Documentário do Maringá Histórica mostra identidade visual

22 de Junho de 2021

O primeiro grande documentário produzido pelo Maringá Histórica acaba de divulgar sua identidade visual, criada pelo artista Thomas Cosin.  "A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)" vai retratar histórias dos bastidores pela busca do poder daqueles que disputaram as eleições para o Executivo Municipal. O documentário tem apoio do Instituto Cultural Ingá (ICI).

A arte traz colagem de fotografias de todos os prefeitos de Maringá no período entre 1952 a 1988, de Inocente Villanova Jr. a Said Ferreira, utilizando cores que remetem à bandeira de Maringá (vermelho, amarelo e branco). “Nessas sobreposições de imagem e recortes fui incluindo alguns panfletos e documentos que eu recebi. Veio a vontade de fazer alguns traços manuais e que esses traços carregassem formas naturais da escrita e de desenhos, que pudessem ser sobrepostas, criando camadas de significados”, explica Cosin. A ideia é que essa identidade vá além dos materiais de divulgação, servindo de apoio para ser utilizada no documentário em si.

O diretor do filme, Miguel Fernando, destaca que havia uma necessidade por trás dessa concepção artística. “Queríamos tratar do tema histórico sem preconceitos e com uma linguagem mais livre, mais colorida e atual. Quando falamos de passado, sobretudo, os jovens tendem a se distanciar pela discrepância que há entre o que costumam assistir e aquilo que estamos propondo. Por isso buscamos pelo melhor artista para essa proposta mais atual”, ressaltou o idealizador do documentário, que tem previsão para ser lançado no final deste ano.

Thomas Cosin é natural de Bauru, interior de São Paulo. Reside em Maringá desde 2009. Cursou Design pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no campus de Cianorte. Fez parte da equipe da Repertório Design, com quem em 2020 foi medalha de bronze no Brasil Design Award e no Prêmio Bornancini de Design.

 

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Patrocínio: Arilu, Crivialli, FA Maringá, Fertipar, Fortgreen, Lowçucar, Mc Donalds, Rivesa, Unicesumar e Unimed.

Realização: Maringá Histórica, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil – Governo Federal.


Texto: Assessoria

693 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Peça de teatro sobre cooperativismo circula por seis cidades do Paraná
Depois de circular por dez cidades paranaenses em 2022, o espetáculo “Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas, realiza uma nova circulação por mais seis cidades do Estado, começando por Astorga nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Casa da Cultura Centro Cultural E...
Encontro com empresários reúne debate sobre cultura e renúncia fiscal
Na manhã de hoje, o Instituto Cultural Ingá promoveu um almoço com 30 grandes empresários de Maringá, potenciais patrocinadores via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), na sede da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá.O encontro contou com o apoio ...
Projeto "Amazelê" fortalece o samba afro-brasileiro com shows mensais gratuitos em Maringá
Com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira e democratizar o acesso à arte, o projeto “Amazelê” tem início em Maringá com uma série de apresentações mensais de samba na Casa Luanda. A iniciativa reúne grupos do Paraná em uma celebração à ancestralidade,...