1ª Zine Ingá terá exposição, debates e oficinas gratuitas nos dias 8 e 9 de junho

20 de Maio de 2024

O zine é uma forma de publicação artesanal que, desde os anos 1970, tem sido escolhida por muitos artistas brasileiros, em especial os iniciantes e à margem do mercado editorial, para expressar suas ideias, poemas, letras de música, fotografia, colagem, desenho, entre outras manifestações artísticas. Por ser uma ferramenta autoral, com baixo custo de confecção, possibilita a criação de uma rede de contatos com outros artistas e com o público consumidor.

Com o objetivo de fortalecer essa cena, promover o encontro entre artistas e também a circulação de publicações independentes e artesanais em Maringá e região, a PR Educação e Cultura e o Coletivo Pé Vermelho irão promover a 1ª edição da feira Zine Ingá nos dias 8 e 9 de junho, na Coletiva Mostra Multicultural.

Viabilizada pelo Prêmio Aniceto Matti, a feira terá espaços para oficinas, debates sobre a editoração de zines e suas poéticas e exposição de zines confeccionados por artistas locais e nacionais, selecionados pelas poetas e produtoras culturais Ana Favorin e Érica Paiva Rosa. Haverá, ainda, um sarau com microfone aberto ao público presente.

“A Zine Ingá visa construir e fortalecer uma tradição zineira na cidade, movimentada pelo Coletivo Pé Vermelho há cinco anos e por artistas que atuam de forma isolada. Para isso, a Feira de Zines oferece à população uma oportunidade de conhecer publicações que não encontramos em livrarias ou bibliotecas, por exemplo, porque são feitas por artistas à margem do mercado editorial. Além de aprender a fazer um zine autoral, as pessoas também poderão acessar uma variedade de zines, conversar com seus criadores, entender o processo de confecção artesanal de cada exemplar e, assim, consumir o trabalho desses artistas”, explica Érica, também responsável pela coordenação geral do projeto.  

As duas oficinas oferecidas pelo projeto se complementam. Elas acontecem no sábado, dia 8, e serão ministradas por zineiras de Curitiba (PR), sendo uma de Criação Poética com Emanuela Siqueira e outra de Confecção de Zines com Daniele Rosa. Para cada uma delas há 20 vagas. As inscrições são gratuitas e todos os materiais necessários para a montagem dos zines também serão disponibilizados gratuitamente.

 

Serviço:

Zine Ingá

Dias 8 e 9 de junho (sábado e domingo).

Dia 8 com oficinas, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Dia 9 com a Feira de Zines, das 15h às 20h.

Local: Coletiva Mostra Multicultural (Rua Padre Viêira, 443 - Zona 7, Maringá – PR).

Classificação indicativa: 12 anos.

 

Programação da Feira de Zines:

· 1 exposição de zines confeccionados nas oficinas da Zine Ingá;

· 10 estandes de exposição com trabalho de 14 zineires (com materiais para venda, troca e distribuição gratuita);

· 1 roda de conversa com oficineires e participantes das oficinas sobre suas experiências de criação;

· 1 bate-papo sobre a editoração de zines e suas poéticas com zineires locais e nacionais

· 1 sarau poético com microfone aberto ao público.

Serão distribuídas gratuitamente 100 unidades de um catálogo artesanal com trabalhos e contatos dos zineires, além de zines disponibilizados pelos expositores.

Gratuito e Acessível em Libras

 

Oficina 1 - Criação Poética

Dia 8 de junho das 9h às 12h

Conteúdo: Criação dos textos e ilustrações

Ministrante: Emanuela Siqueira (PR)

É tradutora e colecionadora de fanzines desde 2001. Desenvolve oficinas, residências, laboratório e pesquisas sobre a prática fanzineira feminista com Daniele Rosa sob o nome de Fanzine Grrrls em Curitiba.

Oficina 2 – Confecção de Zines

Dia 8 de junho das 14h às 17h

Conteúdo: Montagem de um zine autoral

Ministrante: Daniele Rosa (PR)

Escreve, faz zine e media leituras. Integra a Conserva Edições, onde edita fanzines e publicações artesanais; e a Membrana, grupa crítica-afetiva de pessoas que escrevem. Além de fanzines, participou de coletâneas, revistas impressas e eletrônicas, e publicou os livros Perpétuo (Urutau, 2021) e café da manhã com arranha-céus (Independente, 2023).

 

Link de inscrição para as duas oficinas aqui.

 

Ficha Técnica:

Realização: PR Educação e Cultura e Coletivo Pé Vermelho

Equipe de Produção:

Érica Paiva Rosa – Coordenação Geral e Curadoria

Pedro Marques – Produção Executiva e Coordenação Financeira

Ana Favorin – Curadoria e Mediação

Gabriel Brunini – Produção Audiovisual

2 Coelhos Comunicação e Cultura – Assessoria de Imprensa

 

Saiba mais em @slampevermelho

 

Produzido com verba de incentivo à cultura

Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti/PMM.  

444 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Projeto Conversa entre tambores é finalizado com vídeo documental
O projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi finalizado com a publicação de um vídeo documental sobre as ações promovidas desde fevereiro em Maringá. Com coordenação de Rosangela Kimura, gestora do Mem...
Espetáculo de teatro para as infâncias estreia em Maringá
No dia 13 de junho, às 15h no Teatro Reviver Magó,  estreia em Maringá o espetáculo para as infâncias “Onde encontro um lugar”, dirigido por Fernando Ponce, com Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano em cena. Livremente inspirado no livro “O Menino, a Toupe...
Documentário sobre o hip-hop em Sarandi está disponível no YouTube
O documentário “No ritmo das ruas - O Hip-Hop em Sarandi” já está disponível no YouTube, com legendas e audiodescrição. Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e dirigido por Ana Rodes (Brisadiana), o filme teve dois lançamentos presenciais, nos dias 27 de abril...