Selo Empresa Amiga da Cultura 2022 foi concedido pelo ICI a 24 empresas locais

11 de Agosto de 2023

No dia 27 de abril o Instituto Cultural Ingá (ICI) promoveu a 4ª Noite de Queijos e Vinhos. Na ocasião, empresas que fizeram investimento à cultura maringaense ao longo do ano de 2022 foram homenageadas com o prêmio Empresa Amiga da Cultura. Receberam o troféu: Aldo Solar, Arilu, Acim, CPA Trading, Cocamar, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Cooper Card, Dicomp, FA Maringá, Fertipar, Fortgreen, Lowçucar, Maringá Park Shopping Center, Masterprint, Nipponflex, Pasa, Planti Center, Prefeitura do Município de Maringá, Shopping Avenida Center, Sicoob, Totalmix, Triângulo, Usina Santa Terezinha e Virginia.

“O papel do ICI é sensibilizar as empresas e profissionais sobre a importância desse recurso e a forma como ele pode ser conduzido para esses projetos. O evento foi muito importante para fazermos um reconhecimento a todos os apoiadores da cultura, por meio das ações promovidas pelo Instituto. Agradecemos a todos os nossos apoiadores”, comemora o presidente do Instituto, George Coelho.

“Começamos a apoiar os projetos voltados à cultura principalmente pelo incentivo fiscal. Foi o que nos motivou a fazer nosso primeiro aporte, que foi em 2022, e o ICI foi a ponte que nós precisávamos para encontrar os projetos. A gente consegue abrir as portas para enxergar esse mundo novo. Nós somos uma empresa do agro e muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente acaba passando batido nessa questão cultural. Abriu um leque pra nós conhecermos onde que chegam esses recursos, que antes a gente não via, simplesmente recolhia o DARF e não sabe onde vai parar. Foi o primeiro ano e a gente espera que essa parceria se alongue”, conta Franciele Dalla Rosa Tostes, gerente financeira da Planti Center.  

“A renúncia fiscal é tanto para pessoas jurídicas de lucro real, que podem destinar 4% do imposto de renda devido, quanto para pessoas físicas, que podem destinar até 6% do imposto devido. É importante lembrar que não é uma doação e sim uma destinação, um repasse. O dinheiro não sai do bolso, você está tirando do imposto que iria pros cofres públicos da União e está deixando aqui na nossa cidade, nas nossas instituições, transformando entidades, transformando pessoas através da cultura e das artes”, comenta o presidente do Sincontábil – Sindicato dos Contabilistas de Maringá, Andrey Marlon Bueno dos Santos. “Eu gostaria de convidar todos os nossos contabilistas, nossos contadores, para incentivarem seus clientes, empresários, a fazerem essa renúncia fiscal, essa destinação, para projetos da nossa cidade, através do Instituto Cultural Ingá. Nós do Sincontábil estamos sempre apoiando e sempre à disposição para que esses projetos sejam cada vez mais realizados em nossa cidade”, diz.

O selo “Empresa Amiga da Cultura” é uma premiação anual e pode ser adicionado aos materiais institucionais e aos balanços sociais e de marketing das empresas, agregando valor à marca. Recentemente, em uma reunião online, a iniciativa foi elogiada pelo secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Henilton Menezes. Ele revelou que o MinC também tem um projeto de reconhecer as empresas e proponentes em âmbito federal.

 

Você também pode gostar

Maringá tem dois projetos contemplados na categoria de longa-metragem no edital estadual da Lei Paulo Gustavo
Por Eliton OliveiraMaringá teve dois projetos contemplados na categoria de longa-metragem no edital estadual da Lei Paulo Gustavo: “Irmãs de Sangue” ficou em terceiro lugar, e “Não Volte Para Casa” em quarto lugar. A categoria de longa-metragem vai premiar cada um dos...
Filme maringaense ‘A Cápsula’ é selecionado para o festival internacional Olhar de Cinema, em Curitiba
O telefilme “A Cápsula”, com roteiro e direção de Ribamar Nascimento, foi selecionado para participar do Olhar de Cinema, festival internacional que acontece entre os dias 12 e 20 de junho em Curitiba. O anúncio dos selecionados foi feito na manhã desta terça-feira, ...
Espetáculo teatral ‘Não me chame de mãe’, que aborda a culpabilização materna, faz estreia nacional
“Não me chame de mãe”, monólogo de Carolina Damião com direção cênica e artística de Luciana Navarro, estreia dia 14 de maio no Teatro Barracão e realiza outras cinco apresentações gratuitas em Maringá, nos dias 15 de maio, e em junho nos dias 6, 7, 13 e 14. O ...