteis, que permitem a exploração das formas, volumes e texturas, além de audiodescrições gravadas que conduzem o toque do visitante.

A criação dos guias táteis foi realizada pelas artistas Carla Guizelini e Rafaely Parma, junto ao produtor Renan Parma e do diretor de acessibilidade Alan Gaitarosso. O processo contou com visitas a exposições acessíveis em São Paulo, estudos de diferentes técnicas e materiais, prototipagem e testes até a definição das peças finais. Os guias utilizam recursos como cerâmica fria, madeira, tecidos, grama sintética, algodão, verniz vitral e elementos aplicados para representar aspectos visuais das obras originais.

O projeto também contou com a consultoria da professora Maysa Ladeira, que realizou a validação dos textos em braille e fez os ajustes finais das audiodescrições.

Para Alan Gaitarosso, diretor de acessibilidade do projeto, a iniciativa marca um passo importante para a cena cultural da cidade:

“Estamos muito felizes em oferecer uma experiência inédita em Maringá. Os guias táteis e a audiodescrição não são apenas ferramentas de acessibilidade, mas também ampliam a forma como todos podem se relacionar com a arte. Acreditamos que o acesso cultural deve ser pleno e diverso, e esta exposição é uma forma de reafirmar esse compromisso.”

A realização é da Arena das Artes e da Cia Forféu, com apoio da Prefeitura de Maringá, por meio do Prêmio Aniceto Matti – Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 11.200/2020.

 

Ficha Técnica

Artistas: Elisa Riemer, Izabela Bombo, Jaqueline Nascimento e Kênia Bergo

Criação Tátil: Carla Guizelini e Rafaely Parma

Consultoria em Audiodescrição: Maysa Ladeira

Produção: Renan Parma

Direção de Acessibilidade: Alan Gaitarosso

Audiodescrição: Barbara Bittencourt

Produção de áudio: Casa Amarela

Identidade Visual: Angélica Gonçalves

Divulgação: Madá Criativa

Realização: Forféu Atividades Artísticas e Arena das Artes

Apoio: Prefeitura de Maringá – Prêmio Aniceto Matti

 

Assessoria de Imprensa: Ana Paula Brandão

(11) 93430-2266

contato@madacriativa.com.br

Alan Gaitarosso
177 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...
UST Cultural 2025 define projetos vencedores
Em parceria com o Instituto Cultural Ingá, a Usina Santa Terezinha realizou o 2º Chamamento UST Cultural. Lançado em maio deste ano, o instrumento teve como objetivo ampliar o alcance das ações culturais nos territórios atendidos pela Empresa, por meio da renúncia fiscal ...