Escala Cultural traz grupo pernambucano de teatro

01 de Abril de 2022
Atração faz sessão única, gratuita e acessível em Libras

Na próxima quarta-feira (6) recomeça em Maringá o projeto “Escala Cultural”, realizado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de diversas empresas. O espetáculo que será apresentado vem do Festival de Teatro Curitiba e traz pela primeira vez à cidade o Grupo Magiluth, de Recife / PE. A sessão única de “Estudo nº 1: Morte e Vida” é às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita e interpretação em Libras – Língua Brasileira de Sinais. 

“Desta vez conseguimos atingir a essência do projeto, que é trazer um grupo em circulação, fazendo conexão com uma cidade que não é, necessariamente, a de origem do grupo”, explica a produtora cultural e coordenadora do projeto, Rachel Coelho, que traz o grupo recifense diretamente de Curitiba, onde se apresentam na mostra oficial do tradicional festival de teatro. 

Como o próprio nome sugere, o Escala busca selecionar espetáculos teatrais de grupos que estejam participando de festivais e mostras ou realizando apresentações isoladas por meio de editais, fazendo com que eles deem uma “paradinha” por aqui, inserindo o município em seus roteiros. Nesta edição, a curadoria é assinada por Rachel e também pelo jornalista e crítico teatral Valmir Santos, de São Paulo. 

Santos é doutorando em teoria e prática do teatro pela Universidade de São Paulo, editor e fundador do site Teatrojornal - Leituras de Cena, que existe desde 2010 e já colaborou em outras curadorias de mostras de teatro em Maringá. Ele considera que as ações do projeto Escala Cultural chegam em boa hora para a cidade e correspondem ao espírito de nossa época.

“O pensamento e a prática da curadoria compartilhado com Rachel Coelho levou em conta os tempos de exceção, quando artistas e públicos reatam as trocas presenciais a essa altura da linha de tempo da pandemia. São obras atravessadas pelo período de transição e que reafirmam a vida e o seu mistério, bem como os desígnios de cada cidadã e cidadão por uma sociedade mais justa e democrática, à maneira da tarefa de Sísifo”, afirma, referindo-se ao mito grego do personagem condenado a repetir eternamente o esforço de empurrar uma pedra até o topo de uma montanha, e a mesma rolar por meio de uma força irresistível, num movimento contínuo.

O Escala teve início em 2018, contou com uma edição online em 2021 e agora recomeça no formato presencial. Esse é o 15º espetáculo trazido para a cidade por meio desta iniciativa, que sempre priorizou grupos de referência, como o renomado Grupo Galpão, o Lume Teatro e a Cia do Tijolo, entre outros. O Magiluth, por exemplo, existe desde 2004 e já foi apontado pela crítica e pela imprensa como um dos mais relevantes do país, com 10 espetáculos montados e participação nos mais importantes festivais do Brasil.

O espetáculo parte do poema dramático Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e propõe um estudo cênico sobre a trajetória de imigrantes que deixam o sertão nordestino e seguem o caminho do rio em busca de melhores condições de vida e trabalho. O olhar híbrido e inquieto do coletivo pernambucano se volta, neste espetáculo, para os movimentos migratórios gerados por adversidades climáticas, políticas e sociais.


Serviço
Estudo nº 1: Morte e Vida – do Grupo Magiluth (Recife / PE)
Dia 6 de abril de 2022 (quarta-feira) às 20h 
Teatro Barracão - Entrada gratuita 
Acessível em Libras / Classificação: 16 anos 

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura, IDX Pro e Festival de Curitiba.
Patrocínio: Copel, Fertipar, Fortgreen, Unimed Maringá, Alltech, Dicomp e F.A. Maringá.
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá.
Realização: 2 Coelhos Comunicação e Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal.
Texto: assessoria
582 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...
Evento de Halloween anima o Parque do Japão no dia 25
No dia 25 de outubro, a partir das 19h, a Cross Guild Produções realiza a Cosparty Halloween Edition, um evento que promete uma noite repleta de experiências imersivas, atividades lúdicas, performances, música e muita diversão no clima sombrio e divertido do Halloween.&nbs...