Escala Cultural traz Chapeuzinho Vermelho que propõe ‘iniciação ao medo’

02 de Junho de 2022
Atração é gratuita e acessível em Libras

O projeto “Escala Cultural” traz para Maringá no domingo (05/06) o espetáculo teatral “Chapeuzinho Vermelho”, do Projeto GOMPA, de Porto Alegre / RS. A apresentação é às 19h no Teatro Barracão, com entrada gratuita e acessível em Libras – Língua Brasileira de Sinais.  

Vencedor de 24 prêmios e com mais de 65 indicações, pela primeira vez no Brasil é encenado o texto Chapeuzinho Vermelho do autor francês Joël Pommerat, um dos nomes mais relevantes da dramaturgia contemporânea mundial. A obra, que estreou em 2017 e percorreu os mais importantes festivais de teatro do país, se propõe a ser uma “iniciação ao medo”, como define o próprio Pommerat, na medida em que vemos uma Chapeuzinho que deseja sair de casa para iniciar-se na vida adulta, que tanto lhe fascina e apavora. 

O espetáculo mostra o encontro da criança com o risco frente ao desconhecido, tratando de temas como o medo, o fascínio da passagem do mundo infantil ao adulto, a solidão e as relações familiares. Depois de muitos alertas da mãe quanto aos perigos da vida e da estrada, a menina acaba defrontando-se com o desconhecido, com tudo o que o caminho e o lobo representam, com este ritual de passagem que o enfrentamento dos nossos próprios medos pode nos propiciar. 

A encenação brasileira tem uma estética de teatro adulto, ainda que a fábula seja pensada também para crianças, tendo sua premissa reconhecida através da indicação tanto a prêmios de teatro adulto quanto de crianças. Segundo o psicólogo Pedro Lunaris, a encenação possui uma linguagem apropriada e envolvente, ao mesmo tempo em que deixa certas conclusões a salvo para a leitura dos adultos. Enquanto o narrador conta a história, imagens e sons vão sendo produzidos diante do espectador por meio da dança, da transformação cenográfica, da música e do uso de microfones que permeiam o espetáculo. Nesta linguagem híbrida, busca-se dialogar com as diversas idades de espectador, construindo um espetáculo com distintas camadas de leitura. A indicação é para maiores de 7 anos.

Para o psicólogo, o teatro é um lugar seguro para que estas experiências possam ocorrer, estando a criança protegida pelo terreno ficcional e lúdico que o teatro engendra. Ao sair do espetáculo, ela poderá conversar com seus pais a respeito do que mais lhe tocou, com a segurança de tratar-se de uma obra de “faz-de-conta”.

O Projeto GOMPA é um coletivo de artistas que desenvolve projetos de experimentação em dramaturgia e linguagem cênica, pesquisando cruzamentos entre teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual, com ênfase na fusão das diferentes artes como princípio narrativo. As criações são feitas em colaboração com artistas de diferentes escolas e companhias. O grupo possui também uma atenção especialmente voltada a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e teatro para público infantojuvenil.

O Escala
Realizado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de diversas empresas, o Escala busca selecionar espetáculos teatrais de grupos que estejam participando de festivais e mostras ou realizando apresentações isoladas por meio de editais, fazendo com que eles deem uma “paradinha” por aqui, inserindo o município em seus roteiros. Nesta edição, a curadoria é assinada pelo jornalista e crítico teatral Valmir Santos, de São Paulo e pela produtora cultural Rachel Coelho. Santos é doutorando em teoria e prática do teatro pela Universidade de São Paulo, editor e fundador do site Teatrojornal - Leituras de Cena, que existe desde 2010. 

O Escala teve início em 2018, contou com uma edição online em 2021 e desde abril deste ano retomou o formato presencial. A iniciativa sempre priorizou grupos teatrais de referência, como o renomado Grupo Galpão, o Lume Teatro, a Cia do Tijolo, o Grupo Magiluth, entre outros. 

--
Serviço
Espetáculo teatral “Chapeuzinho Vermelho”
Projeto GOMPA (Porto Alegre / RS)
Dia 05 de junho de 2022 (domingo) às 19h 
Teatro Barracão - Entrada gratuita 
Acessível em Libras / Classificação: 7 anos
-
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e IDX Pro.
Patrocínio: Copel, Fertipar, Fortgreen, Unimed Maringá, Alltech, Dicomp e F.A. Maringá.
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá.
Realização: 2 Coelhos Comunicação e Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal.

Você também pode gostar

Coletivo Pé Vermelho lança vídeo poemas do projeto Vídeo Verso
Já estão disponíveis no YouTube os dois primeiros vídeo poemas gravados pelo projeto Vídeo Verso, do Coletivo Pé Vermelho, viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti. No próximo dia 10, será lançado o terceiro dos cinco vídeos, todos criados por poetas de Maringá e regiã...
Exposição têxtil “Onde as mãos não tocam” entra na reta final
A exposição têxtil “Onde as mãos não tocam”, que está sendo realizada na Toca Espaço Cultural, está nos últimos dias. A visitação está aberta somente até o dia 28 de março, das 16h às 20h, com entrada gratuita. O projeto é idealizado por  Vitória Campan...
“Conversa entre tambores” fará apresentações com os grupos Abaredaiko, Sucena e Gakuto
Uma mistura inusitada e muito interessante entre os tambores da cultura afro-brasileira e o taiko japonês promete encantar o público em quatro apresentações que acontecerão a partir de 23 de março. Trata-se do projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, v...