A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 689

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 689

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: views/view_topo.php

Line Number: 3

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: views/view_topo.php

Line Number: 5

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: views/view_topo.php

Line Number: 7

Instituto Cultural Ingá

‘Arcana’ revisita personagens clássicas e propõe reflexões sobre o feminino na atualidade

24 de Novembro de 2021
“Arcana”, obra cênica de Kênia Bergo e Joyce Midori, estreia no próximo dia 28 no Teatro Barracão e realiza seis apresentações gratuitas até o dia 08/12, sempre às 20h, com patrocínio do Prêmio Aniceto Matti. 

A montagem aborda questões do feminino a partir das personagens Medeia e Ofélia, escritas por Eurípedes e Shakespeare, respectivamente. Medéia, a primeira personagem feminina com psicológico amplamente desenvolvido, representada como uma feiticeira poderosa, temida, vingativa e infanticida. Ofélia, personagem secundária na história do herói Hamlet, retratada como frágil, louca e, por fim, assassinada em um rio de forma a parecer um suicídio. Inspirada nestes clássicos, foi construído um texto autoral visando a refletir sobre a representação da figura da mulher na dramaturgia. 

Com forte influência de pesquisas corporais voltadas para o teatro físico, fio condutor dos ensaios, que tiveram início em janeiro deste ano, as atrizes também se utilizaram de experimentações por meio da dança-teatro e de dispositivos para a criação de cenas, tais como partituras corporais e textos pessoais.

Arcana significa mistério, algo que não se pode desvendar. As cartas do tarô são chamadas de arcanos (maiores e menores) e essa é apenas uma das influências que o jogo trouxe para a cena. “O tarô guiou a nossa criação. Tiramos cartas para ver como seria a personalidade de cada personagem. O espetáculo também é todo inspirado nas cores do tarô e a gente tem muitas imagens e fotogramas que surgiram a partir das cartas. Quem tem esse conhecimento vai conseguir identificar e quem não tem, tudo bem”, explica a atriz, dramaturga e diretora Kênia Bergo, que também é taróloga. 

A dramaturgia parte, principalmente, do seguinte questionamento: até quando veremos as trágicas histórias de mulheres que vieram antes se repetindo em nós e nas que virão depois de nós?  Para tanto, as dramaturgias de Eurípedes e Shakespeare foram revisitadas sob uma perspectiva arquetípica e simbólica, evocando arcanos antigos para criar novas nuances e olhares sobre a obra, buscando questionar a opressão e invalidação das vozes das mulheres. ‘Arcana’ traz um espaço paralelo onde ecoam Medeias e Ofélias mas, para além dos ecos dessas personagens, as atrizes dividem com o público fragmentos íntimos de cada uma.

“Neste processo trabalhei meu autoconhecimento e refleti sobre nosso lado sombrio. Além das personagens, a gente ver a nossa sombra, as nossas guerreiras e o nosso lado Medeia e Ofélia, foi um mergulho intenso e um grande desafio também”, comenta Joyce, que considera este seu primeiro trabalho profissional. 

A pandemia dificultou os trabalhos e por muito pouco essa estética mística não precisou ser apreciada através das telas. As atrizes cogitaram estrear de forma online, mas nos últimos meses os decretos permitiram sessões presenciais. Ainda assim, o atual contexto impactou no desejo inicial, que era o de ter o público mais perto da cena, a exemplo do espetáculo anterior de Kênia, o solo Psicose, em que o público tem papel importante na encenação.  

Além das apresentações, o projeto também vai oferecer a oficina teatral “Corpo anímico”, exclusiva para mulheres. O objetivo é compartilhar com 10 participantes uma pequena parte do processo criativo, por meio de exercícios de corpo e partitura com influência do tarô. 

Serviço 
Espetáculo “Arcana”
Datas: 28 e 29/11 e 04, 06, 07 e 08/12
Horário: sempre às 20h 
Local: Teatro Barracão
Entrada gratuita
Classificação 16 anos 
Duração: 50 minutos 

Oficina Corpo anímico
Ministrada por Kênia Bergo 
10 vagas para mulheres, preferencialmente atrizes
Data: 07 e 08 de dezembro
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Teatro Barracão
Inscrições pelo e-mail projetocasademisterio@gmail.com  

Foto: Renato Domingos

Você também pode gostar

Espetáculo ‘Fragilidade’ estreia dia 2 e cumpre cinco apresentações gratuitas em Maringá
O espetáculo "Fragilidade", do Nó Coletivo de Artes, estreia em Maringá no dia 2 de maio e faz cinco apresentações gratuitas até o dia 6, sempre às 20h, na Toca Espaço Cultural.   Sob a direção artística e coreográfica de Vitória Campanari, "Fragilidade" p...
ICI celebra mais uma edição do prêmio Empresa Amiga da Cultura em jantar realizado no Eurogarden
Na última quinta-feira, dia 11 de março, o Instituto Cultural Ingá (ICI) recebeu empresários de Maringá e região para a cerimônia de entrega do prêmio Empresa Amiga da Cultura. No evento, patrocinadores que realizaram renúncia fiscal em prol de projetos artísticos e cu...
7º Saia na Roda ocupa a Casa Luanda com oficinas e apresentações gratuitas nos dias 27 e 28
Nos dias 27 e 28 de abril a Capoeira Angola Dinda realiza a sétima edição do encontro Saia na Roda – Capoeira Angola e Cultura Popular. O evento terá oficinas de capoeira angola, musicalidade da capoeira, samba de roda corrido, tambor de crioula, roda de conversa e apres...