Conheça os projetos aptos a captarem recursos via Lei de Incentivo à Cultura

04 de Setembro de 2020

O incentivo fiscal é um instrumento usado pelo Governo para estimular atividades específicas, por prazo determinado, e constitui-se em uma forma de uma empresa realizar a destinação de uma parte dos impostos, que já seriam pagos por ela, e direcionar os recursos para o desenvolvimento de projetos culturais.

Em Maringá, o Instituto Cultural Ingá (ICI) é a única agência de fomento à Cultura que alinha projetos a empresas de Maringá e região. A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá.

O trabalho da entidade consiste em capacitar produtores culturais e viabilizar projetos culturais por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A principal atividade é contatar empresários para que conheçam o portfólio de projetos aptos a captação. Assim, diante o planejamento estratégico, as empresas destinam para projetos que estejam mais alinhados aos seus objetivos. Conheçam os projetos que contam com o fomento do ICI.

Paixão de Cristo

Durante o período da Quaresma Cristã, são realizadas duas apresentações da encenação da Paixão de Cristo. As apresentações são realizadas, gratuitamente, em frente à Praça da Catedral Metropolitana Menor Nossa Senhora da Glória, local de vivência da comunidade de Maringá.

Eu te conheço?

A peça infantil é inspirada no livro “A Vida Intima de Laura”, da autora Clarice Lispector. O espetáculo aborda os perigos da exposição de crianças nas redes sociais. O grande diferencial do projeto é que os próprios atores farão a interpretação para libras. Uma oficina sobre a aplicação do teatro com libras para professores e estudantes da rede pública de ensino também está no esboço.

Auto de Natal

O projeto encena a história do nascimento do Menino Jesus a partir da ótica de um pioneiro do Norte do Paraná, usando para isso elementos da cultura regional. Serão realizadas apresentações de artes cênicas que acontecerão em praça pública na cidade, além da montagem do presépio oficial com grandes dimensões. O acesso será totalmente gratuito.

Só em Cena

A Só em Cena é uma mostra de teatro que já teve quatro edições em Maringá, nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. Até o momento, a mostra já ofertou mais de 40 espetáculos de várias linguagens, traçando um importante panorama do teatro solo brasileiro. Ao longo desses anos, apesar de ser um projeto de pequeno porte e baixo orçamento, vem se firmando no rol dos festivais brasileiros, como um dos mais importantes neste formato.  (Foto matéria: Renato Domingos)

Programa Coral de Mandaguari

O projeto dará formação musical, em diversos níveis, proporcionando à crianças, jovens e adultos a compreensão da linguagem musical através do canto coral, bem como a experiência artística, através de apresentações à comunidade local e região, expandindo gradativamente para nível nacional. Os corais trabalharão em horários distintos, com metodologias e repertórios próprios para cada faixa etária. Elaborarão projetos particulares e em conjunto, realizando concertos que contemplem os anseios da comunidade.

Criança em Cena

Em sua 4ª edição, o Criança em Cena irá ofertar oficinas de teatro, gratuitamente, para crianças e adolescentes, prioritariamente, com baixa renda familiar, visando uma formação cultural para esse público e o contato com a arte. No projeto também está previsto a produção e apresentação de espetáculos, como finalização dos trabalhados desenvolvidos durante as oficinas. No cronograma está planejada uma palestra para professores e alunos da rede pública de ensino, sobre a importância do teatro na formação das crianças e dos jovens.

Som da Banda

Oficinas de música, aula de baliza, corpo coreográfico, formar novos musicistas amadores e profissionais com incentivo de bolsas de estudo; aumentar atendimento e ainda disseminar a cultura e valorização musical no formato de banda e fanfarra para a comunidade com acesso gratuito as apresentações culturais, são as principais atividades do projeto Som da Banda.

A ACBMF Associação Cultural Branca da Mota Fernandes, responsável pelo projeto, tem como missão promover a educação musical e a formação artística de jovens, crianças e adolescentes para o exercício da cidadania.

Ecos do Ingá

O Ecos do Ingá tem como objetivo destacar a música instrumental, seus estilos, instrumentos e técnicas, e de formar o músico regional e plateia. O projeto é realizado em formato de mostra. Ele acontece em Maringá desde 2016. Em sua 5ª edição, o Ecos homenageia o contrabaixo, com apresentações gratuitas de artistas locais e de artistas renomados representantes deste instrumento. Oficinas com artistas participantes da mostra também está no escopo do projeto.

Circo Social de Sarandi

Serão ofertadas aulas de técnicas circenses para 80 alunos de regiões de alta vulnerabilidade social. Os participantes terão duas aulas semanais com professores especializados em técnicas circenses, além do acesso a outras ações artísticas, como teatro e dança.

Sobre Nós

O Sobre Nós é um projeto que pretende levar experiências cinematográficas para jovens de Maringá, preferencialmente de escolas públicas, com exibições de filmes e um curso de introdução a produção audiovisual. No curso serão produzidos curtas de alta qualidade, com baixo custo de orçamento, a partir de soluções criativas.

Mãos à obra

O projeto se propõe a ofertar uma oficina de artes plásticas, com a técnica do grafite, lápis de cor e tinta acrílica, para crianças e jovens surdos, estimulando a criação e produção cultural da comunidade. Ao final da oficina, será realizada uma exposição artística com as peças produzidas.

Você também pode gostar

Coletivo Pé Vermelho lança vídeo poemas do projeto Vídeo Verso
Já estão disponíveis no YouTube os dois primeiros vídeo poemas gravados pelo projeto Vídeo Verso, do Coletivo Pé Vermelho, viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti. No próximo dia 10, será lançado o terceiro dos cinco vídeos, todos criados por poetas de Maringá e regiã...
Exposição têxtil “Onde as mãos não tocam” entra na reta final
A exposição têxtil “Onde as mãos não tocam”, que está sendo realizada na Toca Espaço Cultural, está nos últimos dias. A visitação está aberta somente até o dia 28 de março, das 16h às 20h, com entrada gratuita. O projeto é idealizado por  Vitória Campan...
“Conversa entre tambores” fará apresentações com os grupos Abaredaiko, Sucena e Gakuto
Uma mistura inusitada e muito interessante entre os tambores da cultura afro-brasileira e o taiko japonês promete encantar o público em quatro apresentações que acontecerão a partir de 23 de março. Trata-se do projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, v...