Exposição 'Face Superfície' abre dia 19 com retratos bordados de artistas locais

15 de Setembro de 2025

Fica em cartaz entre os dias 19 de setembro e 18 de outubro a exposição “Face Superfície”, uma colaboração entre o fotógrafo de cena Renato Domingos, o artista multimídia Thiago Caleffi e a produtora cultural Rachel Coelho, da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A mostra traz 12 retratos de artistas locais com intervenção em bordado. A abertura será na próxima sexta-feira, 19, às 20h, na sala de exposições do Teatro Calil Haddad.  

“O projeto foi concebido no primeiro semestre do ano passado, durante uma reunião para definição do conceito da identidade visual da mostra cultural Só em Cena.O cartaz seria feito por uma colab entre os dois artistas, mas conversando, surgiu a ideia desse novo projeto de exposição. O cartaz acabou sendo apenas com uma fotografia feita por Renato Domingos e inscrevemos a exposição de fotos bordadas no edital do Convite às Artes Visuais. O projeto foi contemplado em primeiro lugar”, explica a produtora Rachel Coelho, idealizadora do projeto.  

A ideia de “Face Superfície” veio de Thiago Caleffi, cujas intervenções partiram dos seguintes questionamentos: "o que sobra do personagem na face do artista?" Onde está o limite entre o artista e o personagem? Onde um invade o outro? Depois que o ator sai do personagem, o que sobra nessa face, nessa identidade? Quais podem ser os resquícios dessa identidade outrora emprestada?

Os relatos escritos pelos artistas em um formulário foram livremente traduzidos em linhas e bordados, numa linguagem poética e lúdica, na intenção de registrar na superfície do retrato o que foi criado em um processo intenso de internalizar e externalizar. A ideia foi partir das experiências individuais com os personagens que cada um deles já incorporou e temos aqui um resultado para a livre interpretação do público. 

Os artistas

Renato Domingos é fotógrafo desde 2013, quando se tornou colaborador do Teatro Universitário de Maringá (TUM), documentando apresentações, ensaios, leituras e making ofs. Foi fotógrafo oficial da Só em Cena em 2016, 2017, 2018, 2022 e 2024, tendo fotografado mais de 80 espetáculos, cenas curtas e performances, alguns nacionalmente premiados. Desde então, possui extensa experiência em fotografar espetáculos, seja nas apresentações, seja para criar imagens de divulgação. Em 2018, participou da exposição coletiva “Olhares sobre Cléo” no Convite às Artes Visuais. Em 2022 realizou sua primeira exposição individual de fotografias, intitulada “Pé no Palco: Cenas Teatrais em Preto e Branco”, também pelo Convite. 

Já Thiago Caleffi formou-se na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2015–2017), no Rio de Janeiro, período em que também trabalhou como assistente de artistas e designers, além de desenvolver projetos como diretor de arte e artesão para espetáculos de bonecos, teatro de sombras e curta-metragem. Nesse mesmo período, a convite do Ministério Público do Acre, ministrou oficinas no programa Viver Para Servir, voltado à formação sensível dos colaboradores da instituição. Em 2018, mudou-se para Salvador (BA), dedicando-se integralmente à sua produção autoral, momento em que a arte têxtil se consolidou como linguagem central em seus trabalhos. Participou de feiras de arte na cidade e integrou o coletivo Bordaduras Contemporâneas, grupo de artistas que explorava o bordado como linguagem artística

Tem experiência com ilustração de livro (“A última vez que duvidei de mim”, de Michelle Joaquim) e de poemas desta mesma autora, expostos em pontos de ônibus da cidade por meio do edital Arte Ponto a Ponto – Lei Aldir Blanc. Além disso, já atuou com direção de arte, oficinas, monitoria de exposições e exposições coletivas, sendo uma delas a “Bordaduras Contemporâneas” no MAB - Museu de Arte da Bahia, em 2019. Expôs seus trabalhos na FLIM – Festa Literária Internacional de Maringá de 2022 e realizou a exposição virtual “Gênero: não identificado”. 


Ficha Técnica: 

Face Superfície

Artistas: Renato Domingos e Thiago Caleffi

Artistas retratados: Aline Luppi Grossi, Bárbara Bittencourt, Kênia Bergo, Leonardo Fabiano, Renan Ghiraldi, Renan Parma, Roriê Gimenes e Vanderlei Junior.

Assistente de Fotografia e Registro em Vídeo: Felipe Halison / IDX Pro

Expografia e Montagem: Leonardo Fabiano, Rachel Coelho e Thiago Caleffi 

Arte de Divulgação: Thiago Caleffi

Coordenação de Produção e Assessoria de Imprensa: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura 


Serviço:

Exposição Face Superfície

Renato Domingos e Thiago Calleffi

De 19 de setembro a 18 de outubro de 2025

Local: Museu de História e Arte Hélenton Borba Cortes, no Teatro Calil Haddad

Endereço: Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500, zona 5

Horário de visitação: de segunda a sexta das 8h às 21h, sábados e domingos das 8h às 18h

Entrada gratuita

Classificação Livre


O projeto “CONVITE ÀS ARTES” é uma iniciativa da Prefeitura do Município de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

4 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Ruma Lab abre inscrições para 11 oficinas gratuitas
Estão abertas as inscrições para as 11 oficinas do Ruma Lab – Laboratório de Sobreposições das Artes Visuais, Design, Artes Gráficas e Audiovisual, projeto formativo inovador de Maringá. As oficinas acontecerão entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro, sempre de fo...
Peça de teatro sobre cooperativismo circula por seis cidades do Paraná
Depois de circular por dez cidades paranaenses em 2022, o espetáculo “Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas, realiza uma nova circulação por mais seis cidades do Estado, começando por Astorga nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Casa da Cultura Centro Cultural E...
Encontro com empresários reúne debate sobre cultura e renúncia fiscal
Na manhã de hoje, o Instituto Cultural Ingá promoveu um almoço com 30 grandes empresários de Maringá, potenciais patrocinadores via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), na sede da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá.O encontro contou com o apoio ...