Em 2011, Maringá dava um grande
passo no cenário cultural. Há 10 anos nascia, dentro da Associação Comercial e
Empresarial de Maringá (ACIM), o Instituto Cultural Ingá (ICI), uma agência de
fomento e incentivo à cultura. Ao longo desses 10 anos, o ICI já captou quase
R$ 10 milhões em recursos para produção de projetos culturais.
São recursos captados por meio da
Lei Nacional de Incentivo à Cultura, que permite às empresas enquadradas no
lucro real - por meio de renúncia fiscal -, destinarem parte do imposto devido
aos projetos. Os recursos captados também englobam o patrocínio direto das
empresas. Só em 2019, foi captado cerca de R$ 1,4 milhão. E em 2020, mesmo no
cenário desafiador de pandemia, o ICI captou R$ 1,6 milhão, ultrapassando
patamares anteriores e mantendo ativo o desenvolvimento da cultura local.
“Logo no início da pandemia,
refizemos e adaptamos nosso planejamento estratégico para o ano, estando
cientes de uma possível queda na captação. Mas com o grande investimento em
comunicação e com o contato mais direto com as empresas, conseguimos ultrapassar a
captação de recursos. Foi um grande desafio, mas tivemos excelentes
resultados”, afirmou o consultor sênior do ICI, Alan Gaitarosso.
Os projetos culturais apoiados pelo
ICI são dos mais variados segmentos: teatro, audiovisual, literatura, música... Ao longo
desses 10 anos, foram mais de 130 projetos. Segundo o consultor estratégico do ICI,
Miguel Fernando, o Instituto acompanha todos os processos de cada projeto, além
de dar suporte também às empresas patrocinadoras. “Acompanhamos desde a
elaboração, produção e até execução do projeto, prestando consultoria aos
produtores culturais. Também damos suporte às empresas que patrocinaram,
mostrando resultados e assessorando nos processos burocráticos”, explicou.
Além disso, o presidente do ICI,
George Coelho, destaca o papel social e de desenvolvimento econômico empenhado
pelo Instituto. “Apoiamos projetos que promovem o debates sociais construtivos e gerem criticidade . São iniciativas oferecidas ao público sempre
de forma gratuita ou a preços populares. Além disso, a realização dos projetos
gera forte impacto na economia local. Cada projeto realizado movimenta artistas
e dezenas de fornecedores. Isso gera emprego e renda na cidade, direta e
indiretamente”, afirmou.