NUAH lança EP Visual ‘Crisálida’ nas plataformas de streaming

02 de Fevereiro de 2024

Já estão disponíveis na internet os vídeos do projeto “Crisálida”, o mais novo lançamento da cantora NUAH. Viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, o projeto englobou diversas ações, como bate-papo, pocket show e o EP Visual que inclui quatro faixas autorais, já lançadas nas plataformas de streaming e agora seguidas por um trabalho audiovisual.

As canções foram compostas e produzidas por NUAH. Os arranjos vocais e backings também foram criados e gravados pela artista. A parte instrumental foi arranjada por Luan Lins, que também gravou todos os instrumentos e beats eletrônicos.  As letras de “Cacos Vermelhos”, “Crisálida” e “Asas” são coautorias da artista com a poeta e letrista Piera Schnaider. Já “Pena Cega” é assinada somente por Piera.

As músicas narram a experiência de uma mulher que busca se libertar da opressão, da submissão e da heteronormatividade impostas pelo sistema patriarcal. Como a narrativa foi construída a partir da metáfora da metamorfose da borboleta, cada vídeo representa um dos quatro momentos, coincidentes com seus estágios de vida: ovo (em “Cacos Vermelhos”), lagarta (em “Pena Cega”), casulo (em “Crisálida”) e borboleta (em “Asas”). Nessa ordem, as letras abordam as fases de tomada de consciência, observação e absorção das coisas, introspecção e recolhimento e, enfim, libertação.

“O que inspirou a proposta foi a minha experiência pessoal, comum a tantas outras mulheres, e o desejo de compartilhar essas vivências, dividir sentimentos e somar lutas”, explica a artista, que passou por um relacionamento abusivo durante muitos anos.

As canções e os vídeos retratam a situação vivida pelo eu lírico e também protagonista da narrativa proposta, bem como a de muitas mulheres que, mesmo com suas existências diariamente anuladas, conseguem se descobrir e, assim, se reinventar para subsistir.

O projeto tem como objetivo fomentar reflexões e discussões sobre os efeitos do patriarcado na própria sexualidade e afetividade, estimulando a valorização de si, sobretudo da mulher, enquanto ser único no mundo, que possui desejos, sonhos, ambições, pontos de vista etc., os quais são importantes e precisam ser respeitados para a formação de uma sociedade mais fraterna.

Sobre NUAH - Cantora profissional, brasiliense radicada em Maringá há 26 anos, trabalha no segmento artístico-cultural, mais precisamente na área da música, desde 1998. Começou sua trajetória fazendo covers em bares e interpretando canções de artistas que a inspiravam, geralmente em tributos e especiais, como Elis Regina, Chico Buarque, Secos & Molhados, Novos Baianos, Mutantes, Cássia Eller, Rita Lee e Janis Joplin.

Em 2018, iniciou um momento de transição em sua carreira, a partir de estudos e shows sobre compositoras e letristas mulheres do Paraná e do Brasil, ao mesmo tempo em que se entendeu como compositora. Além do papel de mulher, mãe, cantora, compositora e intérprete, ao longo desse período de trabalho ela também assumiu os papéis de produtora e diretora de seus próprios shows.

Antes conhecida como Patrícia Borges, a partir de 2023 a cantora adotou o pseudônimo artístico de NUAH, tirando de cena o sobrenome herdado do casamento e todo o peso que isso carregava, para inaugurar uma nova história. Na mesma época, lançou seu primeiro álbum, “Nuah”, sedimentando essa nova faceta artística, em que dá voz ao que acredita e expõe suas singularidades, através do trabalho autoral.

 

Serviço:

EP Visual “Crisálida”, de NUAH

Onde ouvir: https://onerpm.link/818725181389

Onde ver: https://www.youtube.com/watch?v=UDw7cnqbaA8&list=PLZ4hK0xcshvh1ougKX3_xQLYjYIp3uBf-

 

Ficha Técnica:

Produção geral: NUAH (@nuah.cantadeira) e Piera Schnaider

Produção executiva: Diogo Correa

Produção musical: NUAH

Arranjos (instrumentais): Luan Lins (@luanteclado) e NUAH

Arranjos (vocais): NUAH

Instrumentos e beats: Luan Lins

Violão (faixa 1): Rafael Marinho

Backing vocals (todas as faixas): NUAH

Backing vocals (faixa 4 - gravação original do álbum “Nuah”): Josane Almeida e Cássia Almeida

Coro (faixa 2): NUAH, Dodô Bersan e Stone Ferrari

Captação (instrumental): Estúdio Luan Lins

Captação (violão): Estúdio Drago

Captação (vocais): Dodô Bersan

Edições (instrumental): Stone Ferrari e André Drago (faixas 1 e 3)

Edição (vozes): Dodô Bersan

Mixagem e masterização: Beto Japa

Produção audiovisual: Felipe Halison / IDX Pro

Assistência de produção audiovisual: Gabriel Gregorio

Locais de gravação (vídeos): A Toca Espaço Cultural, Biboca e Parque Alfredo Werner Nyffeler (Buracão)

Bailarina (vídeo 4): Evelin Coelho

Participantes convidados (vídeo 2): Natália Barzaghi, Gustavo Schuindt, Melina Gasparoto, Piera Schnaider, Vinícius Felice, Vinícius Grilo, Felícia Cristina e Mari Tenório

Motion graphics: Gê Costa e Bárbara Ghirello

Identidade Visual: Naju Campos

Assessoria de imprensa: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Social mídia: Fernando Souza / Maringaense Cultural

Fotografia: Lucas Andrade Leandro

 

Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n.º 10.988/2019

Prêmio Aniceto Matti

Você também pode gostar

Inspirado em livro de George Orwell, espetáculo “Camaradas” estreia em Maringá com seis apresentações
No próximo dia 3, estreia na Toca Espaço Cultural o espetáculo de teatro “Camaradas”, solo de Leonardo Fabiano com direção de Fernando Ponce. Além desta primeira sessão, serão realizadas mais cinco apresentações consecutivas até o dia 8, sempre às 20h e com entra...
Coletivo Casa de Essência estreia o espetáculo “A Noite do Chacal”
Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, o Coletivo Casa da Essência - composto por artistas dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais - estreia o espetáculo teatral “A Noite do Chacal”. As apresentações acontecem às 20h n’A Toca Espaço Cultural, localizada n...
Exposições do projeto Transiências unem arte e tecnologia e ocupam o Terminal e o CAC com obras interativas
Unindo arte e tecnologia, duas exposições de arte integrantes de um mesmo projeto irão levar instalações, esculturas cinéticas, obras interativas e vídeo artes para o Terminal Urbano Intermodal e para a Sala Lukas, no CAC Márcia Costa. “Transiências” é um projeto v...