Após o sucesso da primeira edição, a Produtora Casa Amarela anuncia a abertura das inscrições para a 2ª edição da Residência Casa Amarela, um projeto que propõe uma imersão criativa voltada para a produção colaborativa de um EP com seis faixas inéditas. A novidade é que neste ano podem se inscrever artistas de toda a região noroeste do estado.
A iniciativa, viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc - PNAB, acontece entre os dias 13 e 19 de janeiro de 2026, em uma chácara na região de Marialva, e convida músicos, instrumentistas, beatmakers, cantores e cantoras a mergulharem em uma experiência de criação coletiva com duração de uma semana.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de dezembro, por meio do preenchimento de um formulário online. Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos, morar na região noroeste do Paraná há pelo menos um ano, comprovar atuação na área da música e ter disponibilidade total para participar da residência durante toda a semana.
O resultado deve ser enviado por e-mail aos participantes e anunciado pelo instagram @casaamarelarec até o dia 22 de dezembro. Serão selecionadas oito pessoas, que receberão uma bolsa de R$1.000,00, além de todo o suporte técnico e artístico para a criação das faixas, com o acompanhamento dos profissionais de produção musical Ariadine Gomes, Nicholas Emmanuel e Chá di Lirian.
Os participantes farão oficinas de escrita com Mayara Blasi, de instrumentos virtuais com Chá di Lirian, de expressão corporal com Bianca Cristina, de prática de grupo com Victor Lovato e de técnica vocal com Ariadine Gomes. As músicas produzidas serão devidamente cadastradas em uma das sete associações vinculadas ao Ecad, garantindo os direitos autorais de cada participante. O álbum gravado está previsto para ser lançado em abril, contando com videoclipes e recursos de acessibilidade.
Todos os detalhes do projeto serão apresentados no dia 13 de novembro, em um evento de lançamento que acontecerá às 19h, no CAC Márcia Costa, com a presença dos produtores musicais do projeto. À equipe da primeira edição, formada por Nicholas Emmanuel, Chá di Lirian e Ariadine Gomes, juntou-se Matheus Rossato, para contribuir com os arranjos musicais. Para esse evento não é necessário inscrição, basta comparecer.
Sobre a Residência
A ideia de promover uma “residência musical” surgiu de uma conversa despretensiosa entre Nicholas, Lirian e Bárbara. Inspirados no desejo de impulsionar artistas locais e na paixão pela criação colaborativa, a proposta se consolidou como uma maneira de democratizar o acesso à produção musical e valorizar os talentos da região.
O objetivo é valorizar o trabalho dos participantes e facilitar o acesso à produção musical profissional, criando um espaço inclusivo e colaborativo. É uma chance para os artistas aprenderem juntos, compartilharem experiências e transformarem ideias em trabalhos ainda mais ricos.
Assim como ocorreu na primeira edição, a divisão das faixas será definida ao longo do processo criativo, mas já se sabe que não será uma faixa para cada artista; ao contrário, todos terão a chance de contribuir e participar em diferentes músicas.
“Acredito que, depois de ter feito uma primeira vez, a gente vai amadurecendo o projeto, entendendo os pontos que deram certo e desenvolvendo tudo com mais clareza. O que mudou foi a experiência de já ter feito uma vez e essa é uma chance de fazer ainda melhor”, comenta a produtora executiva Bárbara Bittencourt.
Ficha Técnica:
Produção Executiva: Bárbara Bittencourt
Produção Logística: Felipe de Moraes
Produção Artística: Isadora Cecília
Direção Musical: Ariadine Gomes
Produção Musical: Chá di Lirian e Nicholas Emmanuel
Auxiliar de Produção e Pós-Produção Musical: Rossato
Foto e Vídeo: Matheus Juvêncio e Gabi Soares
Acessibilidade: Renan Parma
Direção de Arte: Guilherme Veneral
Identidade Visual: Naju Campos
Assessoria de Marketing: Fernando Souza - Maringaense Cultural
Social Media: Dayhara Martins
Assessoria de Imprensa: Rachel Coelho - 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Serviço:
Residência Casa Amarela - 2ª edição
De 13 e 19 de janeiro de 2026
Inscrições pelo link: https://forms.gle/qAR4rDpCovKASP2E7
Mais informações no instagram @casaamarelarec
PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA - GOVERNO FEDERAL