Grupo Sucena promove oficina de Tambor de Crioula e Arraiá

08 de Julho de 2025

No dia 12 de julho, a partir das 18h, o Ponto de cultura Centro Cultural Sucena vai sediar o Arraiá Afro Julino. O arraiá é uma festa popular que  promove e  valoriza a cultura afro-brasileira, preservando e difundindo suas tradições e fortalecendo a identidade cultural. “Além de ser uma festa de alegria e celebração, também é uma oportunidade de refletir sobre a história, a resistência e a contribuição da cultura afro-brasileira em nosso país”, comenta a Mestra Lissandra.

As atrações convidadas para animar a festa trazem uma diversidade de ritmos. O grupo maringaense Clube das Quina traz o forró. Representantes do Ponto de Cultura Mandingueiros do Amanhã,  direto de São Luís / Maranhão, trazem o Tambor de Crioula e o Coletivo Salve as Marias mostra o Coco de Roda. O Bumba Meu Boi do grupo Anjos da Guarda  também estará presente, além, é claro, da capoeira e do Samba de Roda, os carros chefe da casa. Não vai faltar a quadrilha, comida boa com os pratos típicos e muitas brincadeiras.

A programação terá início a partir das  14h com uma oficina de Tambor de Crioula ministrada pela mestra coreira Suzana, acompanhada de Mestre Bamba, Mestra Valdira, professor Kadu e contra mestre Camelo, todos de São Luís/MA. A oficina é gratuita e para se inscrever basta acessar o  link abaixo.

Tambor de Crioula

O Tambor de Crioula é uma manifestação cultural afro-brasileira típica do estado do Maranhão,  que combina dança, música e religiosidade, em homenagem a São Benedito, um santo de forte devoção entre comunidades afrodescendentes.

O ritmo é produzido pelos tambores de couro e madeira, conhecidos como tambores grandes, meião e crivador. Além dos tambores, os cantos são entoados pelos tocadores e cantadores, que fazem versos improvisados e chamam as coreiras para dançar. Chamadas de coreiras, as mulheres dançam em roda ao som dos tambores, com movimentos de cintura soltos e marcados. Um dos momentos mais marcantes da dança é a "punga" ou "umbigada", quando uma dançarina chama outra para o centro da roda.

Em 2007, o Tambor de Crioula foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reforçando sua importância para a cultura brasileira. Em novembro de 2024, o Centro Cultural Sucena teve o Batismo do seu Tambor: Tambor de Crioula Sucena de São Benedito, tendo como padrinhos Mestre Bamba e Mestra Valdira e como mestre de Tambor Mestre Cabeludo, que confeccionou os tambores.

A oficina é uma forma de aproximar a comunidade dessa cultura, junto aos preparativos da festa. A participação é gratuita. 


Mais informações: @grupo.sucena  ou (44) 99721 -3299


Serviço:

Arraiá Sucena 2025

A partir de 18h

Local: Ponto de Cultura Centro Cultural Sucena (Av. São Judas Tadeu, 1887, Conj. Hermann Moraes de Barros)

Entrada gratuita 


Oficina de Tambor de Crioula

Horário: 14h 

Local: Ponto de Cultura Centro Cultural Sucena

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4Gsgot3eWXc-MabVYSupNl1FBZAB2pIOyRn-XMt8htKSt4A/viewform?usp=header



Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023.

7 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Projeto Vivas - Culturas Populares abre inscrições para oficinas em Maringá, Sarandi e Paiçandu
O projeto “Vivas - Culturas Populares” pretende realizar sete meses de oficinas continuadas de Capoeira Angola, Jongo, Samba de Roda e Canto Popular nas cidades de Maringá, Sarandi e Paiçandu. Além da formação continuada com mestres/as e grupos locais, serão realizadas...
Projeto Conversa entre tambores é finalizado com vídeo documental
O projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi finalizado com a publicação de um vídeo documental sobre as ações promovidas desde fevereiro em Maringá. Com coordenação de Rosangela Kimura, gestora do Mem...
Espetáculo de teatro para as infâncias estreia em Maringá
No dia 13 de junho, às 15h no Teatro Reviver Magó,  estreia em Maringá o espetáculo para as infâncias “Onde encontro um lugar”, dirigido por Fernando Ponce, com Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano em cena. Livremente inspirado no livro “O Menino, a Toupe...