Digitalização do acervo da memória empresarial de Maringá chega a 65%

13 de Outubro de 2022

Iniciada em maio deste ano, a digitalização do acervo da memória empresarial de Maringá está em 65%. 

O projeto "Preservação da memória empresarial de Maringá: digitalização do Centro de Documentação Luiz Carlos Masson" tem apoio do Instituto Cultural Ingá (ICI) e foi patrocinado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. A realização é do Maringá Histórica, por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. 

Com equipamentos de ponta, a equipe irá catalogar, indexar e digitalizar mais de 84 mil documentos impressos, desde fotos, clipagens, atas, registros diversos até revistas e outros informes mantidos no Centro de Documentação Luiz Carlos Masson, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). 

Trata-se de um acervo digital, que será disponibilizado em uma aba do site do Maringá Histórica bem como no site da ACIM. Será uma moderna plataforma que permitirá pesquisas de dados de maneira global e gratuita, democratizando de fato o acesso a esse amplo centro de documentação. 

O trabalho de digitalização vem sendo desenvolvido pela Sinergia Editora, já a parte do sistema de plataforma web, com apurado campo de busca e exclusivo ambiente digital com reconhecimento óptico de carácteres, é de responsabilidade da Nova Inteligência. 

Para o gestor do projeto, Miguel Fernando, essa é uma experiência inédita em Maringá. "Embora diversas instituições já tenham feito algumas etapas de digitalização de seus documentos, nenhuma ainda havia promovido toda a virtualização de seu acervo, disponibilizando-os em ambiente para buscas pela internet", disse. 

De acordo com o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, a preservação histórica é um dos pilares da instituição. “Nossa história, de fato, se confunde com a história de Maringá. A ACIM valoriza personalidades que estiverem presentes nos momentos mais difíceis de nossa cidade. É preciso manter essas memórias vivas para valorizarmos cada conquista”. 

O presidente do ICI, George Coelho, destaca o quanto é importante para Maringá ter projetos que valorizem a história da cidade. “Um projeto como esse permite que nossas conquistas e também momentos difíceis sejam valorizados e sirvam de referências para estratégias futuras de desenvolvimento”. 

A expectativa é que até o final deste ano a plataforma esteja no ar. 


Lei Nacional de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Apoio: ACIM

Realização: Maringá Histórica, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal.

Com informações do Maringá Histórica


583 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Curso de operação de câmera está com inscrições abertas
A cidade de Maringá recebe o curso livre e gratuito "Olhar Atento para Contar uma História", formação voltada para operação de câmera no audiovisual. O projeto, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná com produção da plataforma educativa Narrativas de ...
Grupo Sucena promove oficina de Tambor de Crioula e Arraiá
No dia 12 de julho, a partir das 18h, o Ponto de cultura Centro Cultural Sucena vai sediar o Arraiá Afro Julino. O arraiá é uma festa popular que  promove e  valoriza a cultura afro-brasileira, preservando e difundindo suas tradições e fortalecendo a identidade cu...
Projeto Vivas - Culturas Populares abre inscrições para oficinas em Maringá, Sarandi e Paiçandu
O projeto “Vivas - Culturas Populares” pretende realizar sete meses de oficinas continuadas de Capoeira Angola, Jongo, Samba de Roda e Canto Popular nas cidades de Maringá, Sarandi e Paiçandu. Além da formação continuada com mestres/as e grupos locais, serão realizadas...