Documentário do Maringá Histórica mostra identidade visual

22 de Junho de 2021

O primeiro grande documentário produzido pelo Maringá Histórica acaba de divulgar sua identidade visual, criada pelo artista Thomas Cosin.  "A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)" vai retratar histórias dos bastidores pela busca do poder daqueles que disputaram as eleições para o Executivo Municipal. O documentário tem apoio do Instituto Cultural Ingá (ICI).

A arte traz colagem de fotografias de todos os prefeitos de Maringá no período entre 1952 a 1988, de Inocente Villanova Jr. a Said Ferreira, utilizando cores que remetem à bandeira de Maringá (vermelho, amarelo e branco). “Nessas sobreposições de imagem e recortes fui incluindo alguns panfletos e documentos que eu recebi. Veio a vontade de fazer alguns traços manuais e que esses traços carregassem formas naturais da escrita e de desenhos, que pudessem ser sobrepostas, criando camadas de significados”, explica Cosin. A ideia é que essa identidade vá além dos materiais de divulgação, servindo de apoio para ser utilizada no documentário em si.

O diretor do filme, Miguel Fernando, destaca que havia uma necessidade por trás dessa concepção artística. “Queríamos tratar do tema histórico sem preconceitos e com uma linguagem mais livre, mais colorida e atual. Quando falamos de passado, sobretudo, os jovens tendem a se distanciar pela discrepância que há entre o que costumam assistir e aquilo que estamos propondo. Por isso buscamos pelo melhor artista para essa proposta mais atual”, ressaltou o idealizador do documentário, que tem previsão para ser lançado no final deste ano.

Thomas Cosin é natural de Bauru, interior de São Paulo. Reside em Maringá desde 2009. Cursou Design pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no campus de Cianorte. Fez parte da equipe da Repertório Design, com quem em 2020 foi medalha de bronze no Brasil Design Award e no Prêmio Bornancini de Design.

 

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Patrocínio: Arilu, Crivialli, FA Maringá, Fertipar, Fortgreen, Lowçucar, Mc Donalds, Rivesa, Unicesumar e Unimed.

Realização: Maringá Histórica, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil – Governo Federal.


Texto: Assessoria

785 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...
UST Cultural 2025 define projetos vencedores
Em parceria com o Instituto Cultural Ingá, a Usina Santa Terezinha realizou o 2º Chamamento UST Cultural. Lançado em maio deste ano, o instrumento teve como objetivo ampliar o alcance das ações culturais nos territórios atendidos pela Empresa, por meio da renúncia fiscal ...