Documentário do Maringá Histórica mostra identidade visual

22 de Junho de 2021

O primeiro grande documentário produzido pelo Maringá Histórica acaba de divulgar sua identidade visual, criada pelo artista Thomas Cosin.  "A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)" vai retratar histórias dos bastidores pela busca do poder daqueles que disputaram as eleições para o Executivo Municipal. O documentário tem apoio do Instituto Cultural Ingá (ICI).

A arte traz colagem de fotografias de todos os prefeitos de Maringá no período entre 1952 a 1988, de Inocente Villanova Jr. a Said Ferreira, utilizando cores que remetem à bandeira de Maringá (vermelho, amarelo e branco). “Nessas sobreposições de imagem e recortes fui incluindo alguns panfletos e documentos que eu recebi. Veio a vontade de fazer alguns traços manuais e que esses traços carregassem formas naturais da escrita e de desenhos, que pudessem ser sobrepostas, criando camadas de significados”, explica Cosin. A ideia é que essa identidade vá além dos materiais de divulgação, servindo de apoio para ser utilizada no documentário em si.

O diretor do filme, Miguel Fernando, destaca que havia uma necessidade por trás dessa concepção artística. “Queríamos tratar do tema histórico sem preconceitos e com uma linguagem mais livre, mais colorida e atual. Quando falamos de passado, sobretudo, os jovens tendem a se distanciar pela discrepância que há entre o que costumam assistir e aquilo que estamos propondo. Por isso buscamos pelo melhor artista para essa proposta mais atual”, ressaltou o idealizador do documentário, que tem previsão para ser lançado no final deste ano.

Thomas Cosin é natural de Bauru, interior de São Paulo. Reside em Maringá desde 2009. Cursou Design pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no campus de Cianorte. Fez parte da equipe da Repertório Design, com quem em 2020 foi medalha de bronze no Brasil Design Award e no Prêmio Bornancini de Design.

 

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Patrocínio: Arilu, Crivialli, FA Maringá, Fertipar, Fortgreen, Lowçucar, Mc Donalds, Rivesa, Unicesumar e Unimed.

Realização: Maringá Histórica, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil – Governo Federal.


Texto: Assessoria

763 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

UST Cultural 2025 define projetos vencedores
Em parceria com o Instituto Cultural Ingá, a Usina Santa Terezinha realizou o 2º Chamamento UST Cultural. Lançado em maio deste ano, o instrumento teve como objetivo ampliar o alcance das ações culturais nos territórios atendidos pela Empresa, por meio da renúncia fiscal ...
Roda de Choro Itinerante traz oficinas e shows gratuitos entre 11 e 14 de dezembro
A cidade será tomada pelo som do choro entre os dias 11 e 14 de dezembro, com a realização do projeto Roda de Choro Itinerante, que oferece oficinas formativas, rodas abertas e shows gratuitos com alguns dos maiores nomes do gênero no Brasil e no exterior. Com o objetivo de ...
2ª edição da Residência Casa Amarela está com inscrições abertas
Após o sucesso da primeira edição, a Produtora Casa Amarela anuncia a abertura das inscrições para a 2ª edição da Residência Casa Amarela, um projeto que propõe uma imersão criativa voltada para a produção colaborativa de um EP com seis faixas inéditas. A novidade ...