Solo bilíngue para crianças começa circulação por 10 cidades da região

04 de Março de 2024

O espetáculo teatral “Uma história que não se conta: Ernesto e eu”, solo do ator Renan Parma, fará uma circulação por 10 cidades paranaenses, começando por Aquidaban (distrito de Marialva), Sarandi, Mandaguari, Santa Isabel do Ivaí e Santa Cruz de Monte Castelo nos dias 6, 7, 8, 13 e 15 de março, respectivamente. No espetáculo, Parma interpreta em português e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sob a direção de Andresa Viotti. A peça tem classificação livre e duração de 40 minutos.

Direcionada especialmente para as crianças, a montagem abre diálogo com o público sobre o direito de existir da forma como somos sem qualquer tipo de preconceito. Sensível a questões interpessoais, busca abordar temas como tristeza, bullying, sentimento de perda, solidão e amizade. A dramaturgia surgiu inspirada no livro “Ernesto”, de Blandina Franco, e tem a produção da Cia Forféu. 

Montado originalmente pelo Prêmio Aniceto Matti, o espetáculo aconteceu no formato online em 2021 e agora ganha uma remontagem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, que irá viabilizar as apresentações sempre gratuitas.

"A nova roupagem do espetáculo caminha ao encontro de um ambiente lúdico, aconchegante e acolhedor. Por meio de brincadeiras e memórias compartilhadas, a peça busca interagir com o público infantil de igual pra igual, olhando nos olhos e respeitando as vivências particulares de cada criança. Embora seja um espetáculo que fala sobre "dores", procuramos fazer isso de forma poética e sensível", comenta a diretora, Andresa Viotti.

“A versão online foi construída a partir da metáfora da janela, seja a janela da casa ou do computador. Agora na versão presencial, o espetáculo retoma a ideia original do encontro e da superação das diferenças por meio do estado de brincadeira”, explica o ator e idealizador do projeto. Até o mês de abril o espetáculo ainda deve visitar cidades como Loanda, Rondon, Querência do Norte e São Manoel do Paraná.

 

Serviço:

“Uma história que não se conta – Ernesto e eu”

·      Dia 6 de março às 10h na Escola Municipal José Garbugio (Avenida Marialva, 284), em Aquidaban.

·      Dia 7 de março às 14h no Colégio Estadual Cívico-Militar Vereador Luiz Zanchin (Av. João Fragall, 144, Pq. São Pedro), em Sarandi.

·      Dia 8 de março às 10h na Escola Municipal Professora Yolanda Cercal da Silva (Rua Manoel Antunes Pereira, 1132), em Mandaguari.

·      Dia 13 de março às 15h no Centro Cultural Alberto Pacheco (Rua Professora Dulce Cristi, 1170 – Centro), em Santa Isabel do Ivaí.

·      Dia 15 de março às 14h na Casa da Cultura Monteiro Lobato (Rua das Guianas, s/n), em Santa Cruz de Monte Castelo.

 

Ficha Técnica:

Direção: Andresa Viotti

Ator: Renan Parma

Consultoria em Libras: Danieli Miki

Produção: Forféu Atividades Artísticas                                                                                                                                   

Produção executiva: Alan Gaitarosso

Cenografia: Carla Guizelini e Rafaely Parma

Figurino: Carla Guizelini e Rafaely Parma

Identidade Visual: Art Of Primavera

Comunicação: Madá Criativa

Fotos Still: Lírica Aragão                                                                                                                                         

Assessoria de Imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Teaser e entrevistas: IDX Produções Artísticas                                                                                                                                          

Intérprete de Libras: Francielle Lopes

Apoio: Arena das Artes

 

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil

Apoio: Arena das Artes

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá e ACIM

Realização: Cia Forféu e Ministério da Cultura.

Você também pode gostar

Maringá tem dois projetos contemplados na categoria de longa-metragem no edital estadual da Lei Paulo Gustavo
Por Eliton OliveiraMaringá teve dois projetos contemplados na categoria de longa-metragem no edital estadual da Lei Paulo Gustavo: “Irmãs de Sangue” ficou em terceiro lugar, e “Não Volte Para Casa” em quarto lugar. A categoria de longa-metragem vai premiar cada um dos...
Filme maringaense ‘A Cápsula’ é selecionado para o festival internacional Olhar de Cinema, em Curitiba
O telefilme “A Cápsula”, com roteiro e direção de Ribamar Nascimento, foi selecionado para participar do Olhar de Cinema, festival internacional que acontece entre os dias 12 e 20 de junho em Curitiba. O anúncio dos selecionados foi feito na manhã desta terça-feira, ...
Espetáculo teatral ‘Não me chame de mãe’, que aborda a culpabilização materna, faz estreia nacional
“Não me chame de mãe”, monólogo de Carolina Damião com direção cênica e artística de Luciana Navarro, estreia dia 14 de maio no Teatro Barracão e realiza outras cinco apresentações gratuitas em Maringá, nos dias 15 de maio, e em junho nos dias 6, 7, 13 e 14. O ...