Curso do ICI atende artistas e produtores culturais de todos os segmentos artísticos

27 de Abril de 2023

Nos dias 17 e 19 de abril o Instituto Cultural Ingá ofereceu o curso “Lei Federal de Incentivo à Cultura – Elaboração e Enquadramento de Projetos”, ministrado pelo gestor, produtor cultural e consultor seniôr do ICI, Alan Gaitarosso, na sede da Acim – Associação Comercial e Empresarial de Maringá.

Quase 30 artistas e produtores culturais de todos os segmentos artísticos participaram dos dois dias de curso, vindos de Maringá, mas também de cidades da região. “Tivemos participantes que nunca enquadraram um projeto e que conheciam pouco sobre o mecanismo, participantes que estão executando projetos, mas não foram os responsáveis pela elaboração e querem fazer os próximos, e pessoas que já haviam feito o curso há alguns anos, mas não tiveram a oportunidade de colocar projetos na época e agora estão se requalificando para tentar”, explica Gaitarosso. Para ele, essa demanda foi motivada pela troca de governos. “A classe artística estava desmotivada com os caminhos seguidos pela gestão anterior e a troca do comando do executivo, aliada à nova Instrução Normativa, reestabeleceu a confiança e a motivação”, avalia.

O foco do curso foi abordar os principais pontos da nova Instrução Normativa, dando dicas de como estruturar os projetos e chamando a atenção para algumas situações importantes na hora da prestação de contas. “Achei o curso muito bom. Foi bem prático, principalmente no segundo dia, porque o Alan foi dando exemplos, simulando como se a gente estivesse colocando um projeto na plataforma. Deu dicas de como o projeto pode ser melhor avaliado e para que a gente consiga se inscrever sem percalços, entendendo alguns macetes que só quem já está fazendo isso há algum tempo vai ter noção”, comenta a atriz e produtora Jéssica Fiñana, que destaca, ainda, a importância de uma formação como esta ser gratuita. “Pluraliza esses espaços de fazedores e produtores de cultura e dá oportunidade para que mais pessoas tenham acesso a essas informações e consigam escrever seus projetos. São informações de interesse público”, reforça.

Para a veterana atriz e escritora Majô Baptistoni, o curso foi de grande importância. “Além de orientar os artistas e produtores culturais na construção de seus projetos, instruindo de forma teórica e prática, o curso também funciona como um incentivo, pois esse profissional muitas vezes tem dificuldade em transformar suas ideias em projetos e com o curso descobre que isso é totalmente viável”, diz, parabenizando os realizadores.

A produtora audiovisual e conselheira de cultura Thayse Fernandes concorda que essas iniciativas são muito importantes para o setor cultural da cidade. “Fiquei surpresa com os números apresentados pelo ICI”, revela. “Eu tenho muitos projetos em desenvolvimento e espero poder contar com o Instituto para realizá-los”, completa. E esse é mesmo um dos objetivos. “Esperamos que os participantes sigam com o enquadramento dos seus projetos e que, para os próximos meses, tenhamos mais projetos em captação”, afirma o presidente do ICI, George Coelho.

O ICI está preparando novas oportunidades de formação e todos que desejarem o apoio da entidade na captação de recursos precisa passar por essas atividades de profissionalização na gestão de seus projetos.

Você também pode gostar

Grupo Batucar promove espetáculo musical utilizando instrumentos não convencionais
No próximo dia 24, o grupo Batucar estreia seu segundo espetáculo musical em Maringá, intitulado “Arritmia”, promovendo seis apresentações gratuitas nos dias 24, 25, 26 e 31 de maio e 01º e 02 de junho, sempre às 20h, na A Toca Espaço Cultural. A proposta é ressig...
Maringá tem dois projetos contemplados na categoria de longa-metragem no edital estadual da Lei Paulo Gustavo
Por Eliton OliveiraMaringá teve dois projetos contemplados na categoria de longa-metragem no edital estadual da Lei Paulo Gustavo: “Irmãs de Sangue” ficou em terceiro lugar, e “Não Volte Para Casa” em quarto lugar. A categoria de longa-metragem vai premiar cada um dos...
Filme maringaense ‘A Cápsula’ é selecionado para o festival internacional Olhar de Cinema, em Curitiba
O telefilme “A Cápsula”, com roteiro e direção de Ribamar Nascimento, foi selecionado para participar do Olhar de Cinema, festival internacional que acontece entre os dias 12 e 20 de junho em Curitiba. O anúncio dos selecionados foi feito na manhã desta terça-feira, ...