Por que alguns projetos apoiados ainda não entraram em execução?

17 de Junho de 2021

O Instituto Cultural Ingá (ICI) apoia dezenas de projetos culturais, nos mais variados segmentos. Atualmente, pelo menos 14 projetos estão aptos para entrarem em fase de execução. No entanto, os produtores aguardam um retorno do Ministério do Turismo com relação a alguns projetos, por isso há um período de atraso.

O Ministério do Turismo aprova os projetos de acordo com a Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Em 2020, houve um atraso de cerca de seis meses na contratação de pareceristas para validarem os projetos. Há pelo menos um mês o Mtur fez a contratação desses profissionais. Com isso, os projetos estão na fila de avaliação para entrarem em processo de execução.

Apesar disso, outros projetos apoiados pelo ICI já entraram em fase de execução. Por exemplo o documentário “Adescoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)”, do Maringá Histórica; o terceiro livro do escritor Eliton Oliveira, “Crônicas da Hora Morta – Livro 1” e o projeto ‘Sobre Nós” de formação audiovisual da Cosmos Filmes.

O consultor Sênior do ICI, Alan Gaitarosso, explica que apesar do atraso na validação de alguns projetos, eles entrarão em processo de execução em breve. “Há esse período de delay, mas os processos estão caminhando. O ICI está acompanhando e cobrando essas demandas. De alguma forma, mesmo com o empecilho da pandemia, os projetos devem ser executados até o final do ano”, finaliza.

George Coelho, presidente da entidade, destaca que o atraso não gera impactos na relação com os patrocinadores. “Nossos parceiros perceberam que pandemia estabeleceu outras prioridades para o Governo Federal. O importante é que tudo caminhe de forma transparente e conforme estabelece a legalidade”, ressaltou Coelho.

Agência de incentivo e fomento à Cultura, o Instituto Cultural Ingá apoia projetos culturais que promovam o desenvolvimento sociocultural e crítico de Maringá e região. Por meio de renúncia fiscal ou patrocínio direto, empresas parceiras do ICI investem na realização desses projetos com o intuito de promover oferecer a sociedade atividades culturais de qualidade, gratuitamente ou a preços acessíveis.  

Imagem: Mtur/Divulgação

Você também pode gostar

ICI 10 anos: O legado das presidências na construção do Instituto Cultural Ingá
O Instituto Cultural Ingá (ICI) foi fundado em 2011, dentro da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), para potencializar o setor cultural de Maringá e região. Ao longo desses 10 anos de Instituto, o trabalho árduo da equipe e diretoria aliado às parcerias ...
Inscrições abertas: Iberescena – Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas 2021/2022
Entre 21 de junho e 14 de outubro de 2021 ficam abertas as inscrições para o programa Iberescena – Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas 2021/2022. A Fundação Nacional de Artes – Funarte representa a iniciativa no Brasil.São três as linhas de apoio des...
Conselho Municipal de Políticas Culturais define instituição para mapeamento cultural de Maringá
O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) votou e definiu em reunião ordinária a instituição que será contratada para fazer o mapeamento e diagnóstico cultural de Maringá. A deliberação entre três propostas foi pelo Observatório das Metrópoles, da Univers...