Documentário do Maringá Histórica mostra identidade visual

22 de Junho de 2021

O primeiro grande documentário produzido pelo Maringá Histórica acaba de divulgar sua identidade visual, criada pelo artista Thomas Cosin.  "A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)" vai retratar histórias dos bastidores pela busca do poder daqueles que disputaram as eleições para o Executivo Municipal. O documentário tem apoio do Instituto Cultural Ingá (ICI).

A arte traz colagem de fotografias de todos os prefeitos de Maringá no período entre 1952 a 1988, de Inocente Villanova Jr. a Said Ferreira, utilizando cores que remetem à bandeira de Maringá (vermelho, amarelo e branco). “Nessas sobreposições de imagem e recortes fui incluindo alguns panfletos e documentos que eu recebi. Veio a vontade de fazer alguns traços manuais e que esses traços carregassem formas naturais da escrita e de desenhos, que pudessem ser sobrepostas, criando camadas de significados”, explica Cosin. A ideia é que essa identidade vá além dos materiais de divulgação, servindo de apoio para ser utilizada no documentário em si.

O diretor do filme, Miguel Fernando, destaca que havia uma necessidade por trás dessa concepção artística. “Queríamos tratar do tema histórico sem preconceitos e com uma linguagem mais livre, mais colorida e atual. Quando falamos de passado, sobretudo, os jovens tendem a se distanciar pela discrepância que há entre o que costumam assistir e aquilo que estamos propondo. Por isso buscamos pelo melhor artista para essa proposta mais atual”, ressaltou o idealizador do documentário, que tem previsão para ser lançado no final deste ano.

Thomas Cosin é natural de Bauru, interior de São Paulo. Reside em Maringá desde 2009. Cursou Design pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no campus de Cianorte. Fez parte da equipe da Repertório Design, com quem em 2020 foi medalha de bronze no Brasil Design Award e no Prêmio Bornancini de Design.

 

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Patrocínio: Arilu, Crivialli, FA Maringá, Fertipar, Fortgreen, Lowçucar, Mc Donalds, Rivesa, Unicesumar e Unimed.

Realização: Maringá Histórica, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil – Governo Federal.


Texto: Assessoria

Você também pode gostar

ICI 10 anos: O legado das presidências na construção do Instituto Cultural Ingá
O Instituto Cultural Ingá (ICI) foi fundado em 2011, dentro da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), para potencializar o setor cultural de Maringá e região. Ao longo desses 10 anos de Instituto, o trabalho árduo da equipe e diretoria aliado às parcerias ...
Inscrições abertas: Iberescena – Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas 2021/2022
Entre 21 de junho e 14 de outubro de 2021 ficam abertas as inscrições para o programa Iberescena – Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas 2021/2022. A Fundação Nacional de Artes – Funarte representa a iniciativa no Brasil.São três as linhas de apoio des...
Conselho Municipal de Políticas Culturais define instituição para mapeamento cultural de Maringá
O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) votou e definiu em reunião ordinária a instituição que será contratada para fazer o mapeamento e diagnóstico cultural de Maringá. A deliberação entre três propostas foi pelo Observatório das Metrópoles, da Univers...